sexta-feira, 3 de abril de 2009

Saddam é que era o mau...

Uma viúva saudita de 75 anos, Khamisa Mohammed Sawadi, residente na Arábia Saudita, foi condenada a 40 chibatadas e a quatro meses de prisão por ter sido encontrada em casa com dois homens que não são seus familiares directos. Com Khamisa foram, igualmente, condenados a penas semelhantes os dois jovens, Fahad e Hadyan.

A detenção ocorreu em Abril do ano passado e foi feita pela polícia religiosa. Os dois jovens de 24 anos alegam que apenas foram levar pão à idosa.

Expresso on-line


Nem há palavras para isto (e tanta outra coisa, no paraíso dos "amigos do Ocidente").
A Arábia Saudita surge sempre como "nossa aliada", mas não há dúvida que se trata de um regime "talibã", que deve ser denunciado pela arbitrariedade, prepotência e ditadura, para lá das injustiças sociais e políticas.

2 comentários:

joapedrosantos disse...

Curiosa, essa expressão: "amigos do Ocidente". Realmente, é isso parece transparecer nos media.
Mas, terão eles uma relação estreita com Portugal? Não me parece. De onde virá essa boa imagem que temos deles então? É preciso atravessarmos o Atlântico para o descobrirmos.
Julgo que na origem do protagonismo que a Arábia Saudita tem no seio dos países ocidentais está uma falta de independência de opinião e de compromisso pela verdade em relação ao nosso país e realidade, pelos nossos meios de comunicação.
Desde que tenho estado mais atento aos media estrangeiros, nomeadamente americanos e britânicos, tenho vindo a notar, com embaraço, um certo copy-pasting de algumas notícias nos nossos jornais, vindas desses países. O que aqui falha, pelos visto é que a realidade deles, não é necessariamente, a nossa.
A Arábia Saudita é, por muitos tratada como "quartel general" d' Al-Qaeda e sede de associações terroristas e violações de direitos humanos à luz do dia.
Contudo, parece que se dão bem com os Estados Unidos, nas trocas comerciais que envolvem o nosso bem mais desejado, o petróleo. Isso chega para que não os passemos a confundir com qualquer outro país árabe.
Já nem quero especular sobre relações políticas menos evidentes entre estes dois países porque não tenho provas de nada. Isso deixo ao critério e análise de cada um.

zé disse...

Há assuntos que, pela sua própria natureza, são discutíveis e podem ter várias facções, sendo que todas elas podem ter um ou vários pontos de vista plausíveis ou mais sensatos. No entanto, ao ler uma notícia destas e tendo em conta as idades dos protagonistas envolvidos naquilo que a polícia religiosa (que m**da é esta? Padres com metrelhadoras?) aparentemente qualificou como uma orgia entre dois putos e uma respeitável septuagenária, deixa-me sem palavras, apesar das muitas que aqui estão...