sexta-feira, 6 de agosto de 2010

exageros

Crédito Imagem: Barnabu.com

O Google Earth é uma ferramenta de cuja importância e interesse provavelmente ainda não nos apercebemos. Há uns meses, foi adicionada uma funcionalidade que permite ver as ruas das cidades, com alta definição e muito pormenor, numa visão de 360º - ainda há dias visitei Paris e fiquei encantado.

Pessoalmente, delicio-me com as imagens e, pelo que tenho visto (designadamente da rua e do bairro onde moro) nunca vi nada de "escandaloso" nem pormenores macabros.

Pois agora, um grupo de pessoas decidiu processar "o Estado português" e a Google por surgirem estas imagens, que "devassam a sua vida privada". Por amor de deus! onde é que se chegou? Aposto que o "processo" visa obter alguns euritos, somados à actividade dos advogados. Defendo o direito à intimidade e à privacidade, mas se deixam de poder aparecer imagens de um espectáculo de futebol, de uma praia ou de uma rua, então creio que o que estará ameaçado será muito mais grave do que umas figuras ao fundo que ninguém reconhece, a não ser eventualmente os próprios. E quanto a "descobrir" coisas das pessoas, como "então estavas naquela rua ao lado daquela pessoa", francamente, há meios bastante mais sofisticados e mais eficientes...

Viva o Google Earth!


2 comentários:

zé disse...

Concordo plenamente! É espaço público, que diabo!
É só "picuinhices"...
Não posso andar na rua não porque possa ser atropelado, roubado, assassinado, etc... Não! Eu não posso andar na rua porque andam aí uns mafiosos do Google Earth...

sofia costa disse...

Eu adoro o google earth, uso para reconhecer um restaurante, ou algo do género onde vou, também uso para visitar cidades aonde nao posso ir e é maravilhoso! Estas tecnologias deixam-me maravilhada e a google progete-se bem e protege também ao máximo as pessoas e os bens, desfoca todas as matrículas de carros e caras de pessoas. Mas é um facto que há muitas pessoas que, com a mania da perseguição, se sentem ameaçadas... Há até alguns países que proibiram a google de filmar as suas cidades!