terça-feira, 28 de abril de 2009

salut, Le Général!

Há 40 anos, o General de Gaulle, de seu nome completo Charles André Joseph Pierre-Marie de Gaulle, resignava, após ter submetido a continuação da sua presidência a um referendo, na sequência da contestação de 1968.

De Gaulle é a face da Resistência ao nazismo e à capitulação do governo de Vichy. Anti-britânico e anti-americano, por natureza, capitalizou assim o agrado dos europeistas, conotados mais com a esquerda e o centro-esquerda, embora o chamado "gaulismo" se aproximasse mais do centro-direita. São exemplos do seu nacionalismo, a retirada da França dos lugares cimeiros da NATO, em protesto com a preponderância americana, a oposição à entrada do Reino Unido na então CEE, e a declaração provocadora no Canadá: "vive le Québec libre!".

Um grande estadista, símbolo da coragem, da liberdade e da democracia, a fazer nostalgia do tempo em que havia (muitos) homens assim na política.

Permaneceu no poder durante uma década, como presidente, mas soube retirar-se quando os franceses lhe disseram aquilo que não estava à espera. Morreu aos 80 anos de idade.

Sem comentários: