quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ambrósia e Néctar..., ou César tem coisas muito apetecíveis...



Crédito imagem: 2.bp.blogspot.com
Os investigadores desconfiam que pessoas que têm residência fiscal em Itália estão a usar o Instituto das Obras Religiosas, nome como é conhecido o banco oficial do Vaticano, como uma "cortina" para esconder diversos crimes.
          Expresso on-line

Perante notícias destas, é bom relembrar o caso do Banco Ambrosiano. Este Banco foi fundado em Milão em 1896 por Giuseppe Tovini, e era chamado de Banco de Santo Ambrósio, que fôra arcebispo da cidade. Tovini quis criar um banco católico para contornar a tradição italiana de manter apenas instituições assistenciais e de caridade.

Em 1971, Roberto Calvi tornou-se administrador geral, e em 1975 assumiu a presidência. Calvi expandiu as aplicações do Ambrosiano; para isso criou um grande número de companhias fantasmas off-shore nas Bahamas e na América do Sul; assumiu o controlo da Banca Cattolica del Veneto e investiu na editora Rizzoli para financiar o jornal Corriere della Sera, envolvendo o Banco do Vaticano, (Istituto per le Opere di Religione) e seus operadores, e aproximando-se do Cardeal Paul Marcinkus, o presidente do banco. O Banco Ambrosiano também forneceu fundos para partidos políticos em Itália, e ajudou, na Nicarágua, quer o ditador Anastásio Somoza, quer a oposição Sandinista. Houve rumores de dinheiro lavado para o Solidariedade.

Em 1981, depois de um juiz que estudava o assunto ter sido assassinado, a polícia invadiu o escritório da loja maçônica e prendeu o grão-mestre Licio Gelli, encontrando provas contra Roberto Calvi. Calvi foi preso, julgado e condenado a quatro anos, mas sem se saber bem porquê foi solto e manteve-se no Banco.

Em 1982, houve evoluções. Calvi saíu do país usando um passaporte falso e a sua secretária pessoal, Graziella Corrocher, suicidou-se, deixando uma carta em que o denunciava. Calvi foi posteriormente encontrado enforcado na ponte Blackfriars em Londres.

O jornalista David Yallop (e muitos outros) acredita que Calvi, com a ajuda da P2, foi o responsável pela morte de Albino Luciani, o Papa João Paulo I, pois estava nos planos deste Papa uma reforma nas finanças do Vaticano.

Em dia de Corpo de Deus, vale a pena lembrar estas excrescências ao corpo de qualquer deus...

Sem comentários: