quarta-feira, 2 de junho de 2010

arghhhhhhhhhhh!


Raparigas fumam cada vez mais e começam mais cedo
 - diz um estudo da OMS.



O cancro do pulmão, os enfartes, a doença arterial periférica, o mau hálito, a doença pulmonar crónica obstrutiva... tanta coisa mais... vão aumentar exponencialmente nos próximos anos, no sexo feminino, enquanto diminuirá acentuadamente no masculino. Segundo os dados do Inquérito nacional de Saúde, em Portugal a subida é acentuada nas raparigas e mulheres abaixo dos 35 anos e nas classes sociais mais afluentes e na classe média e média baixa.

A troco de quê? Quais os ganhos? Quais as mais-valias? Afirmação? Independência? Masculinidade? Atitude fálica? Estupidez? Compensará? Em quê?

5 comentários:

Anónimo disse...

É muito preocupante, principalmente quando penso nas pessoas que me são queridas, e por ter tido, infelizmente, conhecimento do que o cancro do pulmão consegue ser de nefasto e destruidor!!
Creio ser este um daqueles casos em que as pessoas deveriam tomar uma urgente noção do perigo e, caso não conseguiseem, por si, largar o vicío, que pedissem ajuda médica.

Catarina

Sérgio disse...

Isto faz-me lembrar o Macário Correia que disse que " beijar uma mulher fumadora é como lamber um cinzeiro"... Até concordo com ele,
mas, já agora, o oposto também é verdade, claro.

Alvaro disse...

Chateia-me este fundamentalismo anti-tabágico! Já não há uma lei para proteger quem não quer fumar e levar com o fumo dos outros? E que tal dar o direito de opção?? (até o de morrer com um cigarro/sorriso nos lábios)
Também o da "afirmação fálica" está um pouco batida. Até vem nas caixinhas dos cigarros que os mesmos provocam impotência e diminuem a qualidade dos espermatozóides....

Leonor disse...

A atitude mais inteligente que tive em 40 anos de existência,foi ter deixado de fumar...Já lá vão 8 anos...Já tinha 3 filhos na altura,e um belo dia olhei para eles e pensei q era uma irresponsabilidade da minha parte fazer algo que fosse para pôr a minha vida em perigo...foi por eles que deixei de fumar. Custou-me mt menos do que estava à espera. Fiz acupuntura...aconselho vivamente a todos!! Foi uma vitória ter conseguido!!!

sofia costa disse...

Isso veio de um anúncio muito famoso do início dos 90...

Catarina, concordo consigo mas que credibilidade têm os médicos para ajudarem as pessoas a deixarem de furar quando eles próprios fumam e não é pouco. Quando ainda não existia a maravilhosa lei do tabaco até nos corredores os hospitais fumavam...