terça-feira, 31 de agosto de 2010

ciganices

Crédito Imagem: pontosumbandaequimbanda.com

Muito se tem debatido o caso das pessoas de etnia cigana expulsos de França. O assunto levará longe: se foram expulsos por estarem ilegais, se por serem considerados perigosos ou arruaceiros. Indignou-se muita gente e houve até quem, num acto de manifesta falta de lucidez, comparasse o caso ao Holocausto (que, aliás, como a palavra nazi é usado a torto e a direito).

Vale a pena relembrar, no entanto, que em Beja a autarquia construíu um enorme muro de betão para isolar a comunidade cigana do "resto" da população e que, pressionada pela Amnistia Internacional, vai embelezr o muro para não parecer tão muro. Faz lembrar o muro da Palestina, só que, como é em Portugal, as vozes adormecem e, no fundo, as "pessoas " aquiescem...

PS: a propósito dos confrontos num bairro de Loures, o jornalista de um canal nacional terminava assim: "três pessoas e um cigano foram detidas para averiguações". Continua lá, no seu posto. Para quê dizer mais? A culpa deve ser do Sarkozy...

Declaração de interesses: tenho uma excelente relação com parte da comunidade cigana de Lisboa. No que toca às crianças e aos cuidados que lhes prestam, tomara muitas "pessoas"...

5 comentários:

Virginia disse...

Tenho uma foto da minha expo no Esca em que há uma família de ciganos na tua sala de espera. Foi uma imagem ue me ficou. Pergunto o que farão os qu forem expulsos, mas tb compreendo que há pessoas que nunca se adaptam a viver dentro de regras ou hábitos comuns. Não querem renunciar aos seus costumes e tradições, mas todos nós temos de os sacrificar a toda a hora por força da vida.

Mário disse...

Confesso que, por muito que leia, ainda não consegui entender bem o problema em França. Há livre circulação. Mas com que limites? E aplica-se aos 27? Ou seja, os imigrantes estão legais ou ilegais? E se fossem de outras nacionalidades? Confesso que não consigo entender, e menos quando vi ontem as declarações de Kouchener.

Paulo M disse...

Será que Srkozy esqueceu as suas origens. O Seu pai dava na sua terra natal pelo nome de Nagybócsai Sárközy Pál. Tipicamente francês, não acham????

Anónimo disse...

As pessoas de etnia cigana que foram expulsas de França, foram-no, segundo pude ver na televisão francesa e ler no "Figaro", por mendicidade agressiva ou roubos repetidos.
É uma maneira da França excluir os imigrantes que não quer. Seleccionar a imigração que quer. Concordo. Como concordaria com a expulsão de qualquer imigrante que entrasse num país para fazer "asneiras" e não fazer o esforço de se adaptar ao mesmo. Claro que a questão é muito mais complexa do que isto, e a comunidade de etnia cigana sempre foi, de alguma maneira, estigmatizada onde quer que fosse.
Mas não podemos esquecer que estes "Roms" em particular não foram expulsos sem mais nem menos...não foram expulsos por trabalharem honestamente e contribuirem para o crescimento do país!
Acredito ainda que no país da liberdade, igualdade e fraternidade se trate apenas da consequência para pessoas que violaram a lei, e não por desrespeito a pessoas pertencentes a uma minoria étnica.

Catarina R

Sara disse...

Concordo palavra a palavra com o comentário da Catarina. Já vivi na Av. do Brasil, quase em comunhão de bairro com a extensa comunidade cigana de Alvalade e sei bem como é...festa e música a qualquer hora do dia; roubos nos estabelecimentos comerciais das redondezas; venda de telemóveis com barras de sabão no interior, ao invés de bateria, no meio da estrada, roubos, assaltos, completa inadequação da vida em sociedade. Penso que não é destes cenários que os países precisam, independentemente da etnia de cada um...