segunda-feira, 11 de maio de 2009

ainda Berlim


A propósito de Alemanha, faz hoje 60 anos que acabou o bloqueio soviético a Berlim, bloqueio esse que foi uma tentativa de re-acender a Guerra Fria e sufocar a parte livre e democrática da cidade.

Berlim, com o apoio americano e dos outros aliados, resistiu e mostrou que as ditaduras não são invioláveis. Demoraria mais quarenta anos até à liberdade total. Mas ela surgiu.

4 comentários:

Anónimo disse...

Berlim é uma cidade interessantíssima e a maior da Euroa. É pena é que tenha sido vítima do acordo assinado em Potsdam (local lindíssímo) após a segunda grande guerra entre americanos, ingleses e franceses por um lado e russos do outro, respeitante à divisão entre Alemanha Ocidental e de Leste (os chamados paises da cortina de ferro). Mas, o que é mesmo mais chocante é o célebre muro a dividar a cidade, durante quase trinta anos, desde 1958 até ao bendito Novembro de 1989, que assinala o início do desmantelamento da ex-URSS.
Berlim merece agora, pós reunificação e pós estaleiro,ser conhecida e visitada, não só pela sua imponência e beleza, mas também pelo seu lado histórico e monumental, e para termos consciência do que foi a vida de um povo entre muros, e do quanto é importante a liberdade!

Catarina

Catarina

Mário disse...

Fico à espera que me leves lá...

Anónimo disse...

Um dia destes!

Catarina

Anónimo disse...

Mas que é isto? Diálogo amoroso?
Também quero....ir a Berlim, nada de confusões!! :)))

Virgínia