quarta-feira, 27 de maio de 2009

para a Kat

Um dia, a bailarina Isadora Duncan entrou num carro e disse a quem a rodeava: "Adeus, amigos. Vou para a fama.". Só que a sua enorme écharpe, que saía pela janela, ficou presa na roda do automóvel e estrangulou-a.

Assim morreu Angela Isadora Duncan, uma bailarina norte-americanca, nascida em São Francisco precisamente no dia 27 de Maio, em 1877, filha de uma pianista e de um poeta (uma boa associação).

É considerada a pioneira da dança moderna, não hesitando em dar um "pontapé" na parte mais bolorenta do ballet clássico, privilegiando o improviso e os movimentos inspirados na natureza: cabelos soltos, pés descalços, túnicas leves.

Teve três maridos (dois poetas e um milionário) e três filhos, dois dos quais morreram afogados no Sena. É quando começa o declínio.

Mas vale a pena relembrá-la, pelo que fez pela Dança, mesmo morrendo sem ser apreciada e na pobreza.

2 comentários:

Anónimo disse...

O filme performed pela maravilhosa Vanessa Redgrave era lindo. Vi-o no ecran gigante do Monumental, nos seus belos tempos, enchia o ecran por completo. Adorei.
A morte dela é muito impressionante, nunca mais me esqueci e aviso sempre a minha filha quando ela usa essas echarpes!! Embora já não haja carros a cavalos....

Bom memorial!

Virgínia

Anónimo disse...

Isadora Duncan é, de facto, uma personagem impulsionadora da dança moderna e contemporânea do mundo ocidental. É pena é que tennha ficado para a História e seja lembrada mais pela sua trágica morte, do que pelas suas características como bailarina.
Mas, muito obrigada meu Querido, por esta homenagem ao mundo (meu mundo) da Dança!

Catarina