domingo, 28 de fevereiro de 2010

inacreditável!

Nunca pensei, alguma vez na minha vida, gritar "Sporting!", mas a "ocasião faz o ladrão"...
Neste momento já lá estão três (e merecidos). - e o FCP fora da carroça. Só falta o Braga.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

ui, ai, ui, ai, carregar a 360, afastem-se...



As prostitutas holandesas vão passar a ter um desfribilhador com elas, e a ter cursos de socorrismo para os saber usar. Pode parecer bizarro, ou uma brincadeira de carnaval, mas é muito sensato: morrem muito mais pessoas com enfartes do miocárdio e paragens cardíacas na condição de clientes de prostitutas, do que, por exemplo, jogadores de futebol, andebol, basquet ou outra modalidade. E, contudo, o movimento para ter um desfribilhador em cada campo já fez lei. Dá vontade de rir, mas pode-se salvar muita gente...

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

é bom lembrar, mas eram todos uns "tontos"...

Crónica de uma tragédia anunciada: dois anos antes!
Vale a pena ver e ouvir com atenção esta peça. Parece bruxedo!!!!!

há 9 anos - alguém ainda se recorda?

Os Budas de Bamyan datavam do século VI e tinham uma dimensão monumental (mais de 50 metros de altura), localizando-se no vale de Bamyan, no Afeganistão.

Erigidos na própria rocha, foram depois pintados para reforçar a sua expressão.

Em Julho de 1999, o Mullah Omar decidiu preservar os Budas, escrevendo que, "apesar de não existirem já budistas no Afeganistão, os Budas poderiam ser uma fonte de rendimentos por atrairem os turistas ocidentais". E terminava: "os talibãs afirmam que os Budas de Bamyan não devem ser destruídos, antes protegidos".

Os clérigos radicais não aceitaram esta decisão, e inciaram uma campanha para banir esses "símbolos não-islâmicos" da sociedade afegã, à semelhança da música, desporto, televisão, etc. Um grupo de 400 clérigos escreveu uma declaração contra os Budas.


O director da UNESCO realizou então uma reunião de embaixadores de 54 países da Organização da Conferência Islâmica, e todos eles reiteraram a vontade de defender os Budas, incluindo os representantes dos países que reconheciam o governo talibã.

Surge então uma declaração do Ministro dos Assuntos Religiosos Afegão, declarando que os Budas deveriam ser destruídos, para honrar a lei islâmica.

Começaram os ataques às estátuas com baterias anti-aéreas e peças de artilharia. Seguiram-se dias e dias de explosõesc om dinamite. Mesmo assim os Budas resistiram. Seguiram-se minas, mas ainda foi preciso a colocação de minas em diversas partes dos Budas.

O Mullah Omar, diria, então: "Os muçulmanos devem estar contentes por esmagar ídolos e Deus está muito feliz!". Passados alguns dias, o Ministro dos Negócios Estrangeiros justificava a destruição como uma retaliação contra as sanções económicas internacionais.

Quanto aos Budas, mantêm seguramente a sua serenidade, mesmo que totalmente destruídos, e um dia renascerão, no mesmo local ou noutro, quando a estupide humana for varrida daquela região, infelizmente tão (demasiadamente!) massacrada pela ignomínia.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

106 anos

106 anos. Parabéns ao meu Clube! Sobretudo pelas alegrias que me tem dado ao longo da vida.

é só massa...

Ronaldo assina contrato de 6 milhões por ano com a Nike.
A Bola on-line
Quanto irá ele "chutar" para a Madeira?

Nojo!

Raul Castro "lamentou" a morte de Orlando Zapata, membro da Oposição que estava preso e que iniciou uma greve da fome há 85 dias.

Zapata tinha 42 anos e era pedreiro. Foi detido em 2003 e condenado a três anos de prisão por desacato. Na prisão, por sua atitude de desafio e confronto com as autoridades, foi submetido a vários julgamentos e condenado a mais de 30 anos de prisão. Nunca matou ou feriu ninguém. Começou a greve da fome para protestar contra os espancamentos de que era alvo.

Morreu ontem, como um herói que foi. Faz lembrar Lula, no percurso que poderia ter tido, só que ao presidente brasileiro não saíu na rifa os assassinos manos Castro. E ainda há em Portugal quem defenda o regime cubano como salvaguarda das "liberdades" e que justifique estas coisas como necessárias para preservar a dita "liberdade. Nojo!


terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

o 23F


Nas Cortes, começava a votação nominal para a investidura de Leopoldo Calvo-Sotelo como Presidente do Governo da Espanha. Às 18:21 horas, um grupo de guardas civis irrompe no hemiciclo do Congresso dos Deputados encabeçados pelo tenente-coronel Antonio Tejero Molina, que gritou: "Quieto todo el mundo!" e deu ordem para todos se deitarem no chão. os deputados obedeceram, excepto Santiago Carrillo, líder do PCE, e Adolfo Suárez, chefe do governo. O general Gutierres Mellado, vice-presidente do Governo, enfrentou os golpistas.

Tejero resolveu, entretanto, reunir isoladamente quatro pessoas: Adolfo Suárez, chefe do governo, o ministro da Defesa, Felipe González, líder do PSOE, Alfonso Guerra, vice do PSOE e Santiago Carrillo, como reféns especiais.

Ao mesmo tempo, as tropas saíam á rua, em Valência, e cercaram edifícios institucionais e às 21h formava-se um governo provisório para continuar a gerir o Estado. Em Madrid, a resistência de alguns militares impediu a tomada dos meios de comunicação e dos ministérios. O Rei, instado a falar, aborta o golpe de Estado através de uma comunicação em que defendeu a democracia, no seue statuto de Comandante das Forças Armadas. Já antes, Jordi Pujol, presidente da Catalunha, declarava-se ao lado dos democratas.

O sequestro do Parlamento continuou até ao meio-dia do dia 24.

Não se trata de um guião de um filme de Almodovar ou de Amenábar. Aconteceu mesmo, a 23 de Fevereiro de 1981, quando a jovem democracia espanhola correu perigo e Portugal, por contiguidade, poderia também ter sofrido com isso.

Sócrates rejeita a cicuta!

Foi muito boa a entrevista, e parabéns ao Miguel Sousa Tavares pelo programa. Já chega de suspeições sem provas. Provem! Digam o que disserem, Sócrates resistiu e mostrou ser um animal político, e não o deitam abaixo com insinuações, desde ser maricas a estar envolvido no Freeport. O Jornalismo que faz fretes à política sai derrotado, e ainda bem (não o do Miguel, concorde-se ou não com ele) mas o do Sol (que continua a lamber o dito aos angolanos e a lutar pela sobrevivencia com o apoio da dita Oposição) e similares. No debate da SIC Notícias, não entendo como Mário Crespo pode ser o moderador, lugar onde deverá estar uma pessoa imparcial, e ele já revelou ser um autêntico palhaço (porque o que fez na AR foram palhaçadas). O PM resistiu e convenceu. E digam-me, o que a Drª Manuela Ferreira Leite teria feito de diferente em relação à política económica? Nada, porque não teria tido espaço de manobra. E se Sócrates estiver inocente? E porque não? Só porque é arrogante e embirramos com ele? Se amanhã alguém citar escutas em que dizem estarmos envolvidos em algo de menos ortodoxo? Somos culpados até prova em contrário? Como diria o Eric Clapton, no Tears for Heaven: "Believe me, I know!" - eu sei o que é ser atacado sem dó nem piedade, o ser rejeitado da campanha dos genéricos por ser apelidado num semanário de corrupto e malandro, e dacusado de andar a promover uma vacina que não se justificava (vê-se... está no programa de vacinação e salva a vida a 60 crianças por ano). Sei o que é ter uma primeira página de um semanário em que se escreve "Lobo em pele de Cordeiro - história de corrupção". Sei o que são teorias da conspiração e fretes políticos de jornalistas (ficam os nomes: Inês Serra Lopes e Fernando Esteves, que admitiram publicamente os terem feito). Sei o que são ataques miseráveis e tão fáceis de quem vende jornais ou telejornais, como o que Alberta Marques Fernandes no telejornal, em directo, me fez (mais tarde pediu desculpa, e nesse mesmo jornal, porque reagi indignado e a questionei directamente, admitiu que jám tinha vacinado a filha com a tal vacina que dizia ser uma fantasia das multinacionais, incitando os pais a não vacinarem. E a maioria desses jornalistas permanecem incólumes sem uma única censura dos sindicatos, pares e outros jornalistas.

E quanto ao desabafo sobre o Jornal de Sexta da TVI, eu faria o mesmo: aquilo era, desculpem, uma PORCARIA. E só espíritos destorcidos em termos de baixeza política podem achar que era um exemplo de jornalismo isento. Acham mesmo que a Manuela Moura Guedes era jornalista, no que isso tem de imparcial e isento? Será que "quanto mais sangue, melhor"?

O combate político, não podendo fazer-se na área económico-financeira (acham, sinceramente, que o PSD, o PP ou até o PCP ou o Bloco ia fazer diferente?), ou se faz no campo ideológico (o que faz falta em Portugal), ou no da intriga e destruição das pessoas. O PS já sabe disso, desde o tempo do PREC.
NOTA: o que é o atentado ao Estado de Direito? O ataque ao Figo é ignóbil, porque se agarra numa teoria da conspiração e cilindra-se uma das pessoas mais generosas de Portugal! Quanto ao resto, é claro que os boys são abaixo de cão. Esse é o pecado original de Sócrates, mas não chega para o condenar, porque caso contrário, também condenávamos Cavaco Silva pelo que andam a fazer alguns dos seus ex-ministros. E isso seria tremendamente injusto.

NOTA 2: Sócrates deveria porventura escolher melhor os amigos, mas o facto de não os querermos nem pintados, não chega para censurar que é amigo deles. Os administradores do BPN também são amigos de muita gente conhecida...

NOTA 3: ainda sobre o administrador da PT, (e salvaguardando que acho inacreditável e imoral ganhar-se, seja onde for, dois milhões e meio de euros por ano) o meu sobrinho João fez o Doutoramento aos 27 anos, foi escolhido nessa altura pelo governo alemão para diversas missões, designadamente na Índia, e isso nada tem a ver com a idade ou com benefícios políticos. Apenas com a sua enorme competência... a idade não tem de ser um parâmetro - se o homem era incompetente, que o demonstrem os accionistas que o escolheram. Outra coisa são os salários imorais, mordomias e prémios, para os quais, aliás, O Presidente da República já chamou mais de uma vez à atenção.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

finalmente, o elo perdido!


Substitua "nódoa" por Sócrates e "Ariel" por Escutas, e entenderá tudo!

será desta?

O homem que ganha mais de 30.000€ por dia está consternado com a tragédia da Madeira, sua terra natal, e ofereceu-se para "colaborar com as autoridades". Não disse, contudo, se vai fazer um donativo e, se sim, de quantos dias do seu astronómico salário... ou se as mais-valias de algumas intervenções publicitárias, o que já não seria pouco. A acompanhar com alguma expectativa. Não é obrigado a nada, mas dado que deu a cara no capítulo da "consternação", que lhe também dê continuidade (porque pode!) real e palpável.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

sábado, 20 de fevereiro de 2010

tragédia na Madeira

Já se contam 30 mortos e perdas incalculáveis, na Madeira, devido à tempestade das últimas horas. Há cerca de 20 anos, assisti a algo semelhante no mesmo local. Tinha ido ao Funchal para umas Jornadas de Pediatria Social, no final de Outubro, e lembro-me de o tempo começar a mudar, com cada vez mais vento. À noite fomos jantar - era o dia dos meus anos -, e quando voltámos ao hotel, já as palmeiras da rua se vergavam quase até ao chão. A chuva começou, e de que maneira! No dia seguinte, a baixa da cidade estava inundada de água, lama, troncos. Morreram 4 pessoas. Os dedos foram apontados para o acaso, mas também para a má gestão e limpeza das ribeiras, a construção desenfreada em betão que interrompe circuitos de drenagem natural das águas, a delapidação das pedras dos leitos das ribeiras... as mesmas razões que, provavelmente hoje, 20 anos depois, serão apontadas. Aos mortos, nada disto fará sentido.

25 anos: muito ou pouco?

A evolução tecnológica e comunicacional, que nos envolve e arrasta, é de tal forma vertiginosa que nos esquecemos do facto de a realidade social se transformar a uma velocidade quase "de caracol".

Vem isto a propósito de fazer hoje 25 anos que a Irlanda, através do seu governo, aprovou a venda de contraceptivos, no que constituíu a primeira derrota legislativa da Igreja Católica em toda a história irlandesa, e isto apesar de ser proibida a publicidade a estes produtos, e a própria venda ser objecto de múltiplos entraves..

Olhado de 2010, parece quase anedótico ou inacreditável. Apenas 25 anos. Ou, de outra forma, a actual realidade, se fosse agora vista por alguém ainda em 1985, não entraria sequer no delírio mais fantasioso da ficção científica.

Talvez por isso, as querelas que nos ocupam espaço, tempo e energia, serão relativizadas e remetidas para o seu devido lugar, só que - esperemos! - num intervalo muito curto de tempo. A dinâmica social é, felizmente, uma segurança perante os que querem moldar a sociedade à sua maneira, impondo a sua razão ou razões, de um modo que extravasa os seus direitos e prerrogativas.

Curiosamente, há hoje uma manifestação em Lisboa "a favor da família" - por muito dúbio que isto seja... realmente, o que é uma família? Alguém se atreve a definir? Ainda por cima, é chamada à colação a "família tradicional" - os promotores esquecem-se que esta será a família que, durante centenas de milhar de anos formatou as sociedades: a família alargada, neolítica, com um pater familiae duro e ausente, uma mãe matriarcal alimentando o "fogo", múltiplas relações extra-conjugais mantidas em silêncio, desigualdade de direitos e deveres entre os diversos membros, crianças olhadas como seres destituídos de direitos e de sentimentos, e legitimação da violência doméstica, e até dos crimes "em defesa da honra". Estes são alguns dos paradigmas da "família tradicional" - por mim, recuso-os, e ainda bem que a Família se mostra em diversas formas, todas elas com virtudes e defeitos, mas reveladoras da força, pujança e futuro desta instituição.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

pergunta ingénua...

É verdade: alguém viu uma coisa chamada Processo Casa Pia ... tal como outros chamados Portucale, Submarinos, Freeport... é que se calhar já tiveram fim e ninguém deu por isso!

entre a Feira de Cascais e a AR a diferença não parece ser grande...

Podem ver diariamente as audições parlamentares, em directo, aqui.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

plutinho

Descoberto faz hoje 80 anos, teve uma vida efémera enquanto planeta, sendo despromovido a "planetóide", algo similar a "humanóide" no que tem de depreciativo... não é nem deixa de ser...

Para a minha geração, a seguir a Neptuno vinha sempre Plutão, mesmo que até, nos últimos anos, a sua órbita fosse interna a este, portanto a seguir a Urano. Mas era o 9º planeta do Sistema Solar.

Os sábios sabem, e Plutão passou a Plutinho. Que descanse em paz, lá longe, onde os humanos nunca chegaram, rodando sobre o seu diâmetro horizontal (uma originalidade) e demorando 248 anos a dar a volta ao Sol. E ainda nos queixamos nós de que "o Verão nunca mais chega!"...

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

"nunca um mentiroso medrou, nem quem ao pé dele se sentou"...

Se o PM é "mentiroso", como se afirma por aí, justificando por isso não dever continuar no cargo, que dizer de um forte candidato a futuro PM, que há escassos 3 meses declarava: "Eu digo aqui, peremptoriamente, que não estou na corrida para a Presidência do PSD" e "não faria sentido que eu me candidatasse à liderança deixando o Parlamento Europeu. Eu acho que os eleitores não compreenderiam isso, seria um mau sinal dado à democracia." (isto depois de zurzir forte e feio em Elisa Ferreira e Ana Gomes por porem a hipótese de deixar o Parlamento para assumirem a presidência das câmaras, caso as tivessem ganho).

"se conduzir, não fume!"

São cada vez mais os países a legislar e a estabelecer regras sobre o fumo nos carros, especialmente para quem transporta crianças.

Muitos fumadores acham que estas medidas, como as que foram agora tomadas na Finlândia, são fundamentalistas e mais um passo na perseguição aos fumadores... tal como disseram quando da Lei do Tabaco, que agora é vista por todos (incluindo fumadores) como um passo civilizacional.

Fumar num carro é muito "bera": o tabaco tem cerca de 4.000 substâncias que ficam impregnadas nos estofos e no tablier. O habitáculo do automóvel torna-se, assim, num grande cigarro ambulante, durante muitos dias. Cada vez que uma pessoa se senta no carro ou se mexe, liberta um autêntico aerossol de partículas, muitas delas tóxicas e/ou cancerígenas, ou desencadeadoras de alergias e de asma.

Fumar no carro com passageiros (ou mesmo só, mas num carro onde se poderão transportar passageiros noutra oportunidade) é, quanto a mim, uma irresponsabilidade, especialmente se os passageiros forem crianças. Curiosamente, são as mulheres jovens com filhos quem mais fuma nos carros - eventual sinal de "emancipação", mas clara evidência de show-off e de desrespeito pelos filhos.




terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Bom Carnaval


A Máscara
(Teixeira de Pascoaes)

Esta luz animada e desprendida
Duma longínqua estrela misteriosa
Que, vindo reflectir-se em nosso rosto,
Acende nele estranha claridade;
Esta lâmpada oculta, em nossa máscara
Tornada transparente e radiante
De alegria, de dor ou desespero
E de outros sentimentos emanados
Do coração dum anjo ou dum demónio;
Este retrato ideal e verdadeiro,
Composto de alma e corpo e de que somos
A trágica moldura, errando à sorte,
E ela, é ela, a nossa aparição,
Feita de estrelas, sombras, ventanias
E séculos sem fim, surgindo, enfim,
Cá fora, sobre a Terra, à luz do Sol.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Prémios Goya

Tive ontem a hipótese de ver a entrega dos Prémios Goya de Cinema, na TVE. Um espectáculo magnífico, que em nada fica a dever aos Óscares. A classe dos apresentadores, público, laureados, convidados e dos participantes do cinema espanhol, em geral, deixam ficar uma sensação de distãncia, maior do que a que vai de Lisboa a Madrid. Podem estar em crise, com desemprego enorme e deficite ainda maior, mas continuam a ser um país incrível, com uma estaleca que faz acreditar que ultrapassarão todos os problemas, com a garra de sempre. Já no que nos diz respeito, estamos ao nível dos inefáveis Globos de Ouro da SIC...

ainda os pés: Joanetes... por Miguel Leal


O binómio fascínio/repulsa é uma parceria muito explorada por poetas e novelistas. É um bocado como aquela inflamação na gengiva que procuramos incessantemente, por compressão, embora saibamos que nos vai causar dor. Os joanetes são o meu objecto daquele binómio. Embora os considere uma deformação repelente, não consigo deixar de os explorar, incessantemente, com o olhar. Conheci vários joanetes exuberantes.


Recordo dois, apesar de tudo, com alguma ternura. O da minha querida avó e o da Senhora Adriana. Eram dois senhores joanetes em que o dedo grande do pé se encavalitava no dedo seguinte numa performance de puro contorcionismo. Eu era uma criança, mas lembro-me do fascínio que exerciam em mim aqueles caprichos da anatomia. Acredito que a Senhora Adriana gostasse de mim pela minha simpatia e boa educação e tenho a certeza que nunca lhe passou pela cabeça aquilo que me passava pela cabeça acerca dos seus pés...

A Senhora Adriana era, aliás, um amor de pessoa, sempre prestável e de sorriso constante na cara. Eu gostava muito dela, porque as crianças são muito sensíveis aos adultos genuínos e afáveis. Nesse aspecto, as crianças têm uma capacidade notável de “radiografar” personalidades e comportamentos. Tinha vários filhos e aqueles verões eram, para a Senhora Adriana, sinónimo de correria pelas ruelas do Baleal, prestando todo o tipo de serviços às senhoras de Lisboa, de modo a garantir o sustento dos filhos nos duros meses de Inverno.

Um dia, eu disse-lhe que os americanos tinham ido à lua – vejam bem aos anos que isto se passou - e lembro-me de ela ter rido como se lhe estivesse a dizer uma mentira. Percebi novamente que estava a ser genuína. Tive então um comportamento algo precoce – decidi não insistir naquilo que era a notícia do dia - porque percebi que, para ela, dizer que o Homem tinha ido à lua era o mesmo que dizer que tinha sido visto um marciano a beber uma cerveja na “Preciosa”. Percebi, também, que havia pessoas paradas no tempo, naquele Portugal de Salazar.

Mas não a esqueço. Fui vendo-a, a espaços, até saber que tinha morrido. Os filhos andam pelo Baleal, todos simpáticos, com ar de quem para eles, a vida não é a luta pela sobrevivência que a mãe protagonizou.

Quanto aos joanetes, sempre os associei à velhice. Por acaso ou não, o meu joanete, que é a marca actual de uma certa decadência pessoal, rivaliza, de certeza, com os mais fantásticos joanetes do século XXI.

Mas isso vou tirar a limpo no próximo Verão.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

o seu a seu dono


São Valentim é um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais, conhecido por ser o padroeiro do Dia dos Namorados, mas cuja vida é, provavelmente, ignorada pelos que pretensamente o comemoram.

O santo viveu em Roma, na era do Imperador Cláudio II, e ficou famoso porque, durante a proibição dos casamentos pelo Imperador, com o intuito de que os rapazes pudessem estar disponíveis para o exército, continuou a realizá-los, mesmo contra as ordens do Imperador.

Descoberto, foi julgado e condenado à morte, sendo decapitado a 14 de Fevereiro de 270DC. Durante o tempo em que esteve preso, recebia apoio de jovens enamorados e, inclusivamente, a filha do carcereiro, cega de nascença, acabou por visitá-lo e, miraculosamente, adquirir a visão. São Valentim apaixonou-se por ela, reacendendo a sua ligação ao amor de namorados, escrevendo-lhe cartas com a assinatura: "do seu Valentim", expressão ainda utilizada nas missivas de amor deste dia.

Pena é que uma história tão interessante tenha sido abastardada pelo marketing e pela ganância comercial...

sábado, 13 de fevereiro de 2010

tudo a favor delas!


Segundo o Journal of the Science of Food and Agriculture, a cerveja torna os ossos mais fortes, porque é muito rica em sílica, podendo contribuir de forma significativa para a siminuição das fracturas espontâneas e da osteoporose.

Depois de se saber o impacte positivo da cerveja no funcionamento cardíaco, mais uma achega para o poder medicinal das "bejecas". E sabem bem como tudo, especialmente no Verão!

e mais sapatos!

Para que vejam que nem tudo é mau, quando toca a sapatos altos...

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

e esta, hen?

Nem de propósito, leio esta notícia: a obra "Marilyn", de Joana Vasconcelos, foi leiloada em Londres por... 573.964€! Meio milhão. Quase metade do que o Moniz recebeu para largar a TVI.

sol dos santos

Estas são as páginas 6 e 7 do "Sol", em Angola... mas o que trazem elas na edição portuguesa? Ahn? Pois. As escutas relacionadas com Joaquim Oliveira, o patrão do DN, TSF, JN... e também um dos capitalistas portugueses com interesses em Angola... e Isabel dos Santos está na ZON...   e o "Sol" acha que há censura em Portugal... e...

(pesquisa do Daniel Oliveira)

uma imagem vale mais do que mil palavras...

Tão amordaçados que eles estão...
A propósito de "liberdade jornalística", nem só os "pontapés na gramática", ou na ética, dizem respeito á política. Há cerca de ano e meio, Judite de Sousa resolveu entrevistar um jovem que tinha um cancro, em estado grave. O programa foi apelidado de "O homem que venceu o cancro", foi anunciado até à náusea, e nele (com Judite como "santa") se relatava como, apesar de os médicos terem dado escassos meses de vida ao doente, este já tinha ultrapassado esse prazo e ainda estava vivo. Além de não referir que estes cálculos são apenas médias de sobrevida, Judite não quis saber do facto de o doente não ter sequer entrado em remissão e ainda ter metástases. Deu-lhe todo o impulso e fez, certamente, milhares de doentes acreditarem que bastava ultrapassar o dito "prazo" para ficarem curados.

Passados dois ou três meses, o rapaz morreu, porque como era de esperar, a sua doença agravou-se. E como é que Judite de Sousa dormirá? É que nunca lhe ouvi, nem li em nenhuma parte, um pedido de desculpa...

mais pés...

Ainda a propósito de pés (o que tomo como uma indirecta para o meu pé, que felizmente "já vai andando"...), o Rui, outro dos nossos comentadores habituais, enviou esta fotografia, que só de ver até dói. Na China faziam moldagens mas era para os pés caberem em números XXS. A ditadura dos sapatos é terrível, ainda mais se pensarmos que o seu objectivo é proteger os pés e dar-lhes conforto na posição bípede e na marcha. Infelizmente, quando os sapatos começam a estar bons (como as camisolas de lã...) vão para o lixo "porque estão velhos", e a maioria é tudo menos adequada aos propósitos para que foram construídos. Nas crianças, a regra deve ser: descalços sempre que possível.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mandela - 20 anos de liberdade

Vinte anos de liberdade, depois de 28 de cadeia. Um Homem que fez História. E que revela a sua têmpera ao convidar o guarda prisional que o vigiou, durante anos e anos. Pena é que o ANC não estivesse à altura do seu Presidente, e que o actual presidente da república seja um autêntico "cromo" (perigoso, ainda por cima). Felizmente, depois do casamento com a intragável e criminosa Winnie, reuniu-se ao amor da sua vida, Graça Machel, a única mulher do mundo que foi primeira-dama de dois países diferentes. A propósito de Mandela, vale a pena ver o filme de Clint Eastwood, "Invictus".

divagações sobre "o pé" - por Miguel Leal

Recuperando o tema "sapatos e pés", fica aqui um texto do Miguel Leal, nosso "comentador residente".

Discute-se com afã, na blogosfera, a sapatofilia, e também uma espécie de derivada, a podofilia (não confundir com...).

Tenho para mim que o pé é a definitiva marca de génio do Criador. Penso também que a obra, pela sua perfeição, terá bebido dos conselhos de anatomistas, sexólogos, bacteriologistas e outros, sem especialidade definida que, à época, arranjar especialistas, devia ser tarefa árdua.

Sintetizando o debate, a sapatofilia caracteriza-se pela obsessão que as mulheres têm por sapatos e por colateralidades como fitinhas nos tornozelos, toe rings e tatuagens discretas em improváveis porções daquela surpreendente anatomia. É algo que só diz respeito a mulheres, uma idiossincrasia de género. Será? Acho que sim.

A podofilia, radica na sapatofilia, e é a obsessão que os homens têm por pés (de mulheres…). É algo que só diz respeito aos homens. Será? Acho que sim.

Cheiram mal? Sim. Mas, no contexto, é um mero pormenor.

Na praia, pés sujos de alcatrão, tapados pela areia, encarquilhados pelo frio da água, desprovidos de acessórios, banalizam a anatomia, matam a imaginação. O sapato (a sandália, a “hawaiana”, o que se quiser) está ausente e com ele o sinal que distingue, o sinal que apela, o sinal que seduz. Ou talvez não, tudo depende do livre arbítrio e da criatividade, que são os traços que nos distinguem dos animais e que o Criador fez introduzir nos genes que nos tornam únicos.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

sem comentários

A burka e o niqab podem ter a vantagem, da perspectiva machista, de proteger a mulher da cobiça alheia. Mas, antes do casamento, podem ser uma armadilha. Um embaixador árabe dos Emirados Árabes Unidos descobriu que a noiva era vesga e tinha barba pouco antes do casamento.
          JN on-line

a História repete-se?


Soneto (quase) inédito, de José Régio

(em memória de Aurélio Cunha Bengala)

Surge Janeiro frio e pardacento,
Descem da serra os lobos ao povoado;
Assentam-se os fantoches em São Bento
E o Decreto da fome é publicado.

Edita-se a novela do Orçamento;
Cresce a miséria ao povo amordaçado;
Mas os biltres do novo parlamento
Usufruem seis contos de ordenado.

E enquanto à fome o povo se estiola,
Certo santo pupilo de Loyola,
Mistura de judeu e de vilão,

Também faz o pequeno “sacrifício”
De trinta contos – só! – por seu ofício
Receber, a bem dele... e da nação.

(Em 1969, no dia de uma reunião de antigos alunos)

enviado pelo Zé Luís Castanheira

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

yes!

tacones lejanos

Porque é que algumas mulheres não calçam os sapatos apenas quando estão para sair de casa, e andam a flagelar o soalho com saltos altos, acordando os vizinhos muito antes do despertador?

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

rescaldos dos telejornais de fim-de-semana

Mas porventura terei ouvido mal - afinal, fui anestesiado há apenas uma semana...

Mário Crespo nega que chamar “palhaço” a Sócrates seja um insulto, pelo contrário, seria para o associar a uma das mais nobres facetas da arte circense – “a própria Maria José Nogueira Pinto fez uso deste elogio, na AR, e agora que os animais ferozes já não fazem parte deste circo...” – acrescentou.

José Sócrates diz nunca ter tido nada contra jornalistas livres, embora também não tenha nada a favor deles...

Crespo fez queixa à Alta Autoridade da Comunicação Social pelo facto de o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica ter previsto “mar encrespado” para os próximos dias: “uma forma capciosa de me associar ao mau tempo que estamos a viver” – disse.

Bárbara Guimarães declarou que, da próxima vez, prefere ir ao Tour d´Argent, em Paris, com o Manel Maria e o pequeno Diniz, em vez destes almoços “sem graça” com Nuno Santos, no Tivoli.

A velhinha surda e mouca que relatou o "caso-Tivoli" a Mário Crespo era, afinal, o fantasma de Beatriz Costa.

O que Sócrates queria era resolver os problemas "do" Mário Crespo, e não "o problema Mário Crespo", até porque esta frase, assim, nem faz qualquer sentido, mesmo segundo o novo Acordo ortográfico.
Mário McCrispy – o novo hamburger da MacDonalds: hot and chilly, with a taste of madness.

Nuno Santos pediu a Balsemão para mudar para a SIC Radical: “é mais tranquilo e eu estou a precisar mesmo de algum marasmo…

Mário Crespo nega ter usado o pseudónimo de Mário Crêspulo para escrever a obra “O crepúsculo dos que se julgam deuses” como forma subtil de ataque ao PM.

Alberto João Jardim solidário com o PM: “eu também disse que o Sr. Silva era um tonto, e é apenas uma forma carinhosa de tratar as pessoas, como os pais dizem aos filhos: ´meu gordo´, ´meu tontinho´...".

Manuela Moura Guedes jura a sua inocência, pelo facto de ser tão bonita por dentro como por fora.

José Eduardo Moniz garante que, lá em casa, só se fala de um José, mas é dele: "não admito mais Josés na minha cama, o que é que pensam que sou?"…

Manuela Moura Guedes desfez a ideia que os seus singles dos anos 70/80: "Conversa Fiada" e "Sonho Mau", tivessem alguma relação com o Jornal Nacional de Sexta ou com pesadelos de primeiros-ministros. O mesmo em relação ao seu album: "Alibi" (que vai agora editar, com novas letras, e o novo título: "Alibabá e alguns ladrões, cujo número depende do elenco governativo".

Moniz acha que um homem que passa um cheque chorudo para ele sair da TVI é indigno, embora considere que, dada a crise, aceitar receber um cheque chorudo para sair da TVI é um acto normal numa democracia deficitária.

O PM diz não entender os zigues zagues da comunicação social, que tanto diz que ele odeia Manuelas, como fazem constar que tem uma namorada de apelido Moura Guedes.

Sócrates convidou Mário Crespo para apresentar o telejornal da Baby TV - "os nénens vão adorar, especialmente aquela parte das efemérides sobrepostas à meteorologia!"

Aliás, acha abusivo dizerem que falou do "problema Medina Carreira", quando o que disse foi que estava preocupado com o problema das meninas sem carreira, para as quais, aliás, vai criarnovas oportunidades e oferecer um Magalhães.

E negou também que, ao revelar que o governo investiu dinheiro em Magalhães, se referisse a que o governo tinha investido dinheiro a comprar o Júlio Magalhães, da TVI.

Jardim recomendou a Sócrates que nunca insulte um jornalista de cada vez – “eu prefiro insultar todos de uma vez: chamo-lhes palhaços, mariconços, sem tomates e filhos-da puta, e nunca ninguém reclamou".

O Bloco apoiou a Lei das Finanças Regionais porque acreditou que os 50 milhões iam ser dados às vítimas do padre Frederico.

O PCP votou contra o governo porque está sempre contra todo e qualquer governo – “está nos genes”, declarou Bernardino Soares, “mais concretamente no alelo 3, do cromossoma Kim-Il-Sung que todos nós herdámos do Pai Cunhal e da Mãe Rússia”.

Alberto João jardim não compreende todos estes ataques a José Sócrates: “para mim, o inimigo é esse reles senhor Pinto de Sousa”.

José Sócrates diz que recomendar o internamento de Mário Crespo foi apenas uma forma de dizer ao jornalista que o Serviço Nacional de Saúde está aberto a todos, de forma universal e gratuita, designadamente no que toca às enfermarias de psiquiatria.

Dada a indigência jornalística do Sol, Saraiva decidiu fazer um outsourcing a um juiz de Aveiro.

Ovos moles em pedra dura, tanto dá que dita a dura“ – é o lema desse valoroso magistrado aveirense.

É um excelente exemplo de parceria público-privada” – comentou a líder do PSD, para quem a instituição do PEC, Pagamento Especial por Conta, foi lapso: o que desejava era a instituição do PEC, Pacto de Estabilidade e Crescimento. “O Durão Barroso é que não percebeu” – disse.

Durão Barroso e António Guterres fundaram, em Bruxelas, o “Clube dos PMs que Souberam Basar a Tempo”.

O Procurador-Geral continua a procurar uma maneira de a Justiça não fazer tantos disparates, mas parece que não a consegue encontrar. “Continuará procurando!” – informou o gabinete.

O presidente do Supremo deu uma conferências de imprensa para aconselhar “supremos de vitela” a quem almoce no Tivoli.

Ana Jorge vai introduzir o uso obrigatório de creme anti-Sol pelos ministros e secretários de Estado, mesmo em dias de céu nublado.

O PM ficou deliciado com a ideia de o governo ter "ecrã total", e quis saber se era extensivo ao Canal Panda e à Benfica TV.

Eu sou o Sol da Terra, agora que a União Soviética acabou” – terá Saraiva dito, num exercício de humildade, para justificar a quebra do segredo de justiça e, afinal, a quebra de tudo, designadamente das vendas do semanário que dirige…

A ETA declara que, apesar do achado de armamento na casa de Óbidos, nada tem a ver com a situação explosiva em Portugal. "Mesmo no nosso melhor, nunca conseguiríamos destruir tanto em tão pouco tempo" - afirma-se em comunicado.

BOA SEMANA!



sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

há ricos que já entraram no Reino dos Céus há muito...

William Henry Gates III, um nome tão "importante" para uma cara de "puto" - aliás, sempre foi tratado assim, e os seus projectos foram inicialmente rejeitados porque "a personagem não inspirava confiança".

Nasceu um dia depois de mim (um jovem, portanto), mas é apenas o homem mais rico do mundo. E merecia sê-lo ainda mais, porque os benefícios que o seu génio trouxe à Humanidade são incomensuráveis. Mas rico não quer dizer egoísta ou egocêntrico, e Bill Gates, com a mulher, Melinda, criaram a Fundação Bill e Melinda Gates, à qual se associou Warren Buffett, à altura o segundo homem mais rico do mundo, uma organização filantrópica que tem investido enormemente na promoção da saúde dos mais desfavorecidos.

Ainda esta semana, na Conferência de Davos, Bill Gates anunciou que vai doar dez mil milhões de dólares na próxima década para ajudar a desenvolver vacinas que, garante, poderão salvar a vida de perto de nove milhões de crianças nos países pobres.

Desde 2000, a Fundação já doou 30 milhões de milhões de dólares para causas humanitárias. Nem todos se limitam a comprar estatuetas e esculturas, ou Ferraris Testarossas...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

teoria da relatividade, em tempo de crise

Verba necessária para a reconstrução do Haiti, segundo o seu primeiro-ministro: 7.000 milhões de euros.

Dinheiro posto pelo Estado português no BPN: 4.000 milhões de euros.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

perplexidade total!

72 milhões de euros, foi o preço desta escultura, arrematada por um anónimo, num leilão.

L'homme qui marche, de Giacometti, valeu isso. Não consigo compreender. Alguém me explica ou tenho de começar a fazer parecido para entender???

(só para relativizar: este dinheiro dava para vacinar as crianças portuguesas contra a meningite e a septicemia pneumocócica durante dez anos, equivalente a poupar cerca de 500 vidas e 2500 handicaps graves!... ou o salário médio mensal de 3 milhões de haitianos).

delírio legislativo


Esta é o rosto da proposta de alguns deputados do PS, de o rendimento dos contribuintes estar chapado na net. Que mais vão inventar? E o dinheiro que está em off-shores, não seria de começar por aí. Valha-nos Santo Ambrósio!

já que temos estado no assunto "nuvens"...

... recomendo ver este vídeo, filmado em Las Palmas.. com música (liguem o som).

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

mais uma figura incontornável que desaparece

Morreu Rosa Lobato de Faria, aos 77 anos. Romancista, poetisa, guinista e actriz, foi uma personagem marcante da vida cultural portuguesa, que fica (ainda) mais empobrecida.

amanhã vai chover...

Durante muito tempo, pensei que aquela história de prever o tempo era "coisa de velhos". E que não passava de blá-blá-blá, ou de coincidências. Às vezes, esta conversa chega mesmo a ser de desmancha-prazeres, tão bonito está o dia em que "eles" dizem isso!
Pois então já dei em velho, porque consigo antever o dia de chuva, mesmo com um dia de sol, e acerto mais do que o boletim meteorológico ou o windguru. Como gosto de perceber o que se passa, e não acredito em parapsicologia, descobri a resposta: a alta pressão que condiciona o bom tempo, carrega nas articulações e impede a expansão do líquido que existe dentro delas e que está aumentado nas artrites e reumáticos. Quando a pressão atmosférica começa a descer, geralmente cerca de um a dois dias antes de começar o chuvisco, essa força é menor (são baixas pressões) e o líquido expande-se, pressionando por dentro os nervos... e aí começam as dores.

E não é que os velhos têm mesmo razão?

NOTA: (não sou eu na fotografia, mas o esgar é parecido!)

"se não me agarram, mato-o!"


Mário Crespo é um homem livre, e tem o direito de exercer a sua liberdade. Demonstra-o, aliás, no telejornal da SIC Notícias. E acredito que tenha ficado chateado com o que o amigo lhe contou que tinha ouvido num restaurante.

No entanto, daí a usar essa conversa pessoal e privada - se é que ela ocorreu e se é que, tendo ocorrido, foi exactamente assim -, parece-me eticamente errado.

Seguramente que Mário Crespo já terá dito "cobras e lagartos" de muita gente, com amigos íntimos, à mesa de um restaurante. De Sócrates, provavelmente. E se alguém utilizasse essas conversas? O uso que se faz, actualmente, da vida privada e das conversas privadas de figuras políticas para as atacar roça o sórdido.

Que Mário Crespo se baseie em acções concretas do PM, e não se fundamente em conversas entre amigos que podem, tão só, ser desabafos: dizer "só me apetecia dar cabo dele!" pode até ser uma forma de exorcizar os desejos de o fazer.

Não esperava isso de Mário Crespo, um homem ponderado, prudente e sabedor. E a reacção epidérmica dos que, logo, vêm dizer que "a liberdade de imprensa está em perigo!", mostra o que está subjacente. Bolas, não se pode qualquer dia conversar sobre nada porque o Big Brother anda aí... e cobra!

PS. não quero com isto dizer que aprovo saneamentos, pressões sobre jornalistas, controlo da imprensa. Mas só se deixa pressionar quem quer, diga-se a verdade.

musse de mango!



Scarlett Joahnsson é a nova cara da Mango. Nem é preciso dizer mais nada. Mais uma empresa que, seguramente, vai afastar o fantasma da recessão!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

à atenção dos atletas deste Blogue...

Pois é, Miguel (e outros). Um estudo publicado hoje na revista Nature, chegou à conclusão que correr descalço é muito melhor para a saúde e para os resultados do que com um par de sapatos, mesmo que XPTO - é isto, pelo menos, o que diz Daniel Lieberman, um professor de Harvard.

O segredo está na maneira como o pé se relaciona com o chão - curiosamente o estudo avaliou americanos e quenianos, em percursos de 20 km. Adivinhem "quem era quem", ou "pelos sapatos (ou sua ausência), assim se vê quem fez melhores tempos).


espaços azuis e nuvens

Se os espaços azuis são bonitos, perderiam muito do seu valor se não existissem nuvens. Umas, mais plácidas, companheiras, não ameaçadoras. Outras mais agrestes, provocam receio, prenunciam chuva. Mais fascinante é como correm, como mudam de formas, envolvendo os espaços azuis e, por vezes, apagando-os, para logo os libertarem. Sem claustrofobias, numa simbiose quase anti-natura.

Aqui ficam algumas imagens do fim-de-semana.



Movem-se soltas, vagas,

Com ausência de cor ou acinzentadas;
Unem e desunem seus braços
Cúmplices, preenchendo espaços.


Roubam olhares, arrastam pensamentos,
Seguindo seu rumo dependente dos ventos.
E, como em muitos outros momentos,
Também aqui me cativam o olhar
E o quanto me fazem pensar...

Jules Earnshaw