segunda-feira, 14 de abril de 2008

símbolo

A 14 de Abril de 1912 afundava-se o Titanic.
Não foi o primeiro nem o último navio a desaparecer nas entranhas do mar. Mas foi, pelo menos até agora, o mais simbólico.

A palavra Titanic acabou por significar ousadia, desafio aos deuses, arrogância, negligência, interesses económicos postos acima da segurança das pessoas, azar, força da natureza, actos de coragem, actos de cobardia - dentro de nós existem, ao longo da vida, alguns Titanics.

Se somos como um dos donos da empresa, que se mascarou de mulher para poder saltar para um dos escassos botes de salvação, se somos como a orquestra, que tocou até ser devorada pelas ondas, cada um saberá... porventura...

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pela entrada! Obriga a reflexão, ou, pelo menos, a mim levou-me a reflectir...
E o facto é que é mesmo verdade que nós "somos o que somos"! A família, os amigos, a educação, os valores incutidos, o meio social, cultural e económico onde se nasce e vive, tudo isso é importante. Claro que é. Fundamental até! Mas o que ninguém me consegue explicar é porque, duas ou mais, "crias", nascidas e educadas no mesmo "habitat", se revelam tão diferentes nas atitudes, nos comportamentos, na aplicação dos valores, na ética, na solidariedade, na lealdade, na defesa dos que amamos. Só pode ser porque, de facto, "somos o que somos", independentemente de todos aqueles factores. Os nossso genes a isso obrigam. Por isso é que, por mais tentativas que façamos para dar aos outros os nossos valores, que são os que consideramos certos (até podem não o ser), e ajudá-los a transformarem-se em seres humanos melhores (na nossa perspectiva, claro está!), tal não adiantará de muito se os outros ou não estiverem interessados em "beber" tais ensinamentos, ou mesmo os tendo "bebido", "são", de facto, o que "são"!!!!
Assim sendo, e porque a vida é muito curta, e todos pensamos pela nossa própria cabeça (com todo o direito que nos assiste), o melhor mesmo é não perdermos tempo com quem não "fala a nossa linguagem", e mesmo com quem não nos merece, e aproveitar a vida naquilo que ela tem de melhor e com aqueles que estão do "nosso lado"!!
Beijinhos.