sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

mare nostrum - amanhã está bom para ir à praia!


Para onde quer se vá
Ele aí está
Azul em tons de breu
Julieta sem Romeu
Bom como o fel
E mau como o mel

Tira-nos com a outra
O que dá com uma mão
Estende-nos a onda
E a rebentação

É o mar salgado
Das lágrimas de Portugal?
Ou o eterno fado
Do bem e do mal...

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

dó, ré, mi, fá, sol


As mamãs e o papás levam os filhos aos concertos, desde pequeninos. Para eles aprenderem a gostar de música. Vão ver a Aída a São Carlos, o Lago dos Cisnes à Gulbenkian, o Luganski ao CCB... e perguntam: "ó mamã, porque é que o bruxo não gosta dos cisnes?", "ó papá, porque é que aquele senhor está ali, no meio, a tocar sozinho?", "ó mamã, então o maestro não canta também?". As vezes adormecem e ressonam, Outras mexem-se nas cadeiras, desembrulham caramelos, dizem "ó papá, quando é que isto acaba?", "Cala-te, não estás a gostar?". "Estou, papá, mas quando é que acaba?"...

É bom. É bom os meninos aprenderem a gostar de música desde pequeninos. É bom tornarem-se melómanos. Assim, quando forem crescidos, farão o possível e o impossível para arranjar bilhetes para os concertos, e hão-de-se irritar duplamente, triplamente, com os meninos e papás sentados na fila da frente...

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

felizmente os cartoons "do nosso tempo" não apelavam à violência!

Quando tantas altas individualidades, sábios e até artigos científicos dizem que o mal-estar na cabecinha das crianças, actualmente, se deve à violência na televisão, sabe bem constatar que no nosso tempo os apelos eram à paz e ao amor...

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

o âmago


No prato da balança um verso basta
para pesar no outro a minha vida.


Eugénio de Andrade

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

um ou dois pixels no meio de 8 milhões...


Queda, equilíbrio, vertigem, persistência, abandono?
Só ele o saberá, o surfista que desafiava as ondas do Baleal, neste dia em que a minha câmera se cruzou com ele.

Curiosamente, um "acidente" só detectado quatro anos depois, quando ampliei a fotografia para ver "que ponto negro era aquele".

Outra coisa que aprendi: a demorar o olhar, e a tentar ver os pormenores que a primeira vista - generalista, rápida e primária -, persiste em esconder.

ai a Língua Portuguesa...


Porque é que, num SMS, quando se quer escrever "Olá Ana, daqui é o Tiago", aparece escrito "Olá, Boa, daqui é o Vício"?

domingo, 24 de fevereiro de 2008

haverá sangue

Perfeito. Extraordinário.

Daniel Day-Lewis mostra que se pode sempre ser melhor do que na última vez. Os restantes muito bons.

O enredo, denso, perturbador (como em "Magnólia"), mas com uma força enorme, mesmo que com alguma nostalgia de pensarmos que o destino por vezes manda em nós, ou será que nós é que o forjamos assim? O mal existe, dentro de cada um. E o desamor e a falta de afecto torcem um homem e asfixiam a sua parte boa.

Grande filme! Dura quase três horas, e apetece dizer, no final, em jeito de birra de menino pequeno: "quero ver mais!"

Sarko na sua versão popular

Aqui, o vídeo didáctico em que Sarkozy insulta um homem que disse, na Feira da Agricultura, não pretender ser tocado por ele.

Só faltou acrescentar: "Não te compreendo, mec, a Carla adora que a toque..."

Simplesmente lamentável!

sábado, 23 de fevereiro de 2008

exemplos de inteligência luso-nacional

Dois exemplos, que vivenciei hoje, de como a estupidez (no primeiro) e a ignorância (no segundo) podem ser impeditivas de boas práticas e causar mossa a terceiros:

1º uma criança foi vacinada aos dois meses e tinha a vacina seguinte aos quatro meses. Completa-os hoje, 23. Ontem, 22, foi ao centro de saúde, em Lisboa, para a vacina. Foi mandada embora porque ainda não tinha 4 meses... a (desculpem-me) estúpida da enfermeira nem pensou que os micróbios não têm calendário, que dois meses de intervalo não são rigorosamente dois meses certos, e que a sua teoria fica num imbróglio porque Dezembro e Janeiro têm 31 dias,mas Fevereiro só 29. Não pensou, apenas, porque o único neurónio que deve ter estaria eventualmente ocupado em saborear os enredos picantes da novela da véspera - e a criança e pais que se lixem;

2º há muito que os estudos dizem - e hoje foi novamente demonstrado num artigo publicado na mais conceituada revista pediátrica mundial -, que umas gotas de água com açúcar, dadas uns instantes antes das injecção, diminuem em muito a dor quando da vacinação. Há também adesivos que se colocam durante breves momentos e que anestesiam a área a ser puncionada, e que custam uma pouca de xica-larica. Uns pais atreveram-se a colocar as duas hipóteses, para o seu filho de seis meses. Foram gozados e apelidados de "mariquinhas" pela enfermeira. Que, a meu ver, além de arrogante e estúpida, deve ser adepta do sado-masochismo.

Assim vai Portugal, minha querida amiga e colega Ana Jorge.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

o filme ansiosamente esperado


O nome Frankenstadium, diz tudo do que poderia acontecer... e veio a acontecer. O monstro, afinal, salvou-se das garras da população, e revelou-se a sua boa natureza. Ai, não, esse era outro filme.

Pois, neste os gloriosos e corajosos triunfam sobre as forças do mal. É isso.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

o Bem Amado revisitado


Além da mensagem, perfeitamente explícita, deste aviso, trata-se quanto a mim de um bom princípio de vida: que ninguém nos queira enterrar antes de tempo, ou sem autorização superior! Por mim, adoptei-o, e agradeço à Junta de Freguesia de Caria.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

os tiranos também se abatem

"A História me absolverá" - disse Fidel, em pleno julgamento, nos anos cinquenta, quando era ainda prisioneiro do ditador Fulgencio Batista.

Esta confiança total nos desígnios da História fê-lo, como em tantos outros casos, confundir idealismo e missão com ditadura de inspiração divina.

Tornou-se num ditador feroz, dinossáurico e obsceno. Tem sangue nas mãos e Cuba não é o paraíso dos "amanhãs que cantam", mesmo dando o desconto de um ignóbil embargo norte-americano. É um país paupérrimo, desigual, onde só não há SIDA (?!) porque um decreto governamental não permite (e os doentes de HIV estão em "sidários").

Hoje "desistiu", diz ele, da presidência. Desistiu... está mais morto do que vivo, e ainda quer criar a ilusão de que poderia continuar. Deixa o irmão, que tem tanto sangus e injustiça nas mãos como ele.

"A História o julgará!" - assim é que é a frase universal. Se o absolve ou não, não é a Fidel que compete dizer. Por mim, já tenho o veredicto, mas como não sou juíz nem sou a História, limito-me a expressar o meu enorme contentamento de cidadão do mundo, ao ver desaparecer de cena mais um torcionário e ditador.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Kosovo

Nasceu há momentos um novo país na Europa.

Para lá da polémica, da justeza, dos eventuais precedentes, que haja paz, prosperidade e verdadeira independência.

A utopia é sempre bonita, mesmo que o amanhã traga nuvens escuras. Cabe também à Sérvia respeitar as decisões dos poderes eleitos, e orgulhar-se de gerar um novo Estado.

mais um para o arquivo morto...

Abusos sexuais na Casa do Gaiato sem provas.
Fraqueza de indícios arquiva processo que envolvia instituição de menores em Penafiel. Relatório da Segurança Social lançava vários alertas e aludia à existência de algumas vítimas.
- Jornal de Notícias

Porque será que só se apanham alguns abusadores esporádicos, e nunca os que se escondem em organizações e instituições.

O papel da Igreja Católica, nas instituições que lhe dizem respeito, tem sido, quanto a mim, muito negativo, colocando entraves, não denunciando, fechando os olhos.

"Deixai vir a mim as criancinhas!" - disse Cristo. Mas creio que o sentido da frase não era aquele que, ao que se sabe, muitos funcionários ligados à Igreja dão...

"E as crianças, Senhor, porque lhes dais tanta dor, porque padecem assim?" - pois é, Augusto Gil. É uma pergunta sem resposta. Ou com resposta mais do que evidente.

Imagem: Google

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

uff!

Secretário de Estado da Protecção Civil nega retroactividade...

dos jornais de hoje

O povo pode pois estar sereno, porque a rectaguarda está bem protegida: o Governo além de simplex, é "prafrentex".

se é só para isso, estás desculpado...

Bush justifica la 'asfixia simulada' como método para obtener información
El presidente de EE UU asegura que vetará la ley que prohiba el uso de esta técnica

(El Pais)

Dois comentários:
- para que é que poderia servir a asfixia simulada, se não para obter informações? Para que serve a tortura executada por serviços policiais?
- sugere-se ao próximo (a) presidente que obtenha de Bush informações, usando todos os métodos, designadamente este, para iniciar o mandato com o máximo de conhecimentos. Por exemplo, onde estavam as famosas armas químicas...

nomes...

Manuel Buíça, de seu nome completo Manuel dos Reis da Silva Buíça foi o regicida que, efectivamente, alvejou de forma mortal, D. Carlos I. Era filho do pároco de Vinhais, e de Maria Barroso.


Dizem a Wikipedia e muitas outras fontes...

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

unidos vencerão?

Esta não é dos sítios por onde andei, mas sim de Peniche.

Adoro o nome, tão ouvido nos anos pós-25 de Abril, e que depois se deixou cair totalmente, salvo nos tempos de antena gravados na cozinha da Carmelinda Pereira.

O mais curioso, ainda, é que o caminho apontado aos "proletários" é a direita!

PS: Miguel, aceito o desafio das "crónicas" do Portugal profundo, mas para isso necessito de tempo, que é bem que tem escasseado nestes dias. Talvez depois do fim de semana.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

duarte e companhia

A sabedoria toponímica das gentes do Sabugal é imensa.

De um lado, o que foi Rei; do outro o que gostava de o ser.

Guess who is who...

domingo, 10 de fevereiro de 2008

de volta


Meus Caros. Obrigado pela preocupação, mas sem desprimor, não era necessária, porque estive cinco dias no Portugal profundo, sem net e muitas vezes sem rede de telemóvel. Mas com lareira, cabrito assado, bom vinho, livros, música e, last but not least, excelente companhia.

E cá estou. A partir de amanhã, recomeçam as "hostilidades"...

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Carnaval: a palavra vem de "a carne nada vale". Acham?

sábado, 2 de fevereiro de 2008

salut!

Um romance que tem sido muito comentado, quase sempre com algum juízo de valor negativo.

Quem sabe do amor dos outros? Pois que sejam "felizes para sempre", ou pelo menos enquanto durar o idílio.

E assumirem o romance mostra que se evoluíu. Felizmente. Ainda se lembram dos comentários da família Soares e do PS em relação a Sá Carneiro e Snu Abecasis?

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

antecipando...

Vêm aí uns dias de férias.

Com chuva? Quero lá saber.

Com frio? A lareira vai saber melhor.


Levo livros, discos e muita tranquilidade.

Espero uns dias criativos e sossegados. Mas vou blogando, enquanto tiver acesso à net...

Adoro Carnavais assim.