quinta-feira, 28 de outubro de 2010

a ver...

O Governo aprovou esta quinta-feira, na generalidade, uma proposta que cria o crime de violência escolar para actos de violência como maus tratos físicos ou psíquicos, incluindo ofensas sexuais e castigos corporais.

TSF on-line

A ideia é muito boa... mas depende da definição de caso, de como vão ser avaliados os hipotéticos episódios, de as pessoas entenderem o que são arrufos normais entre crianças do verdadeiro bullying, de perceber que agressividade não é violência... enfim, de tanta coisa que... e mais não digo... fico à espera das cenas dos próximos capítulos...

PS: e que seja extensível às praxes...

1 comentário:

Virginia disse...

O problema é detectar o bullying psicológico continuado, que não deixa marcas no corpo, nem se pode provar, mas que chega a levar os adolescentes ao suicídio. Os professores deveriam ter pequenas reuniões com os alunos, em que se falasse de convívio humano, relações entre pessoas numa sociedade democrática, amizade, entre-ajuda, compreensão, etc.Sem paternalismos. Pouco se fala de sentimentos nas escolas. A agressão é muitas vezes fruto da necessidade de atenção, de afecto, de carinho. Tive alguns alunos difíceis, mas com humor, muito mais importante do que se julga nestas situações, e uma atenção carinhosa conseguia dar-lhes a volta, pelo menos nas minhas aulas.
O que se passa em escolas de risco é bastante diferente e aí, se calhar , é preciso a polícia intervir...não sei bem como.