quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Medicinas Complementares

Hoje faz anos o meu médico de Medicina Tradicional Chinesa. Chamo-lhe médico porque o é. Formou-se na Faculdade de MTC, em Lisboa, e tem tanto direito ao título como eu... ah, em Portugal, não.

A chamada Medicina Ocidental (?!) tratou de ocupar todo o espaço de diagnóstico e terapêutica, o que já seria errado, mas que o ainda é mais quando enveredou pelo tecnicismo e pela parte essencialmente curativa, orgânica, sem entender a prevenção, a pessoa e o ecossistema.

No nosso país, práticas como a MTC, osteopatia, acupunctura, reiki, entre muitas outras, são marginalizadas. O mais curioso é que a "legalização" destas práticas no sentido de as integrar no sistema, designadamente no Sistema Nacional de Saúde e no SNS, tem de passar por pareceres da Ordem dos Médicos, a última das interessadas em abrir mão de uma prerrogativa que adquiriu: a de ser a representante da "única" Medicina na face da terra. Pelo menos da terra portuguesa.

Acresce que mais de metade dos utentes do SNS já frequentaram ou frequentam as chamadas "medicinas alternativas" (que prefiro apelidar de "Medicinas Complementares"), pelo que continuar a fingir que "não se passa nada" é tapar o sol com a peneira. E o pior é que, na ausência de regulamentação, co-existem e convivem profissionais de primeira e arautos da charlatonice.

Chegou a altura de o Ministério da Saúde definir, de uma vez por todas, o lugar (imprescindível) destas práticas médicas, milenares e com comprovação científica. Duvido no entanto que o faça - seria enfrentar a Ordem dos Médicos e suspeito não haver coragem para tal. E por maioria de razão, aposto que, nas próximas eleições para a Ordem (este ano), nenhum dos candidatos (já há três) fará qualquer proposta nesse sentido. Pois!

Parabéns, Carlos! E obrigado por me ir resolvendo os problemas que a "Medicina Ocidental" não consegue resolver.

6 comentários:

Anónimo disse...

E é muito bom saber que o Pediatra dos nossos filhos tem esta visão acerca das "medicinas". Deixa-nos (ainda) mais seguros!

Obrigada!

Vanessa P.P.

Susete disse...

Fiquei muito surpreendida. Não estava nada há espera que o Dr. tivesse um médico de MTC :) Normalmente os médicos “convencionais” não são muitos fãs deste tipo de "Medicinas Complementares".

Parabéns Dr. por assumir publicamente.

Também tenho um médico de MTC, que já se tornou um amigo pela ajuda (e crescimento pessoal) que nos têm dado ao longo dos anos. Também sou praticante de Reiki.

Na minha modesta opinião penso que cada vez mais as duas “ciências” têm de ser integradas e complementares. O problema são os lobbies, as “quintinhas” e o dinheiro.

Parabéns ao Dr. Carlos.

Susete

Dulce AC disse...

"Parabéns, Carlos! E obrigado por me ir resolvendo os problemas que a "Medicina Ocidental" não consegue resolver"

E eu dou-Lhe os Parabéns a Si dr. Mário Cordeiro precisamente por nos trazer até nós este tema de tão grande importância...afinal não estaremos todos a falar de saúde...?! E quantos vezes de melhorias significativas de vida para tantos de nós. Não se trata de afastar um sistema em prol do outro, mas sim de nos tornármo-nos cúmplices num bem estar maior e mais significativo para todos..!
E não há nada que seja mais importante que tornarmos a vida mais aprazível sobretudo na saúde...
ou será que há..?!

num abraço amigo um olá que já é de bom fim de semana.

dulce ac

miguel disse...

Não fiquei surpreendido com este post, tendo em conta o (pouco) que conheço do editor.

Pelo seu conteúdo merece divulgação.

Sofia MJ disse...

Concordo consigo, Miguel. Conheço O Dr. Mário Cordeiro desde que o meu filho nasceu (5 anos) e apenas no contexto médico-filho-pais(conheço-o, portanto, pouco, mas não fiquei surpreendida. Fiquei foi a gostar ainda mais dele e a confiar ainda mais nele. Parabéns Dr. Mário, por ser uma pessoa francamente extraordinária!

Aproveito para o felicitar pelo seu romance "A Praça", que terminei ontem e que ADOREI! Desculpe por dizê-lo, mas surpreendeu-me, o livro. Uma vez mais parabéns!
Sofia Magos de Jesus, mãe do Guilherme Joaquim

Miguel Pais disse...

Bom aproveito a deixa para deixar um comentário e um pedido "desesperado":

- Tenho o prazer de conhecer o ilustre proprietário deste blog há 6 anos, quando nasceu a minha primeira filha. Mais do que um médico, profissional e excelente pessoa tenho o previlégio de poder dizer que é, também, um óptimo conselheiro muito para além do que se esperaria daquele que é "apenas" o pediatra das minhas filhas. Creio que nunca lho disse pessoalmente mas aproveito: Obrigado por toda a sua disponibilidade e paciência...:)
- Aproveito, também, a deixa para lhe perguntar se não conhece um bom osteopata. Não há quem me tire estas dores nas costas... :(

1 abraço e tudo de bom

MP