sábado, 11 de setembro de 2010

nine eleven

Crédito imagem: enviado por Sérgio Paixão

Já passaram nove anos. Parece longe mas muito próximo. Estava de férias, a tomar um café numa esplanada, num dia cinzento, e um amigo meu chamou-me porque "estavam a cair aviões nos EUA" e "era um ataque". Pensei que me estava a gozar. Mas era verdade.

Tanta coisa se passou: Afeganistão, Iraque, Bin Laden, fundamentalismo, reacções pró e anti-guerra... mas o que terá estado por detrás disto tudo? Que complexos sinuosos de interesses se entrecruzaram nesse dia? Para nós não haverá respostas. Para os mais de dois mil mortos não haverá respostas nem perguntas.

3 comentários:

Virginia disse...

Foi inacreditável, vi em directo pela TV que estava aberta, não sei porque bambúrrio da sorte ...ou fado. Fiquei embasbacada, pensando que se tratava dum filme com muito mau gosto tipo filme catastrofe. A partir daí foram dias e dias a pensar no mesmo. Comecei as aulas e resolvi levar para os alunos depoimentos de adolescentes que tinham sido marcados pelos acontecimentos, Levei transparencias e fotocópias. As aulas tiveram sucesso imediato, todos estavam interessados em escrever a esses jovens , de modo que enviámos emails para os EU.
Quando estive em NY tirei uma foto fantastica que hoje vou pôr no meu blogue. Foi tirada com a Canon não digital, mas scaneei-a.

Mudou a História, não sei se para bem se para mal...mas já ninguém consegue olhar para o Islão do mesmo modo.

Anónimo disse...

E eu conto-vos o que me aconteceu nesse dia. Estava em casa de amigos, dos melhores amigos, estavamos todos na sala, o filho destes meus amigos tinha ido ver uns motares em Belém na noite do dia 8, e já depois de terminado o espectáculo aconteceu um acidente e o meu amigo mais jovem ficou logo num estado do qual não mais acordou e que culminou no seu falecimento precisamente neste dia 11.. o André tinha 20 anos e o pai não lhe comprou uma moto nesse ano, deu-lhe um carro, por entender ser perigoso...

e a realidade a que assistiamos na TV parecia de facto um filme...não era infelizmente...
e ali na casa dos meus amigos vivia-se também uma outra realidade tão triste e que também parecia não ser real...
tudo tão estranho, mesmo muito!

foi assim o meu dia 11/09/2001, que jamais esquecerei.

Um abraço amigo.
Dulce

miguel disse...

Eu estava refastelado no sofá, a dormitar, em frente da TV. Quando a Paula me acordou, estupefacta, estufefacto fiquei, mas só depois de chegar à conclusão que não estava a ver um filme de acção. Juro.