quinta-feira, 18 de junho de 2009

gripe A em velocidade de cruzeiro


A gripe A "atacou" e pôs um cruzeiro de quarentena... e vamos ver mais casos como este, seguramente, ao longo dos próximos meses.

Seguir as recomendações da DGS é a melhor forma de prevenir e actuar - nunca houve uma tal coordenação mundial em "real time". Estamos em boas mãos, desde que o "tuga" que há em nós não pense que é mais espertinho do que a OMS...

3 comentários:

Sofia MJ disse...

A propósito da gripe A e das recomendações para a lavagem frequente das mãos, lembrei-me do que aconteceu comigo anteontem na urgência de pediatria do Hospital de Santa Maria: eu esperava à porta da sala de observação com o meu filho ao colo e pude ver que o médico, ao terminar a observação de uma criança, tendo-lhe tocado, como é normal, várias vezes na pele, não lavou as mãos! chamou-me depois de ter escrito no computador. Depois de ter pedido para despir o Guilherme e quando se aproximava dele, eu disse-lhe, o mais branda que me foi possível: senhor doutor, desculpe, eu gostava que o senhor lavasse as mãos antes de observar o meu filho. Ele olhou para mim, perplexo. Percebi que tinha ficado surpreendido mas, para meu espanto, dirigiu-se ao lavatório e lavou as mãos! correu tudo bem, mas fica aquela impressão... é mau para todos! para ele inclusive... eu senti-me constrangida o tempo todo, porque (e isto é o mais extraordinário!) a colega que estava ao lado dele (na secretária ao lado) fez uma cara de tremenda repreensão ao ouvir-me pedir aquilo. Não teve, no entanto, coragem para me olhar de frente... ainda bem!!!

zé disse...

O tuga que há em nós? OH meu caro Mário, quantos não veremos com a seguinte atitude: "Eu? Eu nunca estive doente e nunca fui a um médico! Para quê? Esses gajos põem-nos doentes de propósito para depois venderem remédios à gente! Isto anda tudo feito uns com os outros, pá! Qual gripe... Primeiro foi as vacas, depois os frangos e agora é a gripe... Quando tenho gripe é só emborcar um café com cheirinho e 'tá feito! É tiro e queda! Passa logo!"
Bom, tiro não sei, mas queda... Não se cuidem não...

Mário disse...

Ontem, por causa de um seguro, tive de ir fazer análises. Para um seguro, note-se, em que solicitam hepatite B, HIV e outros similares. A técnica do laboratório/clínica que dá apoio à companhia não usa luvas e, ao cair uma gota de sangue meu sobre o formulário que ela, inadvertidamente, tinha colocado na secretária da colheita, passou com o dedo dela para limpar, limpando depois o dedo numa toalha pendurada na parede.
O formulário seguiu para a secretaria com o meu ADN escarrapachado... mas espero que sem vírus altamente contagiosos...

Ah. Máscaras? Só no Carnaval!