quarta-feira, 23 de setembro de 2009

the falling leaves...


Chegou às 22.19 de ontem, mas hoje é mesmo "o primeiro dia".

O dia é igual à noite - aequus nox -, o equinócio em todos os locais do mundo. Doze horas para cada lado. A partir daqui, é o triunfo do breu, que não das trevas.

Hoje já vesti
uma camisola de lã
(a tarde pôs-se fresca)
E senti
o cheiro
da terra molhada
quando ouvi
o rebanho
a descer a encosta.

As primeiras luzes
acenderam-se mais cedo
e a acácia começou
a perder folhas.

O Outono chegou.

E com ele,
um conjunto
de sensações
tão díspares.


MC - 1987

6 comentários:

Virginia disse...

Pois é, mano, chegou a nossa estação preferida para fotografar, para pintar, para deitar cedo ou acariciar a lã da camisola. Já lá vai o tempo em que eu fazia camisolas para ti - com a mania do tricot que chegou a ser obsessiva.
Adoro o Outono , mas ele aqui chega um pouco mais tarde, lá para Novembro. Já me lembrei da geleia de marmelo e das castanhas e senti água na boca...deixa passar o dia 27 e a minha alma cantará mais alto.
Obrigada pelo comentário no meu blogue. Soube-me bem. Hoje foi um dia especial.

Virginia disse...

A foto não é tua, pois não? Mas é liiiinda de morrer...só apetece pintar.

Valentina disse...

Não quero deixar de fazer o meu segundo comentário, ainda que o 1º tenha ficado algures perdido no espaço invisível virtual.

Devo dizer que a sua "pausa" enquanto modo de estar, faz me no equilíbrio como uma de duas coisas:- Ou uma orientação automatizada para aquilo a que chamo :o saber, o saborear, o apreciar da vida; ou um apreciar da vida que é automático, espontaneo e muito sentido. Ambas se enquadram bem na minha de sala de estar interna, ambas fazem-me pensar nos seus pensamentos... Anseio futuras degustações paradigmáticas.Mas sempre para o bem!

Agradeço-lhe que continue.

zé disse...

É que é isso mesmo, o Outono: enroscar-se no sofá, lendo um livro acompanhado de chá.

Virginia disse...

E que tal, Zé, ir até ao meu blogue que está aqui ao virar da esquina?
Será que já deste lá um salto. Não te reconheci nos 4000 visitantes que por lá passaram :)))

Bom chazinho....tb me sabia bem se não fosse a azia com que estarei até ao dia 27!!!

zé disse...

Virgínia, já o vi, mas, confesso, ainda não comentei. O tempo é pouco até para vir aqui. Mas dada a beleza do que pinta, pode crer que o meu comentário será logo identificado. Ou então confunde-se com todos os outros... É o mais provável!:)