quarta-feira, 1 de abril de 2009

"A 1 de Abril vai o tolo onde não há-de ir".


Em 1564, Carlos IX, rei de França, decidiu adoptar o calendário Gregoriano. Até aí, o início do ano era comemorado na semana entre 25 de Março e 1 de Abril, coincidindo com o Equinócio de Primavera.

Com a adopção do novo calendário o ano passou a iniciar-se a 1 de Janeiro, o que constituiu uma verdadeira revolução. Muita gente, por ignorância ou conservadorismo, recusou-se a acreditar nesta alteração. Os adeptos do novo calendário passaram então a chamar aos “descrentes” os “Tolos de Abril” (nos países anglossaxónicos, o dia 1 de Abril é designado por April Fools´ Day, convidando-os para festas imaginárias a 1 de Abril e pregando-lhes toda a espécie de partidas.

Há, contudo, outras histórias, todas elas pagãs, e que giram à volta do início do ano agrícola, dos dias de Primavera e das colheitas.

O que é verdade é que a moda pegou e, gradualmente, acabou por se espalhar pela Europa e pelo Mundo, nomeadamente com o auxílio da comunicação social, que não resiste a inventar notícias. A comunicação social e nós próprios, aliás... e sabe bem ver que os outros caem "que nem patos"... até eles próprios, que também se riem.

Viva, pois, o Dia das Mentiras!

Sem comentários: