sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ler... mas será mesmo ler?


Crédito imagem: inconstanza.files.wordpress.com

Sem emitir nenhum juízo de valor e com o máximo respeito pela pessoa em causa, atrevo-me a perguntar: será que o Professor Marcelo sabe ler? No sentido essencial do termo, claro, e referindo-me a poesia, romances e ficcão em geral.

É que, na minha modesta opinião, ler não é apenas soletrar ou descodificar símbolos alfabéticos, mas encontrar um espaço e um tempo para viver e fruir o que está escrito - afinal, as memórias vivas dos escritores e das personagens. A "leitura em diagonal" que permite a Marcelo saber o interior (com algumas reticências e muitas invenções e "cortes") de "n" livros numa noite, não é, na minha opinião, verdadeiramente ler.
Ler é recuperar o ritmo humano, é parar para reflectir e saborear, é fechar os olhos e ser senhor do Tempo - quase um deus, portanto -, e também voltar atrás, reler e rever. Marcelo descodifica símbolos, mas isso também faz qualquer robot de primeira geração.

7 comentários:

Elisete disse...

Não sei se serão só romances e poesia que o Senhor Professor não sabe ler. Aqui há umas semanas atrás fiquei estupefacta quando acusou o Governo de ir criar outra entidade de supervisão quando já existe o Banco de Portugal. Não que o Governo, na minha opinião, não mereça todas as acusações e mais algumas, mas aquela tirada foi mesmo de quem não leu nada e nem sequer se procurou informar correctamente ou então leu e não percebeu nada. Qualquer das hipóteses é muito grave, porque a medida que vai ser tomada vai afectar fortemente a supervisão financeira deste país (para o bem ou para o mal, não é isso que interessa aqui).

miguel disse...

Mário,

Marcelo sabe ler títulos; disso não duvido.

Marcelo lê 60 livros por semana. E disso duvido.

Mas quem sou eu ao pé de Marcelo?
:))

Virginia disse...

Mas ainda há quem tenha a pachorra de ouvir o Marcelo?

è chato, é repetitivo, tem a mania que descobriu a pólvora e é íntimo de todos os políticos, dá conselhos a coberto da TVI, exibe-se....

Que ele leia os livros tanto se me dá....eu é que não os vou ler com certeza!!

zé disse...

Ler é fazer uma pausa no tempo para fazer parte de uma história que, dentro do seu cenário, se observa por fora para depois pensar, sentir, aprender com ela e até vivê-la. Pelo menos isto acontece-me quando leio. Gostaria muito de conseguir fazê-lo no tempo recorde do Professor Marcelo.

Sérgio disse...

O professor Sousa é uma máquina pensante, falante e trituradora de livros. Mas duvido de tanta leitura em tão pouco tempo. Também não acredito nessa leitura diagonal ou superficial, que ele usa para despachar serviço. Ler só é bom se for um "ler doce ler"...

Paulo M. disse...

"Ler é sonhar pela mão de outrem" (Fernando Pessoa - Livro do Desassossego)

Mário disse...

Miguel: "quem és tu ao pé de Marcelo", perguntas. És tu, bastante mais humano, valioso (no meu entender) e sabedor do que Marcelo.

Paulo: sem duvidar de Pessoa, acho que ler é sonhar pela nossa mão e pela nossa mente, nas palavras escritas por outrem.