quarta-feira, 22 de setembro de 2010

dia da Mobilidade


Crédito imagem: 1.bp.blogspot.com

Só no ano passado a Carris contabilizou 359 interrupções na circulação de autocarros e eléctricos, cuja duração média foi de cerca de 40 minutos , num total de 885 horas.

TSF on line
Se imaginarmos que cada veículo leva 20 pessoas, os prejuízos, no que se refere à perda de horas de serviço, podem ser estimados em  160.000€ por veículo. Como, no geral, mais do que um autocarro ou eléctrico estará impedido de circular (40 minutos dão para acumular vários) faça o Leitor as contas...
A Carris, por seu lado, perdeu com a brincadeira 180.000€.

Como é que tão poucos podem perturbar a vida de tanta gente... e causar tanto prejuízo.

Um dia, uma pessoa que conheço foi viver para o Luxemburgo e, à boa maneira portuguesa, decidiu estacionar em segunda mão, com os quatro piscas ligados, enquanto ia comprar rapidamente uma coisa. Quando regressou ao carro estava um polícia à espera dela, com duas multas: uma, por ter estacionado indevidamente; a outra, por ter ligado os piscas de urgência numa situação não urgente. Ainda há dias o Expresso noticiou o caso de um político português que, em carro de Estado, foi almoçar e o motorista deixou o carro num local proibido, mas com os piscas de urgência ligados "caso a polícia aparecesse". É por estas e por outras que estamos na cauda (para não dizer outra coisa) da Europa.

1 comentário:

sofia costa disse...

Eu que andava de autocarro todos os dias bem sei o que isso é. Passei de praticamente 0 atrasos por ano para sei lá quantos, quase todos os dias. Aqui no Porto os autocarros funcionam muito mal mas o problema maior ainda é das cargas e descargas de mercadorias às 8.30 da manhã e dos carros de montanhas de pais a deixarem as crianças nas escolas. Ora, em ruas estreitas os autocarros passam a vida a ter que costurar a estrada e isso atrasa tudo de uma forma impressionante. Já para não falar da quantidade de dias de greve que houve dos STCP no ano passado, ao todo foram dois meses de greve, 60 DIAS!! Eu senti no bolso todos os meses, porque aqui na empresa não me pagam os minutos que chego atrasada e ao fim de um mês eram sempre VÁRIOS minutos... A solução foi o meu marido deixar-me numa estação de comboios e esses sim funcionam muito bem em que os atrasos num ano se contam pelos dedos das mãos.