sexta-feira, 5 de novembro de 2010

o hábito de mandar parlamentos pelos ares não é recente


Quem frequentou colégios ingleses sabe quem foi Guy Fawkes, ou Guido Fawkes, nome que adoptou por solidariedade com os católicos de Espanha. Soldado inglês católico, participou na "Conspiração da pólvora" que tinha como objectivo  assassinar o rei Jaime I de Inglaterra e todos os membros do parlamento, aproveitando a sessão de 5 de Novembro de 1605.




Preso e torturado durante uma semana, Guy Fawkes assinou uma confissão e foi enforcado por traição. Ainda hoje o seu fim é celebrado na Bonfire Night (Noite das Fogueiras).

Pelos vistos, a ideia de mandar os deputados pelos ares não é nenhuma novidade - não havia era televisões a darem a notícia em directo...

4 comentários:

miguel disse...

...por acaso não tenho conhecimento de qualquer conspiração para mandar S. Bento pelos ares. Haverá algum Fawkes português?

p.s. Bernardino Soares; Heloísa Apolónio; uns tantos obesos engravatados...esses , de vez em quando, convocam o bombista que há em mim. Mas nunca se me deu passar à prática... :)

Virginia disse...

Coitado do Guy!

Lembro-me que na escola faziam um boneco de palha que era devorado pelas chamas para gaudio da pequenada. Sei muitas canções referentes a este dia e falava sempre dele aos meus alunos.
A tua sobrinha Luisa hoje vai ter uma festa no parque de Leeds para festejarem a data. Ela diz que é espectacular.

Anónimo disse...

Por acaso agora até comia uma batatinhas assadas na fogueira, como manda a tradição.
Depois do dia que tive...
A propósito, já lhe enviei o relatório do Rx da Mada.

Pedro Cordeiro disse...

FOND MEMORIES... na Saint Nicholas First School, há 24 anos, também festejámos a Bonfire Night. E aprendemos as canções de que fala a Tia Bicas: Remember, remember / the fifth of November / gunpowder, treason and plot // I see no reason / Why gunpowder treason / Should ever be forgot.