quinta-feira, 11 de novembro de 2010

11 do 11 às 11

11 de Novembro, às 11h. O Dia da Memória (Remembrance Day), que celebra o momento da assinatura do Armistício de Compiègne, no final da I Guerra Mundial, em 1918. Foi num vagão de um combóio, na floresta de Compiègne, que o marechal Foch e Matthias Erzberger assinaram a rendição alemã, na qual o povo germânico, para lá de sofrer uma enorme humilhação, teve de contrair dívidas de guerra incalculáveis (a última tranche foi paga há escassos dias... quase um século depois).

Há quem diga que esta humilhação, provavelmente feita com o objectivo de "domar" a Alemanha, associada às enormes carências económicas subsequentes às indemnizações de guerra, contribuiram para exacerbar o nacionalismo e o sentimento anti-judeu que permitiu coisas como a eleição de Hitler. Aliás, foi no mesmo combóio e no mesmo local que o ditador alemão fez o primeiro-ministro Reynaud assinar a rendição de França, em 1940 (ficam imagens históricas):


Fica a imagem do Cenotaph, ao lado de Downing Street, onde todos os anos decorre a cerimónia evocativa, mostrando que Inglaterra, uma vez mais, esteve do lado certo da História.

4 comentários:

miguel disse...

Armistício não é sinónimo de rendição. Sendo ambas violentas, a segunda fórmula assegura um conjunto de condições que, por exemplo, talvez tivessem evitado a 2ª guerra mundial. Penso que não estou a incorrer num erro de análise, pois não?

Mário disse...

Tens razão, mas ali foram as duas coisas. O fim das hostilidades (armistício) e o assumir da derrota, sem condições (rendição).
Como bem referes, a ausência de condições levou a consequências dramáticas e, por alguma razão (porque se aprendem com os erros), a Europa foi alvo de um plano Marshall, depois da II Guerra, que incluíu a Alemanha. A III Guerra não virá dali, a não ser que se considere a agenda da srª Merkel uma declaração de guerra escondida, como alguns analistas referem (ver o artigo de hoje do "homem do lacinho", Nicolau Santos, no Expresso on-line).

Virginia disse...

Em Inglaterra estas datas são sempre festejadas com pompa e circunstânca. Na estátua do soldado desconhecidos colocam milhares de papoilas - não sei onde as vão buscar nesta altura do ano. Tenho um foto muito bonita tirada em Leeds. Fica mesmo junt ao Museu de Henry Moore.
Não percebo nada de tratados....penso que meses depois já todos acham que o que assinaram foi asneira....ou não é assim??

Miguel Caldeira disse...

Um local de visita para muitos devia ser o Cemitério Americano (com cruzes brancas) e o Cemitério Alemão (com cruzes negras)a poucos Km da Cidade do Luxemburgo.
Dá que pensar… se a politica e os interesses devem actuar assim…

Cumprimentos