segunda-feira, 7 de setembro de 2009

ir atrás do choro...

Ferreira Leite afirma que não há «asfixia democrática» na Madeira.

TSF on-line


MLF tem razão: para haver asfixia é necessário a pessoa ainda respirar, o que já não acontece com a democracia jardinista...

7 comentários:

Virginia disse...

Quando vou à Madeira ... e já foi 4 vezes, ando sempre de taxi e converso horas com os motoristas. Todos eles apoiam o AJ, dizendo que o que ele fez pela Madiera é indescritível.

Mas não concordo com os métodos.... Lá respira-se bem melhor, o ar, é límpido.

Anónimo disse...

Ola Virginia!
Realmente nunca me deram, à chegada à Madeira, nem máscara de oxigénio, nem ventilador... Será que os Madeirenses são ETs? São eles que votam no AJ, não são? Se não "respiram", mas votam, será que são "zombies"? Porque é que votam no AJ se ele é assim tão "mau"?
No Continente é que o ar está cada vez mais rarefeito. Nunca esperei por umas eleições com tanta ansiedade como por estas. Vou estar a "torcer" em sintonia consigo. De qualquer forma sou mais abrangente, qualquer um, menos o Sócrates.
Acho que desta vez as eleições deviam ser ao contrário, isto é, marcava-se o partido que não queríamos que fosse eleito. As contas eram feitas por ordem ascendente, se é que ía haver. Acredito que o PS ganhava por maioria absolutissima o afastamento da Assembleia.
Rosário

Mário disse...

Virgínia e Rosário

Estive mais de uma centena de vezes na Madeira, até porque fiz o meu trabalho de campo de Doutoramento lá - modéstia à parte, das 25 medidas que propus par a reforma da Saúde Infantil e Juvenil, 15 foram inseridas no Programa de Governo da Madeira, e mais de dez implementadas. Estive pessoalmente com AJJ mais de uma vez, e recebi um elogio dele oficial. Não tenho, pois, uma "raiva acéfala" contra ele.

Mas, manda a verdade que se diga, que pude contactar todo o tipo de pessoas, desde o PP ao BE. No mesmo dia em que estive na Quinta Vigia, tive um encontro que teve de ser clandestino com o Movimento do Apostolado Católico em prol da criança maltratada, e uma reunião, também clandestina com o Padre Edgar, hoje simplesmente Edgar Silva, com quem bebi uma Nikita no bar da sua namorada "O espírito da Coisa", em Câmara de Lobos.

Conheço a Ilha quase palmo a palmo, embora me faltem muitos percursos de levadas para fazer.
Assisti a muita coisa, naquela altura e depois (e antes), pude ver métodos e não me convence o argumento de que "as pessoas votam nele" - também o fizeram com outros (com os quais NÃO comparo Jardim, note-se!) como Salazar, Hitler, Chávez, Brejnev, José Eduardo dos Santos e tantos mais.
Há um real deficite democrático na Madeira, muito superior à falada "asfixia democrática" de que fala MFL. O PSD, através de Jaime Ramos, controla tudo - vejam, aliás, o caso do Jornal da Madeira, dos subsídios inacreditáveis que tem e o facto de AJJ ter uma tribuna especial no jornal, que este ano passou a ser gratuito. Veja-se a promiscuidade com o futebol, o afastamento das pessoas que não pensam como ele, e o trabalho de sapa de Jaime Ramos na gestão financeira dos dinheiros que não pertencem ao PSD, mas ao Estado. E acho inacreditável que Jaime Gama e MFL venham dar a Madeira como exemplo.

A Madeira recebeu milhões de contos e de euros - AJJ fez muito, com certeza, e apostou, no início em serviços de educação e de saúde, mas é um populista: financiava táxis que traziam os doentes desde São Vicente ou Porto Moniz, na estrada velha, esperava por eles e reconduzia-os a casa... por uma unha encravada.
Ia buscar as pessoas que sabia votarem PSD em carros alugados pelo governo para votarem, quando moravam longe, deixando os outros de fora.
A questão é saber se outros, com o mesmo afluxo financeiro, da UE e de Lisboa, teriam feito isto ou melhor.
E ainda há pouco tempo era "normal", em aldeias junto do Estreito da Câmara, que as raparigas que casavam fossem, na véspera do casamento, desfloradas pelos pais (para assegurar que o "produto" que "vendia"estava em bom estado, não fosse o noivo depois reclamar) - sei de um caso em que a comunidade se quotizou para o mandar vir da África do Sul. O direito de pernada manteve-se, durante muito tempo.

Pasma-me que o alcoolismo na Madeira nunca seja referido, quando AJJ o promove, nas bebedeiras que apanha em cada comício que faz. Quando lá estive, há um par de anos, estava-se em campanha eleitoral, e AJJ inaugurou uma rua... na sua metade oeste, para depois, daí a uns dias, a inaugurar do lado leste.

Podem detestar, odiar, ter vontade de esganar o Sócrates - um direito que vos assiste. Mas não se devem ter dois pesos e duas medidas, e quando se criticam umas coisas no Continente, e se acha normal, trivial, menores ou até boas nas Regiões Autónomas ou noutros países, não subscrevo.

Veremos o resultado das eleições mas, Rosário, duvido que quisesse ser governada pelo PP, PCP ou BE. Eu, por exemplo, não quero. E desde 1974 que me pronunciei sobre isso publicamente.

Gosto da Madeira, e o que escrevi aqui, disse-o parcialmente a várias pessoas do Governo Regional. Incluindo o meu primo, entretanto falecido, Francisco Perry Vidal, casado com uma prima direita de AJJ com quem janto sempre que vou ao Funchal.

Não sejamos extremistas nem exagerados. Mas se MFL ganhar as eleições, que governe. Veremos o que dirão daqui a 4 anos, e que nenhum professor ou aluno tenha ocasião nem pretexto para lhe mostrar o rabo...

Mário disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Mário
Houve algum problema com o comentário que aqui deixei? Era demasiado longo? Posso repetir?
Obrigada
Rosário

Mário disse...

Rosário: Não recebi... mas força! Gosto dos comentários.
Já agora, recomendo a leitura do editorial de Isabel Stilwell no Destak de ontem - vou tentar arranjar o link.

Mário disse...

http://www.destak.pt/artigos.php?art=39745