terça-feira, 10 de junho de 2008

ca... raças!


Juro que ouvi, com estes ouvidos que a Terra há-de comer.
O Presidente da República Portuguesa disse que hoje se comemora o Dia da Raça. Palavra. Da Raça.

Eu pensava que era o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Mas Sua Excelência afirmou, "preto no branco" (leia-se africano no caucasiano, sem lerem aqui conotações de carácter sexualizante) que era o Dia da Raça - disse-o três (3) vezes.

Cientificamente, após a descoberta do genoma, verificou-se não existirem raças, mas sim grupos populacionais com características fenotípicas (corporais) que reflectem adaptações ambientais, num determinado contexto antropológico - os descendentes de um preto que vivam na Finlândia ficarão brancos, os de um branco que viva em Angola ficarão pretos. E basicamente, ainda somos da "raça" dos chimpazés!

Depois, apetece-me perguntar a Sua Excelência: os africanos e descendentes de países de Leste, da Índia, da Mongólia, da China, nascidos em Portugal e registados como portugueses são... de que raça? Portuguesa?

"Somos eternos lusitos", "Lá vamos cantando e rindo, Levados levados sim" - esta parece ser hoje a raça do Poço (perdão, da Fonte) de Bouliqueime.

Adeus que vou emigrar - por cinco dias, mas vou. Fiquem com o dia da raça, vão à caça, e portem-se bem!

5 comentários:

Anónimo disse...

A OBSERVAR COM ATENÇÃO

Quando o sr. Presidente abre a boca, quanto maior for a pausa que faz antes de falar maior a calinada que lhe sai.
E quando não sai calinada, entra bolo rei.
Mas acreditem que não há nada a fazer: é que o homen é de 'raça chouriço'.
***********************************
E tu Minster, já que vais emigrar por cinco dias não te esqueças de levar entre os teus CDs o 'Frank' e o 'Back to Black' assim como o DVD 'I told you I was trouble'. Depois só tens que ver bem e ouvir bem e não seres também tu de 'raça chouriço'.

AMY, I LOVE YOU !

Abraço do primo
Manel Teixeira

Anónimo disse...

P.S.

É verdade, esqueci-me de dizer que, tanto quanto dá para perceber pela foto, quem tem mesmo mesmo verdadeira RAÇA é a Sra. Professora que está ali sentadinha na escada com a sua turminha multiracial.
Sabes quem ela é, Minster ?
Não?! Nem eu, mas tenho pena...

Anónimo disse...

Não percebo uma coisa... Eu acabei de ver essa declaração do nosso PR e o que ele disse não me parece nada errado. Eu interpretei 'raça' como sendo garra e força, características que apreciaria ver mais no povo Português. Mais ninguém interpretou desta forma?
Em tempos de tão pouca energia como os que vivemos, em que as pessoas andam todas 'a morrer', acho que até foi bom salientar a força como palavra de ânimo.
Aguardo uma melhor explicação para tal interpretação, talvez eu mesmo tenha percebido mal.

A Cor da Rosa disse...

O jornalista que eventualmente terá fumado atrás da cortina no avião presidencial devia ser... de outra raça!
Realmente este PR é para esquecer!

Mário disse...

Manel
Claro que um tipo da tua raça havia de toscar logo a s´tora "lá do canto"... ao menos não revelas sentimentos pedófilos, o que actualmente é um grande passo na seguranças das pessoas e bens!!!
PS: quanto à Amy, estamos conversados. Estive quase para ir ver o Manu Chao - isso é linguagem. Pensa só nos whiskis que a outra bebe e tu não, e ela é paga para isso e tu tens que pagar os teus...

João Pedro: discordo (será a primeira vez?). Então daríamos a racismo todas as conotações possíveis, como apoiar a Selecção Nacional. E ele não é tu ou eu... é o PR, símbolo máximo do País, representante da Nação.