crédito imagem: 3.bp.blogspot
Poucas pessoas saberão o que é que significa este feriado do 15 de Agosto, pouco notado porque coincide com férias, e ainda menos este ano, já que calhou num domingo. Mesmo entre os católicos, segundo inquéritos, a ignorância é total.
Pois é o dia de Assunção de Maria (e não da Maria da Assunção), em que, segundo consta, a Virgem foi levada para o Céu directamente, como se dizia no jogo do Monopólio, "sem passar pela partida e sem recolher o prémio", corpo e alma por inteiro, sem sputnik mas desafiando a lei da gravidade.
O que é mais curioso é que este dogma, infalível e certeiro, foi estabelecido em... 1950! É, há apenas 60 anos, pelo Papa Pio XII. Dá jeito o feriado, mas convenhamos que o pretexto é muito duvidoso.
2 comentários:
A minha avó está aqui a dizer que é o dia das "7 santas" e comemorava-se (na década de 50) em Viseu com um mega piquenique na Senhora da Saúde onde todos partilhavam o farnel e onde se íam pagar promessas.
Alexandra
Aposto que quando foi levada directamente para o céu, a Dona Maria estava em Portugal. Com tanta gente boa na fila de espera para ir para o céu, ela tratou de arranjar cunha para passar à frente de todos. Quando os outros se indignaram, os porteiros do céu alegaram problemas informáticos, coisas das novas tecnologias...
Enviar um comentário