sexta-feira, 26 de junho de 2009

Ich bin ein Berliner!

A frase é conhecida e tem sido amplamente citada, mas vale a pena relembrar a coragem de Kennedy (por alguma razão seria assassinado passados menos de cinco meses), proferida a 26 de Junho de 1963.

Um milhão e meio de pessoas aplaudiram o presidente americano, numa cidade enclausurada por um muro, construído ano e meio antes pelo governo comunista.



"Há 2 mil anos, a frase mais orgulhosa que se podia proferir era "eu sou um romano". Hoje, a frase de maior orgulho que alguém no mundo livre pode dizer é: "ich bin ein Berliner!".

Junto a Kennedy estava o presidente da Câmara, Willy Brandt, um dos homens mais influentes no progresso da Alemanha e no êxito da social-democracia/socialismo democrático, bem como da Ost-Politik (ou real-politik), que reconheceria de facto a Alemanha de Leste. Willi Brandt acabaria por ser traído por um espião comunista e forçado a demitir-se. Ao lado do presidente americano estava também Konrad Adenauer, o chanceler alemão que implementou a liberdade e a democracia na era pós-nazi.

Hoje a Alemanha tem uma chanceler de grande nível, mas os muros continuam a ser construídos, seja na fronteira mexico-americana, seja na Palestina. Mas a América também tem o seu novo Kennedy!

Sem comentários: