quinta-feira, 17 de setembro de 2009

cidadãos pela Cidade


Tudo começou no desejo de alguns pais de alunos que frequentavam a Escola EB1-14, no Largo do Leão, em Lisboa, de verem a segurança rodoviária à volta da escola garantida.

O Movimento "Cidadãos por Lisboa", na pessoa de uma das suas vereadoras, Helena Roseta, foi contactado e imediatamente referenciou uma pessoa para estudar o assunto. Foi estudado, e elaborado um projecto, incluindo os chamados lollypop-men, que controlam o trânsito e evitam acidentes nas horas de entrada e de saída.

Levado à reunião do Município, foi hoje aprovada por unanimidade.

Os cidadãos fazem a diferença, numa democracia moderna. Apenas um pequeno exemplo dos graus de liberdade que ainda temos.

6 comentários:

ecila disse...

Fantástico!

Virginia disse...

Muito bem...na minha escola, já há muito que a circulação é só num sentido e a rua praticamente só serve para levar e buscar meninos, o que prejudica todos os que precisam de a usar para outros fins!! Os engarrafamentos a certas horas´são inevitáveis.
Tb tem apertado com a segurança e agora já só se entra na escola com cartão electrónico. É chato porque quando um prof aposentado como eu - trabalhei lá 29 anos - quer fazer uma visitinha , dá de caras com um empregado mal encarado que nos pergunta pelo cartão e finge não nos conhecer ou faz-se de mau!!

Elisete disse...

E que tal se estão a portar o Tó e o Zé Maria? Estão entusiasmados? Não me tinha apercebido que iam sair tantos meninos do Sta Maria. As duas salas dos “crescidos” estão cheias de caras novas e ainda me faz confusão não ver os meninos habituais. Para o ano será o nosso a dar mais um grande passo. Passa tudo tão rápido! Às vezes tenho vontade de o congelar num qualquer momento feliz mas como não posso, vacino-o com doses enormes de amor que espero lhe sirvam para enfrentar os “vírus” do crescimento. Os meus Pais fizeram isso comigo e as doses das “vacinas” devem ter sido mesmo muito fortes porque ainda sinto o efeito.

sw disse...

É mesmo muito bom saber de cidadãos empenhados em transformar, em agir, enfim, em melhorar. Gosto destas notícias.

Para além disto, adorei o "azul bonito e saboroso" que hoje podemos aqui encontrar. Como mãe de um menino que esta semana iniciou a escola "a sério", ando fascinada com o seu "poder de encaixe" e, claro, babada por o ver assim, um crescido... o 1º ano é sem dúvida um marco nas suas (e nas nossas) vidas.
Até breve!

Virginia disse...

Acrescento o azul saboroso: ver netos a entrar no 1º ciclo- 1ªclasse!!!! Vais ver tb quando chegar a tua vez...

Hoje vou buscar o Daniel à escola as 3.30 e depois levo-o à minha piscina ( no Ipanema Park), vem fazer os deveres a minha casa. That's quality time, man!"

Huckleberry Friend disse...

Aproveito para prestar homenagem ao querido Lollipop man de Old Marston, que nos ajudava a atravessar a rua há... 23 anos, quando comecei o ano na Saint Nicholas First School, hoje Primary School. A minha irmã e eu tínhamos 6 e o anos, respectivamente, e íamos a pé, sozinhos.

Postscriptum (não vá haver dúvidas): Cada vez estou mais contente por ter votado CPL nas últimas autárquicas. Fá-lo-ei de novo a 11 de Outubro, desta vez nas listas de António Costa.