sábado, 14 de agosto de 2010

o forno da Brites

14 de Agosto, dia da Batalha de Aljubarrota. E Brites de Almeida, ao que consta, nascida em Faro mas padeira em Aljubarrota, terá despachado sete castelhanos que fugiam, depois da vitória lusa. Estando o povo na rua, os castelhanos pensaram que se poderiam acoitar na padaria, dado que era uma mulher que aí mandava. Cobardes (reza a História, pelo menos a que fantasiamos).

Mas saiíu-lhes a sorte grande: Brites voltou e percebeu que tinha os foragidos dentro do seu local de trabalho. À falta de Sindicato, resolveu o problema (consta): como eles estavam dentro do forno, aí vai pazada e o forno aceso.

Ficou para a História, de facto, na terra onde viveu e num excelente restaurante em Lisboa que tem o seu nome (O Forno da Brites). E como não havia, na altura, o direito ao contraditório, nem a TVio nem a SIC foram ouvir os terríveis castelhanos (nem, felizmente, o PGR, o Dr,. marinho Pinto ou o sindicato dos magistrados), pelo que a lenda se perpetuou. Ganhámos por sete a zero, hat-trick da Brites. O resto é conversa!

2 comentários:

Virginia disse...

Estive hoje no edificio donde foi defenestrado o Conde de Andeiro que tb podia ter sido despachado por uma Brites qualquer, Andava a namorar a bela Leonor de Teles que cobiçava o nosso trono....

Agora vai-se ao Corte Inglês e sujeitamo-nos a admirar a arte de nuestros hermanos...shame on us!

sofia costa disse...

E essa história está contada para crianças de uma forma engraçada e com ilustrações muito bonitas aqui neste DVD (http://www.youtube.com/watch?v=U4BrqaTi2CI), da Porto Editora, claro! :)