segunda-feira, 7 de junho de 2010

Outra famosa Virgínia

Crédito imagem: Wikipedia.com

Praticamente todos nós fomos "marcados" por ela, no fim do primeiro e do quinto minutos de vida. Tal como os jogadores de futebol ambicionam a ter o número dez na camisola, assim também os bebés (via pais e profissionais) ambicionam, desde 1953, a ter o 10 como "marca".

refiro-me ao "índice de Apgar", uma avaliação rápida e precisa do estado de saúde de um recém-nascido, inventado por Virginia Apgar, nascida a 7 de Junho, há 101 anos  (morreu a 7 de Agosto de 1974).

Virgínia Apgar era anestesista e dedicou-se à neonatologia, tendo sido a primeira mulher catedrática na Universidade de Columbia, Nova Iorque. Era também feminista, sendo famosa a sua declaração: "as mulheres devem libertar-se desde o momento em que saem do útero!".

O teste de Apgar mede cinco parâmetros: frequência cardíaca, frequência respiratória, cor da pele, tónus muscular e resposta aos estímulos, atribuindo-se a cada um a pontuação de 0 a 2. O bebé pode, assim variar entre 0 e 10. A avaliação é feita ao 1 e aos 5 minutos de vida. De 7 a 10, óptimo. De 4 a 7 - é melhor dar apoio. De 0 a 3. Gulp: emergência.

Pena é que as crianças que nascem com Apgar elevado continuem a ser "roubadas" pelos profissionais e levadas para longe dos pais, para fazer coisas desnecessárias (pelo menos não urgentes) e sejam privadas de mamar na sala de partos, de ser mantidas quentes pelos braços e pele da mãe e não possam ser abraçadas pela mãe e pelo pai, mas isso é outra história, bastante mais sinistra...

A título de graça (verdadeira), lembro-me de um colega que, num exame de pediatria (no 6º ano... tinha lá chegado, sabe Deus como...), ao ser questionado sobre o que era o Apgar de um bebé, respondeu: "Não sei... nunca me ensinaram no estágio a pegar no bebé...". É autêntica!

4 comentários:

IsabelCunha disse...

É mesmo muita pena que não nos deixem estar com os nossos filhos logo após o nascimento... eu, por ter tido uma cesariana vi o meu filho 2 segun dos e só o pude amamentar ao fim de 2horas.. enfim!

Virginia disse...

Grande Virginia....não ambiciono tanto!! Mas gostei muito de saber sobre a minha homónima, de quem nunca tinha ouvido falar. Aliás, a minha ignorância em medicina é total.
Devia estudar mais....mas não tenho cabeça! :))

Sara disse...

Reforço com apoio o termo "roubar", o que é absolutamente lamentável. Quanto ao colega, esperemos que se tenha dedicado a outra área.

Susete disse...

Sempre pensei que "Apgar" era apelido de homem. Vivendo e aprendendo.

O meu parto foi "normal" e também tive a Madalena pouco tempo junto a mim. Mas eu percebi que era importante verificar se estava tudo bem com ela. O Pai é que não sabia para onde devia ir... ficar com a mãe ou ir com filha? Eu confirmei vai com a bebé. Estava bem acompanhada pelo Dr. Amado e restante equipa e este teste sempre me pareceu de máxima importância para os recém nascidos.
Será assim Dr. Mário?

Abraços,
Susete