terça-feira, 1 de junho de 2010

idade pediátrica

A idade pediátrica vai ser alargada para os 18 anos. A partir de hoje, terça-feira, os serviços de pediatria vão de "forma gradual e progressiva" estender o atendimento até essa idade, segundo o Ministério da Saúde.
          Jn on-line


Finalmente, a proposta feita pela Comissão Nacional de Saúde Infantil e Juvenil em 1993, aprovada pelo Ministério da Saúde de então, foi aceite publicamente. Dezassete anos para levar a anúncio público, mais dezassete para implementar???

2 comentários:

Susete disse...

É favorável a esta lei Dr.?

Sempre me pareceu que os adolescentes são estão numa fase difícil de “encaixar”.

Não são crianças mas também não são adultos. Tem necessidades muito próprias e problemas característicos da idade. Fará sentido serem atendidos junto das crianças de 6 anos, por exemplo?

Os profissionais de saúde dedicados à pediatria estarão preparados para os ajudar?

Um abraço,
Susete

Mário disse...

Susete: a ideia era que as unidades de adolescentes fossem "regiões autónomas" da pediatria, com profissionais devidamente especializados nesse grupo etário. As enfermarias seriam diferentes, claro, idealizadas para adolescentes.
Claro que se colocam problemas novos, como se as namoradas ou namorados podem permanecer (como os pais, nas enfermarias de crianças), como gerir eventuais problemas entre rapazes e raparigas, televisão, música, consolas, etc. Mas tudo está pensado... desde há quase 20 anos.