domingo, 20 de setembro de 2009

é mais fácil tirar o homem de Boliqueime, do que Boliqueime do homem

Segundo a Drª MLF, mai-lo seus aliados de ocasião da FENPROF e Sindicato de Enfermeiros, o país está amordaçado. Asfixia democrática, acusa, e também diz que o governo manda fechar programas de televisão, muda directores de jornais, escuta o presidente da República e até, disse, controla a correspondência privada. Com uma segurança que só teria - como defensora do rigor da verdade que se diz ser -, se dispusesse de provas concretas e definitivas, já seguramente entregues ao Ministério Público.

E, a ser assim, não se compreende como o garante da Constituição, o senhor professor Aníbal Cavaco Silva, mantém o silêncio, os esgares e a baixa política. O homem "do leme", que chamou ao presidente Soares "força de bloqueio" por ter vetos políticos, já vetou politicamente três vezes mais do que ele. E, mesmo sem bolo-rei metido na boca para não ter de falar, ou baba a escorrer do canto da boca, não afirma nada, quando, a ser verdade o que MFL diz, está mais do que em causa o "regular funcionamento das instituições". Porventura recordar-se-á doe quando foi à Madeira e foi impedido de entrar na Asssembleia Regional - fugiu com o rabo à seringa e meteu-se num hotel onde recebeu os deputados.

A política portuguesa começa a meter nojo, mas a falta de argumentos substituída por ataques pessoais indignos e não provados, defensores do TGV ontem enterrarm-no hoje com desfaçatez, homens que investem en PPRs atacarem quem os faz e coisas destas, é de mais para o meu estômago.

E vista a dificuldade que haverá em formar governo, proponho Salazar para PR (já que é o homem mais desejado dos portugueses, ainda por cima transformado em símbolo sexy por uma série de televisão), Cavaco como PM (que ele até gostava e dar-se-ia bem com o dito PR, pelo menos a inicial aversão à Europa era igual, e o espírito videirinho parecido) e a PIDE a controlar os desvios à democracia e como garante das liberdades.

Porque é que as pessoas têm memória tão curta? E tão tuga?

5 comentários:

Virginia disse...

Não exageres....porque do outro lado tb há falsidade até dizer basta. Como é bom fazer comícios em que não há maledicência, isto depois dum chorrilho de impropérios contra a "outra senhora", retrógrada, exemplo do sec passado, salazarenta, falha de ideias para o país, etc.etc. Os comícios do PS são tudo o que há de mais agressivo e contra uma unica pessoa: MFL.

Os profs fizeram uma manifestação que não foi apoiada por nenhum sindicato, estás enganado, foram movimentos livres.

Quanto aos PPRs, espero bem que não seja verdade o que dizem pois investi nisso já depois da crise ....:((

Como diz o meu filho Zé, espero que a espiral de silêncio se manifeste no dia 27 e o país acorde ou adormeça sem Sócrates a mandar vir....e a tormentar os nossos pesadelos.

Mário disse...

Realmente a vontade é de exagerar, concordo. Mas o PR tem que dizer alguma coisa sobre um assunto que - posso estar enganado - considerao de gravidade extrema.
A sua (dele...) posição de "só depois da campanha", acaba por interferir muito mais do que se dissesse, "preto no branco" (sem racismo ou sem referências ao António Preto), o que se passa.
Um homem que convoca as TVs, na véspera de férias, sem dizer do que vai falar, para afinal cascar (por muito certo que estivesse)no Estatuto dos Açores, e que comenta à fartazana coisas como o contrato do Cristiano Ronaldo com o Real Madrid, fica calado perante a coisa mais grave em democracia?

Cavaco é o que sempre foi: videirinho, pequenino, que gosta de . Ainda bem que votei Alegre, e na próxima votarei anti-Cavaco, seja quem for o candidato (enfim, desde que não seja o Padre Loução, os dois Padres Portas, Sócrates ou alguns outros...). Alegre, por exemplo.

Virginia disse...

Vais ter azar pois há muita gente que gosta do estilo Cavaco. Não me atrai, mas tb não me atraíam J. Sampaio, sonso de 1ª, e Mário Soares, o grande "chulo" dos portugueses ( como lhe chamavam aqui no Porto) e tive de os gramar durante 2o anos.
Acho bem que o PS não pense que tem o tudo na mão, pois é muito propenso a destruir a oposição, como se viu neste governo do Sócrates. A oposição é reduzida a zero porque o governo não ouve....há que séculos que isto acontece.Depois constatam com ar candido que não há uma oposição ( é como a maledicência nos comícios PS)
Se ele fizesse polvorosa por causa das escutas vinham dizer que queria derrubar o Sócrates, é preso por ter cão e por não ter....
Não gosto muito do homem, mas só votaria em Marcelo para o substituir.

Mário disse...

Ós factos deram razão ao que escrevi. O mesmo homem que declara, há dois dias, que não fará sequer um comentário sobre o assunto antes das eleições, demite hoje o assessor alegadamente implicado.

O processo já se arrastava há 18 meses. Cavaco passa sempre uma ideia de "rigor", mas trai esse rigor desde o tempo em que era PM. Confundir rigor político com rigor facial e rigor mortis é, no mínimo, ingenuidade.

Se demitiu o assessor, é porque ele fez porcaria. E MFL, que aproveitou o caso a dizer que havia escutas, dentro da lógica da "asfixia", terá de engolir as palavras - espero que em votos no PS. Cada dia que passa, para mim, a ideia de MFL como PM obriga-me a uma dose extra de anti-histamínicos.

Mário disse...

Virgínia
Mário Soares, goste-se ou não da personagem, representou um papel essencial na implementação da democracia.
Se falhou em algumas coisas acessórias, acertou no essencial.
A história de lhe chamar "chulo" por causa das viagens, é redutor, dado que se entrámos na UE foi por ele, não pelo PSD, que se opunha.

Em 1987, quando da moção de censura ao governo minoritário de Cavaco, havia uma maioria preparada para formar governo: PS e PRD. Soares teve a lucidez de considerar essa maioria demasiado volátil, tendo convocado eleições: os resultados são sabidos: mais oito anos de Cavaco. E ele sabia.

Foi presidente de todos os portugueses, com uma política apartidária, coisa que Cavaco não sabe fazer. Idem para Sampaio, que só demitiu Santana quando o povo "já vomitava de asco, nas ruas"!

Soares não consta que tenha enriquecido - conheço-o desde 1974, sei o que tem em casa, em Lisboa, em Nafarros e no Vau, e não roubou nada ao Estado. A menos que tenha algum castelo secreto, algures.

Chulo porquê? Onde estão as provas? O País recebeu biliões de euros, durante este tempo todo, graças ao PS, que já tinha libertado Portugal de um regime proto-comunista, e salvo de duas bancarrotas criadas por um governo militarizado e por outro do PSD. Aliás, o PSD deixa sempre o país na porcaria, tanta que, quando do governo de Sá Carneiro, o ministro das Finanças desertou, afirmando que se tinha chegado ao fundo: acho que se chamava Aníbal qualquer-coisa. Em 1980.

Sei do que falo porque estive lá. No meio. Com medo mas a lutar contra ele. Em confrontos, enquanto a direita mais extrema se refugiava ou fugia, e o PSD andava a reboque.
Quem se levantou contra o PCP foram Selgado Zenha e Mário Soares. A eles devemos uma democracia estruturada. Em que eu posso escrever isto e você o contrário e a PIDE ou o COPCON não nos prende.

Pessoalmente não me esqueço - a Alameda não foi apenas o lugar onde tive casa. E o fascismo existiu!