quarta-feira, 23 de setembro de 2009

de Belém, com canela e doçura...


"Tartes cremosas e folhadas - servidas mornas e com canela - são uma das grandes dádivas culinárias de Portugal para o mundo". É desta forma elogiosa que começa a justificação do repórter Killian Fox, do prestigiado jornal inglês The Guardian, para ter escolhido os Pastéis de Belém como a melhor sobremesa em forma de tarte do mundo.

Com a ajuda de profissionais da comida como Raymond Blanc, Michel Roux, Ruth Rogers e Rose Gray, o jornalistas percorreu os melhores locais do planeta e escolheu os 50 que se destacaram em cada uma das áreas gastronómicas, e escolheu os Pastéis de Belém.

Destak


Ainda dizem que Portugal é desenxabido! Para a próxima serão os Bolinhos de São Bento...

11 comentários:

Virginia disse...

Moi, j'adore les "manuelles" conventuais. Magíficas como todos os doces tradicionais portugueses. No Domingo, vou celebrar com champagne e umas "manuelles" a vitória do PSD!!!

Quanto ao Pinócrates, que siga os conselhos do velho Gepeto, pois o gato e a raposa vão por maus caminhos and the show is off this time.
RIP

Anónimo disse...

Já gostei muito dos Beléms mas hoje já não gosto. São diferentes dos de há 50 anos atrás.

Lembro-me que, uma vez, quando tinha para aí uns 16/17 anos, fui lá com o Tó Quim (também conhecido por Tó do Barretinho...) e comemos: eu 24 e o Tó 36 com 6 cervejas cada um...

Hoje já não conseguiria repetir a façanha mas, quando se é novo...

Quanto a festejos, tenho a impressão que a 'Azeda o Leite' vai ficar coalhada de vez...

Paulo disse...

Já foram melhores. Mas continuam divinais. O pastel de belám, assim como o pastel de nata, são uma riqueza portuguesa não explorada. Na Ásia, um inglês importou o pasteleiro de Portugal e ficou rico a vender pasteis de nata.
Quanto aos "manuelles", parece que há "PORTAS" pelo caminho e, diga-se de passagem, com melhor desempenho.

Huckleberry Friend disse...

Ainda ontem comi um pastel de Belém à ceia... com canela, claro, mas sem Manela!

Mário disse...

Filipe
O assessor do Chefe é que vai ter de bater o vosso recorde, para contrariar os amargos de boca... ou então o próprio Chefe vai ter de os comer.

Virgínia
Embora sondagens sejam sondagens e não possam ser extrapoladas (são amostras de conveniência, apenas), parece que vais ter o mesmo PM mais uns anitos - mas provavelmente que, a ser verdade o que consta, uma excelente ministra da Educação.

A não ser que... mas isso serão cenários de que falarei um dia destes...

Virginia disse...

A história está muito mal contada e ainda quero ouvir das palavras do presidente e do assessor, como é que as coisas se passaram. O que ninguém fala é da falta de ética - a que se cahama crime, neste caso - dum jornal que publica e-mails privados de dois colegas seus de outro jornal. Foi pressionado pela agencia de Sócrates? Foi, com certeza. O Expresso conteve-se e só lhe fica bem. Mas o DN é o jornal do regime e ainda falam em salazarentos os do PSD. Nunca vi ministro tão fascista como este Pinocrates. O Belmiro diz que confia mais no Jerónimo de Sousa e mais facilmente seguiria conselhos dele do que do PM...tem toda a razão, mas o país é que fica a perder pois os milhões do Belmiro fazem muita falta ao investimento nacional.

Já não preciso da Ministra da Educação, nem para me tirar os caroços das cerejas!"!

Virginia disse...

O Expresso traz hoje novas sobre o caso de Belém e ao que parece houve mesmo vigilância do PM sobre o PR. Vai ser bonito, quando na 2ª feira a festa se estragar...e daqui a uns meses o Sócrates for plantar cebolas no Freeport.

Oxalá.

catuxa disse...

Quem vai ser a Ministra da Educação? Isto se o hipócrates ganhar, ainda não está tudo perdido...Mas que o cavaqueira devia cavaquear mais, devia, lá do alto do pedestral, para percebermos bem a coisa (ou, pelo menos, quem se vai tramar, afinal)
Já agora, para o festejo de Domingo, recomendo umas queijadinhas de Pereira do Campo, uma vila perto de Coimbra. São discretas mas muito saborosas, que o nosso Portugal não é desenxabido, não. Seja qual for o PM!

Mário disse...

Catuxa: segredo. Só te digo que sei o que vai acontecer se o PS e o PSD ficarem a menos de 5% de distância. E quem irão ser os dois candidatos (candidatas?) a PM. Isto se o Cavacão não der mais tiros no pé, nos rins e no baço... e se chegar ao day after ainda com alguma idoneidade para desenvolver o que eu acho que vai acontecer nesse "empate técnico" - e se isso acontecer, ficaremos bem servidos de PM e de ministros, mas mais não digo, embora tenha já escrito um doc hoje, com essa hipótese, para não dizerem que foi delírio!!!

Virginia disse...

Podes estar descansado que o Cavaco não vai defender a MFL. Interessa-lhe mais ter lá o Socrates mais uns dois anos a amarfanhar o povo e depois rifa-o como o Sampaio fez ao Santana. Vendetta de Boliqueime. Era bem feito, não era???
Como é que é possível pessoas inteligentes acreditarem num palhacete como o Sócrates...custa-me a engulir. Terem visto, provado e quererem mais deste venenmo. Só o povo português, que é masoquista.

Três vivas à MFL. Portou-se à altura apesar de todos a torpedearem, inclusivé o nojo dos media.

catuxa disse...

Estou em pulgas! Venham daí as novidades. Quanto aos tiros, não sei é se serão propriamente no pé, nos rins e no baço dele!! Mas, se vamos ficar bem servidos, já passo o fim-de-semana descansada. Provavelmente, a tomar uns banhos na Figueira, para queimar os últimos cartuxos de sol e aguardando calmamente o serão de Domingo. Beijinhos