terça-feira, 30 de junho de 2009

uma perda para a dança e para o teatro

Pina Bausch morreu hoje, aos 68anos, cinco dias depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro.

Bailarina, contadora de histórias, coreógrafa, foi das mais criativas e abrangentes artistas do bailado e da dança. Quem se pode esquecer da sua intervenção em Habla con ella de Pedro Almodovar?

Era diretora da Tanztheater Wuppertal, e esteve presente em Portugal por diversas vezes.

O mundo, particularmente o da Arte e o da Dança e do Teatro, tiveram hoje uma perda irrecuperável.

o esmagamento de um país...

Olhando para esta bandeira, porventura ninguém reconhece o país que representa - alguns acertarão, ao dizerem tratar-se de um país africano.

Foi, durante três anos, um país de 14 milhões de habitantes, reconhecido formal ou informalmente por diversos outros países, com acentuadas divergências politicas como a Tanzânia, Gabão, Haiti, Costa do Marfim, e Zâmbia, Israel, França, Portugal, Rodésia, África do Sul ou Vaticano. Era mais uma tentativa de repor lógica numa descolonização britânica traçada com regra e esquadro em Londres, dividindo ou somando tribos sem respeitar os lugares de pertença e as delimitações territoriais ancestrais.

A Guerra entre a Nigéria e o Biafra foi muito dura, e imagens como esta começaram a circular diariamente (hoje a expressão "parece que és do Biafra" é utilizada com alguma leviandade e ignorância histórica), desde que, a 30 de Junho de 1969, faz hoje 40 anos, o pequeno país da tribo Ibo foi cercado, e cancelada toda a ajuda humanitária. Com a população a morrer à fome, o presidente Ojkuwu rendeu-se.

Como apostila, fica o facto de estarem no Biafra as maiores concentrações de petróleo da Nigéria, um dos grandes exportadores da OPEP...

sábado, 27 de junho de 2009

As "outras" Medicinas e a (des) Ordem dos Médicos


Ainda a propósito do corporativismo, que tem vindo a ser debatido nos comentários a várias das Entradas anteriores, é paradigmático que as chamadas Medicinas Alternativas (começa logo por aí: deveriam chamar-se Medicinas Complementares), continuem sem regulamentação porque, para isso, é necessário o parecer (vinculativo) da Ordem dos Médicos, a menos interessada nelas.

Assim, como o Governo não pode regulamentar a actividade da osteopatia, acupunctura, medicina tradicional chinesa, raiki, homeopatia e tantas outras, lá se vão fazendo mas sem haver critérios de qualidade, podendo encontrar profissionais de primeira água ou, pelo contrario, charlatonice.

A Ordem dos Médicos é anquilosada, bafienta e pouco aberta a inovações, salvo guerras com a ANF e com os ministros da saúde. E até têm o desplante de mandar cartas de advogados quando um membro se esquece de pagar as quotas, que são elevadas e obrigatórias, mesmo que a Ordem em nada defenda - na minha opinião - os médicos.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Ich bin ein Berliner!

A frase é conhecida e tem sido amplamente citada, mas vale a pena relembrar a coragem de Kennedy (por alguma razão seria assassinado passados menos de cinco meses), proferida a 26 de Junho de 1963.

Um milhão e meio de pessoas aplaudiram o presidente americano, numa cidade enclausurada por um muro, construído ano e meio antes pelo governo comunista.



"Há 2 mil anos, a frase mais orgulhosa que se podia proferir era "eu sou um romano". Hoje, a frase de maior orgulho que alguém no mundo livre pode dizer é: "ich bin ein Berliner!".

Junto a Kennedy estava o presidente da Câmara, Willy Brandt, um dos homens mais influentes no progresso da Alemanha e no êxito da social-democracia/socialismo democrático, bem como da Ost-Politik (ou real-politik), que reconheceria de facto a Alemanha de Leste. Willi Brandt acabaria por ser traído por um espião comunista e forçado a demitir-se. Ao lado do presidente americano estava também Konrad Adenauer, o chanceler alemão que implementou a liberdade e a democracia na era pós-nazi.

Hoje a Alemanha tem uma chanceler de grande nível, mas os muros continuam a ser construídos, seja na fronteira mexico-americana, seja na Palestina. Mas a América também tem o seu novo Kennedy!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Boavista - hip, hip, hurra!

Acabou hoje a actividade deste Clube nos campeonatos nacionais. Em 2001 foi Campeão Nacional. Foi também "viveiro" de jogadores formidáveis e esteve sempre na crista da onda nas Taças europeias.

Cristiano Ronaldo: se és homem (se calhar, não és, como disse hoje a inefável Paris Hilton), dá um dia do teu salário para salvar este Clube. Não vais dar, claro, pois se umas escassas horas do teu ordenado evitava que os jogadores do Estrela da Amadora tivessem naquele calvário e sempre te marimbaste!. Quanto mais vejo o Cristiano mais gosto do Figo e do Rui Costa.

música (muito) antiga

Foi descoberto o que é considerado o instrumento musical mais antigo, uma flauta talhada em osso de grifo, uma espécie de abutre, e que tem cerca de 35.000 anos.

A música está na essência da Humanidade.

Por falar nisso, no sábado passado houve um concerto de Jordi Savall no Mosteiro de Alcobaça. Infelizmente não pude ir, mas deve ter sido fantástico, o grande mestre da viola da gamba junto aos túmulos de Pedro e de Inês, no que é, para mim, o edifício religioso mais bonito de Portugal.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

pergunta difícil...

"A intervenção em controvérsias políticas pode ser feita sob a invocação de um estatuto profissional especial?"

pergunta Vital Moreira, no Público


Não sei. Como referi, não é a resposta que é difícil, mas a pergunta. Foi assim que os alemães perderam a guerra, quer dizer, que o Vitral, digo Vital, perdeu as euro-eleições...

terça-feira, 23 de junho de 2009

alho porro e marteladas, carago!

Vá. Toca a correr, a apanhar o Alfa Pendular, o TGV ou o burro que passar mais próximo.

Virgínia: é só ir à Ribeira.

São João, São João, São João, dá cá um balão, para eu brincar!

senhor eduardo is back!

Já é altura de ir à Praça de Londres, esquina com a Avenida Paris, e saborear um gelado no Senhor Eduardo.

O Verão está ai... e o senhor Eduardo voltou!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

ox Alá!


Aqui fica o desejo de que o Irão termine a Revolução que começou em 1979, com o fim da ditadura do Xá, e que interrompeu com a fundação de um Estado religioso e fundamentalista.

As mudanças parecem ser já irreversíveis - resta saber até onde irão. Mas Irão!

domingo, 21 de junho de 2009

mid-sommar


Hoje é um dos dias de que mais gosto, apesar de não ter sangue celta.

Gosto da luz do Verão, dos dias compridos, mas do toque primaveril que ainda existe em Junho. Das cores, das plantas e do mar. E do bom tempo. E do cheiro a férias.

Que os druidas estejam convosco nesta estação, pensando nas coisas positivas da vida, e na sorte que é viver num dos trinta melhores países do mundo. Não o esqueçamos, com ou sem TGV...

sábado, 20 de junho de 2009

creche... e aparece

O país está, realmente, numa boa... pois não é que a agenda do PM incluíu, há dias, a inauguração de uma creche no Turcifal? Uma creche no Turcifal!

Não sei se já se consciencializaram bem do que escrevi: Uma creche. E no Turcifal.

Há lá (Alá!) um excelente restaurante, onde se come um cabrito no forno delicioso. E o campo de golfe do Westin, além de várias casas apalaçadas bem bonitas.

Mas agora, nada disto vale, porque o PM de Portugal foi inaugurar uma creche! Como há mais de 4.000 freguesias e seguramente mais de 10.000 creches, a actividade de PM está garantida até às próximas vinte gerações de PMs.

(A Drª Manuela, quando for PM, irá inaugurar o parque infantil de Alguidares de Baixo sur Mer, não se iludam...)

sexta-feira, 19 de junho de 2009

a execução dos Rosemberg

Foi em 1953, a 19 de Junho. Julius e Ethel Rosemberg foram executados na cadeira eléctrica,por "alta traição" e espionagem a favor da União Soviética, designadamente na área da energia atómica.

Em pleno McCarthismo, estes dois cidadãos americanos, conhecidos pelas suas simpatias comunistas, acabaram por ser punidos, pese embora a fragilidade do processo e as muitas incógnitas acumuladas - Albert Einstein testemunhou a favor dos réus, afirmando ser impossível o que a acusação referia, quanto aos segredos atómicos eventualmente passados pelo casal.


"Só a luta organizada contra os traficantes do ódio pode salvar a paz e a
liberdade
" escreveu Julius.

Jean-Paul Sartre indignou-se: "vocês americanos são colectivamente responsáveis por esse assassinato. Alguns por o terem patrocinado, outros por tê-lo consentido. Vocês permitiram que a América se tornasse no berço de um novo fascismo" - Sarte, curiosamente, endeusava o paraíso soviético, sabendo (porque não podia deixar de saber!) o que se passava em termos de ditadura e de atentados à liberdade e à vida.

A União Soviética já não existe. A Coreia do Norte acusa e mata pelos mesmos motivos. Os segredos atómicos já estarão, provavelmente, na internet. O casal Rosemberg desapareceu faz hoje 56 anos.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

gripe A em velocidade de cruzeiro


A gripe A "atacou" e pôs um cruzeiro de quarentena... e vamos ver mais casos como este, seguramente, ao longo dos próximos meses.

Seguir as recomendações da DGS é a melhor forma de prevenir e actuar - nunca houve uma tal coordenação mundial em "real time". Estamos em boas mãos, desde que o "tuga" que há em nós não pense que é mais espertinho do que a OMS...

ele há coisas...


É curioso. Curioso e inquietante.

Curioso ver que o PS levou da esquerda, da direita, das corporações que ainda continuam a existir em Portugal, de toda a gente - nas eleições eram cinco contra um (o PCP e o Bloco esqueceram-se que havia uma Direita, aliás já o fazem desde a moção de censura ao governo de Mário Soares, em 1976, mesmo que o Bloco fosse o solitário deputado da UDP; a direita esquece-se de que, se for governo, terá os sindicatos, a CGTP e o Bloco à perna... - quero ver como o PSD se sai e se resolve as questões com "consensos", estilo queijo limiano).

Inquietante, por ver a voluptuosidade das pessoas e a fraca memória histórica.

Os jornalistas e comentadores e analistas, que a Oposição dizia estarem sempre ao ritmo e sabor do governo, não deram uma abébia ao dito governo, cascando forte e feio: não se vê um único artigo a defender o PS e o governo - chamo a isto "oportunismo" e falta de espinha dorsal.

Já ninguém se lembra do deficite de 7,5% de Santana Lopes e do desvario do seu governo, ou dos anos barrosistas. A Drª Manuela Leite foi a ministra da Educação mais odiada de sempre (na parede da UNL, na Av. Berna ainda está escrito: "leite pôdre" e "abaixo o leite azedo". Foi também a ministra das finanças que se sabe. Cavaco, que agora "odeia autoritarismos" e condena as políticas de betão, esquece-se do que foi o PM Cavaco, que governou o país dez anos com intolerância, autismo e exibição de obra... de betão. Talvez sejam as poupanças debaixo do colchão que mostrem ser mais fácil tirar o homem de Boliqueime do que tirar Boliqueime do homem...

Os manos Portas continuam a demagogia de quem não é governo sozinho, dizendo, com as misses universo, que "é preciso paz, amor, dinheiro, emprego para todos, saúde para todos e educação para todos". Como? Logo se vê. O PSD - valha Rangel, que parece diferente - ressuscitou dos mortos, mas ainda não disse porque é que foi um partido chamado PSD que aprovou, decidiu e estimulou o TGV e a OTA, e porque é que os maiores defensores do TGV, por exemplo, são líderes destacados e ex-eurodeputados do PSD. O governo de Durão Barroso, em 2004, comprometeu-se (vejam aa firmeza do verbo...) com a realização de CINCO linhas de TGV!!!!

Os professores continuam a gerir o dossiê "avaliação", os médicos a questão dos genéricos, etc, etc (Portugal corporativo no seu melhor) e os sindicatos tornaram-se em partidos políticos. Parece que nada está melhor.

Não tenho particular estima por José Sócrates, mas trabalhei com ele em 1997, no processo que levou à consagração da Lei europeia mais evoluída na segurança dos espaços de jogo e de recreio, e da implementação real e prática dessa Lei. Vários países usaram essa lei e a sua aplicação. Relembro a sua coragem na questão da co-incineração.

Por isso, sem margem para qualquer dúvida, e reconhecendo muitos erros, não tenho dúvidas de que qualquer outro governante seria ou será pior.

Chega de demagogia - governar para ganhar eleições teria sido melhor. Mas o povo ia pagar caro. Virá a geração de Rangel, Seguro, Passos Coelho e outros. Até lá, mesmo com todas os anticorpos pessoais, na minha opinião, o PS e José Sócrates não têm alternativa viável, credível e eficiente em termos de desenvolvimento do país.

terça-feira, 16 de junho de 2009

tranquilo e emocionante




"Ai que prazer não cumprir um dever..." - escreveu o grande Pessoa.

Pois eu digo: Ai que prazer acabar um puzzle, dando forma ao emaranhado de peças, aparentemente iguais, mas cada uma singular, contruindo em sintonia uma imagem que só faz sentido quando as peças se juntam, de forma ordenada, rigorosa e assertiva.

Mas o mais curioso é que cada uma se mantém única e especial, não perdendo, antes ganhando, com a sua participação colectiva. Com Cantatas de Bach ao fundo, pois claro.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

UEFA


Faz hoje 55 anos. Muito nos tem dado, de espectáculo, mas está enredada nas suas próprias contradições, e na prioridade dos valores mercantilistas e da chantagem do dinheiro sobre o futebol-jogo.

Bem prega Platini, mas Ronaldo desmente... e os outros jogadores que, por exemplo, o elegem "capitão da Selecção", idem, idem.

A ver o que sai do fim da crise...

domingo, 14 de junho de 2009

um grande Homem

Uma pessoa vale o que vale - e é sempre muito.

Mas vale também pelo que expressa, sente, comunica, estimula, partilha.

Pela criatividade e pela mais-valia que acrescenta à Humanidade.

Na música, na literatura, no teatro, na intervenção social e política, no humor, no rigor, no profissionalismo, no afecto.

Chico! Obrigado por tantos anos de deleite e de aprendizagem! Estou ansioso por ler o seu novo romance, depois de ter visto a imprescindível "Gota d´Água".

terça-feira, 9 de junho de 2009

Alterada a coluna lateral. Bom fim de semana ampliado!

um Pato como deve ser!

75 aninhos, hoje!

Parabéns, Donald. E obrigado por toda a companhia e prazer, desde a minha meninice.

Ainda me lembro bem da ansiedade das quintas-feiras, dia em que saíam "os Patos", e todos os meus irmãos queriam ler, havendo cenas menos dignas, como "roubar" o Pato Donald e metermo-nos na casa-de-banho... mas o meu Pai é que, se o apanhasse primeiro, tinha o privilégio. Era a única banda desenhada que lia.

Simpático, irrascível, ingénuo, simplório... bem hajas, Donald!

coincidências... ?!


Por vezes acontecem coincidências estranhas.

A 9 de Junho, por exemplo, no ano 53, Nero, Imperador de Roma casou com Claudia Octavia.

Precisamente nove anos depois, Claudia Octavia suicidava-se. Seis anos depois, no mesmo dia, era a vez de Nero se suicidar, mas porque fôra condenado pelo Senado.

Roma tinha entretanto ardido ao som da lira do Imperador Nero Claudius Caesar Augustus Germanicus, nascido com o nome de Lucius Domitius Ahenobarbus e que morreu aos 31 anos, depois de atear fogo à Cidade-Eterna. Será que o destino é pré-datado? Remeto para o que escrevi sobre Ted Hughes, Sylvia Plath e os filhos.

PS. Nero é um nome muito frequentemente dado aos cães portugueses. Ou era, nos anos 60 e 70. Porquê? Não sei.

sábado, 6 de junho de 2009

dia de paz


Dia de reflexão. Para mim, o primeiro de umas curtas férias.
Dia de descanso meidático de figurões a dizer o mesmo durante 15 dias, dando demonstrações pacóvias de falta de respeito e de ausência de ideias, com comportamentos que mereceriam um mês sem sobremesa doce ou confiscação de Gormitis.

Foi confrangedora a completa falha entre os objectivos eleitorais e os discursos - qualquer aluno meu que fizesse um trabalho com conteúdo tão desfasado dos objectivos, chumbava.

No Expresso de hoje (ontem) vem um excelente artigo editorial sobre o voto. Realmente a democracia tem de evoluir: o controlo partidário não pode ser eterno e os cidadãos podem e devem organizar-se de outras formas mas poderem concorrer a eleições, desde que com um mínimo de organização.

Por outro lado, continuarmos a votar apenas na assembleia de voto da nossa residência, apenas num dia, ao domingo, e não o poder fazer noutros dias, durante vários dias e por via electrónica (lá pagar impostos, já se pode...), nem sequer ir à assembleia de voto mais próxima de onde se está e votar (podem apanhar-se vacinas em qualquer lado, quando se está de férias), é inadmissível numa sociedade onde se cruza informação com confidencialidade e privacidade, que pretende seguir os automóveis por chips ou se usa o GPS.

Poer este andar, a abstenção chegará ao zero, porque os próprios políticos quererão descansar das bacoradas que apregoam durtante duas semanas - se os cidadãos preferem "!ir para a praia", a culpa não é deles, mas da falta de interesse ou finalidade destas eleições (é só ver que noutras tal não se verifica)...

Reflictam mas descansem desta fantochada que só deslustra a Democracia.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia Mundial do Ambiente



O ambiente também somos nós - como utilizadores e como animais (com algo de predador, mas enfim).

Somos unânimes em dizer que há que parar a degradação ambiental e promover qualidade ecológica - pequenos gestos podem ajudar. Eles são conhecidos. Façamo-los.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

as estações da vida.


E aqui está o retrato da artista, enquanto jovem.

Repito: visitem a exposição. Vale a pena. Seasons come, seasons go. But we stay, although in permanent change... - acrescentaria...

quarta-feira, 3 de junho de 2009

na maior praça do Mundo

Há vinte anos dava-se o esmagamento da "revolta" de Tiananmen. Vale a pena relembrar esses momentos...
... até porque o governo chinês nunca fez a mínima auto-crítica de uma acção que conduziu a milhares de mortos.

O número de mortos é estimado entre 20 a 25 vezes as vítimas do acidente aéreo da Air France. 20 a 25 aviões a despenharem-se... só que não eram ocidentais, e o Ocidente venera a China mas marimba-se para os chineses.

terça-feira, 2 de junho de 2009

a não perder


Vale a pena ir até ao ESCA, na Alameda Dom Afonso Henriques, 9 - 4º Dto, e visitar a Exposição de Pintura "Seasons come, seasons go", da Virgínia, interveniente deste Blogue.

Cada quadro é acompanhado por um poema alusivo.

A Exposição está aberta desde hoje, até final de Agosto - não percam e deleitem-se com os diversos cenários que os quadros nos propõem.

segunda-feira, 1 de junho de 2009


A Criança é nossa Eternidade!

Robert Debré - fundador da UNICEF

e cai o pano...


A última sobrevivente do naufrágio do Titanic, Millvina Dean, morreu este domingo aos 97 anos em Inglaterra, anunciou a BBC.

Millvina Dean era um bebé de dois meses em 1912 quando o Titanic se afundou depois de ter embatido num icebergue.

A família emigrava na altura para os Estados Unidos e seguia a bordo do paquete.

A bébé, a mãe e um irmão conseguiram salvar-se, mas o pai morreu no naufrágio.