quinta-feira, 26 de agosto de 2010

o Forte de Pai Mogo


Perto de Lisboa há lugares, monumentos e organizações interessantíssimas para visitar. Um passeio curto basta. E talvez por exemplo as crianças gostem e aprendam mais do que a estar, durante dias a fio, nas férias, a fazer "mais do mesmo".

O Forte de Pai Mogo, por exemplo, que fica na Lourinhã. Vale a pena ir até à Praia da Areia Branca e daí seguir pela estrada litoral, que é linda, revelando praias desertas e vistas soberbas de mar e campo.

Aqui ficam algumas fotografias do Forte, ainda antes das obras que, felizmente, procederam a alguns melhoramentos, depois de ter estado quase a cair e vandalizado.


Foi classificado como Imóvel de Interesse Público, foi construído em 1674 por ordem de D. António Luís de Menezes, Conde de Cantanhede também conhecido por Marquês de Marialva e herói das guerras da Restauração.

Tinha por missão específica a defesa da praia de Pai Mogo, de modo a impedir o eventual desembarque de tropas inimigas, num lugar de fácil acesso - pode ver-se a Serra de Sintra, em dias de boa visibilidade.


Trata-se de um pequeno forte abaluartado, de arquitectura militar barroca, de planta quadrangular que possui guaritas cilíndricas de cobertura cónicas. É considerado um exemplar quase único de fortificação posterior à Restauração sem alterações arquitectónicas. Com o fim da Guerra Civil acabou a missão do Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo como fortificação marítima. Com os nosso tempos, depois de uma fase de  destruição sistemática de um belo Forte, símbolo de tempos idos e da História do País, parece estar recuperado, embora ainda se possa explorar melhor e divulgar de forma mais alargada a sua existência.


Pai Mogo é também o nome de um excelente exemplar de doçaria conventual, típico da Lourinhã, que vale a pena comprar na Casa das Areias Brancas, na vila. E depois saborear uns quantos no caminho...

Sem comentários: