segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Prémios Goya

Tive ontem a hipótese de ver a entrega dos Prémios Goya de Cinema, na TVE. Um espectáculo magnífico, que em nada fica a dever aos Óscares. A classe dos apresentadores, público, laureados, convidados e dos participantes do cinema espanhol, em geral, deixam ficar uma sensação de distãncia, maior do que a que vai de Lisboa a Madrid. Podem estar em crise, com desemprego enorme e deficite ainda maior, mas continuam a ser um país incrível, com uma estaleca que faz acreditar que ultrapassarão todos os problemas, com a garra de sempre. Já no que nos diz respeito, estamos ao nível dos inefáveis Globos de Ouro da SIC...

4 comentários:

Virginia disse...

Podias ter.me avisado. Nunca vejo a TVE. Ao Domingo é mesmo uma penúria, só nos resta ....o Rui Santos byekkk!!
Gostava de ter visto um programa desses, mas estive a lareira durante umas horas a ouvir música, tb foi bom.

Huckleberry Friend disse...

Só é pena não passarem em Portugal mais filmes espanhóis. Adoro o Almodóvar (vá lá, e o Amenábar, que agora também já cá chega), mas há mais realizadores e actores que mereciam ser conhecidos por estas bandas. Quando vivi em Madrid fui muito ao cinema e sempre que lá vou tento ver alguma coisita caseira. Beijinhos e bons passeios!

PS: A propósito de Almodóvar, este foi o ano em que Pedro fez as pazes com a Academia espanhola, tendo aceite entregar o prémio de melhor filme. E foi também desta vez que Penélope e Bardem assumiram em público o seu namoro.

Mário disse...

O Almodovar foi recebido em apoteose, de pé, com uma salva de palmas de duração quase interminável.

Quem arrebatou mais Goyas foi o "Celda 211" de Daniel Monzón, com oito prémios, incluindo os de Melhor Filme e Melhor Realizador. O segundo foi "Agora" de Alejandro Amenábar, em categorias maioritariamente técnicas. "El Secreto De Sus Ojos" de Juan José Campanella ganhou o Prémio de Melhor Filme Hispano-Americano. “Los Abrazos Rotos” e “ El Baile de la Victoria” foram os grandes derrotados.

marta paixao disse...

Também gostava muito de ter visto. Que pena não ter sabido... Gosto muito do cinema espanhol. Lembra-me os anos que vivi em Madrid e em Barcelona. E é verdade que há muito mais que Almodóvar, Penélope e Bardem... Saura é muito bom, a Rossy Palma é fantástica!!!
O Paulo branco tem feito um bom trabalho de divulgação do cinema espanhol em Portugal, mas já há uns tempos que não tem distribuído nada de Espanha...
Ficamos a aguardar!!!