terça-feira, 14 de setembro de 2010

de volta à Escola!

Hoje recomeçaram (finalmente) as rotinas - levantar cedo, fazer lanches da manhã e da tarde, vistoriar mochilas... a escola está aí. e eles já sentiam saudades.

Os dias permitem ir a pé e à conversa, depois de um pequeno-almoço tranquilo, sentados. Sabe bem.

O Verão é muito bom mas muito cansativo. Só este calor é que destoa do diapasão da época.

9 comentários:

Susete disse...

A minha filha começou no 1º ano. Sentiu e continua a sentir muito a falta da comida da Tóia. O carinho e o amor são sentimentos que se sentem na comida.

Gostava de perguntara-lhe como pai e como médico a sua opinião sobre os TPC. Será produtivo para as crianças ou são momentos de sofrimento para pais e filhos onde o resultado final não justifica tanto esforço?

Obrigada,
Susete

Virginia disse...

Como professora sempre fui pelos TPC nos alunos mais velhos, penso que só individualmente se pratica a sério e se aprende a contornar os obstáculos, tanto mais que hoje em dia se trabalha demasaiado em grupo nas aulas de 90m.
Quanto as crianças, penso que a escola alemã onde andam os meus netos é excelente porque todos os alunos ficam lá de tarde a fazer os TPCs :) e depois destes feitos vão brincar nos baloiços ou à bola. Em casa já não fazem nada.
Dar TPCs a crianças que chegam a casa as 7 da tarde é uma violência.

Boa sorte para os meninos da 2ª classe. Também tenho um neto nessa categoria ! Já lê livros inteiros.

catuxa disse...

Há fases em que, de facto, as férias de verão são mais para os filhos do que para nós, mesmo que nos deliciemos a vê-los felizes e a desenvolver-se. Também é bom "voltarmos às aulas".

Mário disse...

Tenho uma ide amuito clara sobre os TPC e escrevê-la-ei numa próxima entrada. mas baasicamente sou contra, designadamente durante a semana.

Mário disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mário disse...

Uma "ide amuito" (ideia muito) resulta de mau teclado, e não de falta de TPC!!!!

Rita disse...

Rotinas, rotinas... sou tão adepta de rotinas e no entanto, é tao dificil convencer pequenos e alguns graudos da sua importancia... mandei-lhe um email tao, tao importante para mim que respondesse...

Obrigado

Rita

Alexandra disse...

Hoje, a respeito deste assunto, fiquei particularmente feliz na reunião de turma da 1ª classe da minha filha Natália. Ouvir a professora dizer que "a última coisa que quer que aconteça é que os TPC prejudiquem a vida familar" e que um dos objectivos que tem para a turma é que "apanhem o bichinho da leitura" deixa-me confiante de que está em boas mãos!
Alexandra

Rita Tormenta disse...

Quero a entrada sobre os TPC´s!!!!
Mas vou avisando que tenho uma posição muito confusa sobre o assunto ...
E mais conto, o Vicente, que entrou para o 1º ano, e que estava a sonhar com o dia D desde que fez 6 anos ( Junho) PEDIU, repito, PEDIU TPC´s à Professora...
Ontem, orgulhoso e importante, sentou-se na mesa a fazer os trabalhos de casa ( o nome, a data e uma linha para ser preenchida com círculos), para ele, aquele foi o momento mágico em que provou a todos cá em casa, que já pertencia aos grandes...
Devo dizer que a escola, pública, está a funcionar muito bem !!!
Bom ano Escolar para todos !!!