sexta-feira, 30 de abril de 2010

passaram-se da cabeça!!!

Depois do funcionário britânico que decidiu propôr uma marca de preservativos Benedict, a ser inaugurada pelo Papa na visita ao Reino Unido, a Atlantis, fábrica lusa de cristais, fez sair esta peça, comemorativa da visita do chefe da Igreja Catíolica, e que intitulou de "Nossa Senhora".

Melhor que isto, só a estátua do Cutileiro no alto do Parque Eduardo VII, a comemorar o 25 de Abril...

Sem mais comentários...

os salteadores

O ataque despudorado dos especuladores à economia de Portugal, bem como à da Grécia (por muito mal que esta esteja), é obsceno.

Não sou patriotiqueiro, mas é revoltante ver como uns senhores (a que título?) determinam mudanças de ratings, sem que nada se tivesse passado desde a última avaliação (pessoas insuspeitas, como César das Neves, dixit), lançando o caos em economias que precisam de estabilidade para, exactamente, crescerem e subirem nos ratings.

Depois da Espanha, fala-se já nos EUA. Mas quem é esta gente? E estes especuladores? Pagarão impostos? onde vivem? Ameaçam governos e ninguém os controla? Sob que leis vivem? As das Ilhas Caimão?

Só o facto de nos designarem (com a Itália, Grécia e Espanha) por PIGS, diz tudo... estupores!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Parabéns, Dom Manuel.

Um homem culto, rigoroso e nobre. Ganhou o Prémio Pessoa, cujo montante já destinou a obras sociais.
Fez um bom discurso. O seu nome é Manuel Clemente, Bispo do Porto.

Assim fosse toda a Igreja, mas ao menos alguns dos seus representantes sabem ser representantes de Cristo.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Guernica


E a flor? Só quatro pétalas. Ou três?
Ainda viva.
E a luz do candeeiro? Extensão do músculo do braço. Só braço.
Acesa.
E o filho? Já não. Só o grito na boca retorcida da mulher.
E a besta? Narinas fumegantes e patas muitas a esmagar a eito.
Tão funda a dor. Tão sem remédio o espanto.
Aconteceu?

Licínia Quitério

Só tive a verdadeira percepção do que foi Guernica quando vi, ao vivo, o quadro de Picasso, no Prado, juntamente com dezenas de esboços da sua obra.

Foi a 26 de Abril de 1937, às quatro da tarde (quase às cinco, como no poema de Llorca), que a Legião Condor, braço da Luftwaffe destinado a dar apoio ao fascismo espanhol, por ordem de Franco bombardeou a vila de Guernica, no País Basco. Dos 7.000 habitantes, mais de 1.500 foram mortos no que constituíu o primeiro bombardeamento aéreo de áreas civis da História.

É um quadro que merece muitos minutos de contemplação. Cada pormenor revela-nos mais e mais, sobre o horror. A Besta esteve presente no 426, não apenas no 666.



domingo, 25 de abril de 2010

modalidades

O Benfica sagrou-se há momentos campeão europeu de Futsal. Sendo uma modalidade cada vez mais apreciada e praticada pelas crianças e adolescentes, é pena ainda ser pouco divulgada em termos de televisão, por exemplo. Parabéns também ao Porto, que pela décima vez consecutiva ganhou o campeonato nacional de óquei em patins e a Direito que ganhou o título nacional em râguebi. Ou aos judocas portugueses que trouxeram de Viena uma medalha de ouro e uma de bronze.

O futebol é o desporto-rei, sem margem para dúvidas. Mas não haverá também espaço para as outras modalidades?

Viva a Liberdade

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Sophia de Mello Breyner Andresen

(como disse Adriano Moreira, há dias, na Antena Um: "Quer saber o valor da Liberdade? Perca-a e já o saberá...")

sábado, 24 de abril de 2010

a (re)ver...

Se não viram, vejam! Se viram, revejam. Com excelentes desempenhos (Meryl Streep é excepcional, mas Philip Seymour Hoffman não lhe fica atrás), deixa um travo de inquietação. Seria, não seria? Teria sido? Agora, que tanto se fala de abusos sexuais na Igreja (ainda ontem o bispo de Bruges, na Bélgica, pediu a demissão porque abusava cronicamente de um rapazinho), ver este filme é quase uma obrigação.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

um livro por uma rosa! Por São Jorge!

Hoje é o Dia de São Jorge, no qual se comemora a morte de Jorge de Capadocia, no dia 23 de abril de 303.

Padroeiro de diversos países, entre eles Portugal, São Jorge é o patrono dos escoteiros (este é o Dia do Escoteiro) e, neste dia, também se comemora o Dia do Livro.

Na Catalunha, é tradição os homens oferecerem uma rosa às mulheres, e estas um livro a eles. E isto porque havia um dragão, mau e sinistro, que exigia devorar uma pessoa por dia para manter a paz com os restantes cidadãos. Todos os dias era sorteada uma pessoa para o sacrifício. Um dia, foi uma princesa a sorteada e apesar de muitos se oferecerem para a substituir, ela avançou para a cova do dragão. Quando este estava quase a devorá-la, apareceu São Jorge que matou o dragão e a salvou, cravando-lhe a espada no coração. Do sangue do dragão nasceu uma rosa.




Ofereçam livros e rosas: neste dia: além de participarem no cumprimento de uma tradição, é bonito e sabe bem!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

fresh air!

Durante décadas, a "ditadura" dos grandes partidos, no Reino Unido, fez com que o Partido Liberal e o Partido Social-Democrata, depois unidos nos "Lib-Dem", tivessem entre um quinto e um quarto dos votos mas elegessem menos de 10% dos deputados.

A ausência de debates acentuava a injustiça resultante da existência de círculos uninominais. O "3º partido" exige mudanças no sistema eleitoral desde há mais de 25 anos, mas os "grandes", não dizendo que não, acabam por nada fazer. E têm a maioria dos votos. Thatcher, Major, Blair, Brown. Todos passaram e nada se fez. Cameron também não estava para aí voltado.

Só que os media, felizmente, mostraram que são o 4º Poder, na boa acepção da palavra: e eis Nick Clegg a surgir como o "Obama" inglês, trazendo uma lufada de ar fresco para a política britânica, com a vantagem de não estar envolvido nas políticas ou nos escândalos recentes.

Filho de uma alemã e de um russo, casado com uma espanhola e educado na Holanda e na Bélgica, Clegg é, sem sombra de dúvida, o homem do momento. Mesmo que os Lib-Dem não tenham a maioria dos deputados, conseguirão ser a charneira. Só que sem serem um BE...

PS: Cameron desperdiçou, nos dois debates havidos até agora, quase todo o capital conseguido em anos e anos de oposição inteligente. E Brown tem sido "cada vez mais do mesmo".

estava a doce Inês posta em sossego...

A lei não definia, tal como não o definia o regulamento interno da AR. Quando se candidatou já morava em Paris. A AR paga a todos os deputados uma deslocação semanal a casa, mesmo quando o preço do avião é mais caro do que para Paris, como acontece com as viagens para as Regiões Autónomas.

Mas... mesmo que juridicamente Inês de Medeiros tenha direito a ser ressarcida pelo que gasta em "ir a casa", é moralmente "abaixo de cão". Apenas isto, na minha modesta opinião. E porque é que os deputados (que se reformam ao fim de um par de mandatos...), têm estes direitos, enquanto qualquer um de nós, se for trabalhar para longe, vai por mera conta e risco pessoal. Mordomias para quem, mesmo recebendo mal, deve é lutar por melhores salários e não fingir que não quer mais, escondendo-se em benesses próprias de um país do "enésimo mundo".

hoje é Dia da Terra - PARABÉNS!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

entre Kaczynski e Krakow, voto na segunda...

Não morria de amores pelo Presidente da Polónia, e se, como se diz, a loucura aeronáutica do avião em que a fina flor do estado polaco faleceu se deveu à sua obstinação e prepotência, ainda vejo mais confirmadas as minhas reservas.

A ver, agora, se o mano gémeo (um PM reaccionário, ultramontano e patriotiqueiro) ainda ascende à chefia do Estado... esperemos que os polacos não votem com a nostalgia, num lado, e o catolicismo arcaico, no outro..

Mas disto tudo, designadamente das imagens televisivas, ressalta uma coisa: a beleza de Cracóvia. A fazer lembrar Praga. Já a assinalei como potencial destino de férias.

terça-feira, 20 de abril de 2010

ah, vulcão de uma figa!

O malandro do vulcão fez-me a partida: uma semana de férias, ambicionada e programada há tanto tempo, "torpedeada" pelo encerramento dos espaços aéreos. Mas à falta do país de destino (ficará para uma próxima vez...), há muito que ver quando se viaja "sem destino". Como esta paisagem perfeita, algures em Portugal (desculpem: não revelo "segredos de estado"...).

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Lisboa em grande

O Largo do Carmo é um dos locais mais bonitos de Lisboa, e agora está cheio de serviços de excelente qualidade (para lá da "Leitaria Académica"), nomeadamente um óptimo restaurante indiano.

É ideal para um almoço de sábado, ao sol, na esplanada, a ler a "jornalada".



Qual não foi o espanto quando vi, no último sábado, a GNR a oferecer passeios de charrete, para os turistas e restantes cidadãos, e voltas a cavalo a quem quisesse montar...

Mas o melhor estava para vir, quando dois GNR, mascarados de leão e de dragão (só faltou a águia, que estava em Coimbra...), apareceram para divertir os mais novos e pregar partidas aos mais velhos.



A dias de comemorar o 25 de Abril, que teve o seu apex no mesmo Largo do Carmo, e relembrando as horas de tensão vividas no quartel da GNR, é muito salutar ver os defensores da ordem tão bem entrosados com o povo.

Terminar o passeio com uma visita ao Convento e descer no Elevador de Santa Justa, depois de admirar a vista do miradouro, completa estes momentos tão fáceis e exequíveis quanto bons. As crianças não se vão esquecer...

sábado, 17 de abril de 2010

coragem e determinação!

O alpinista João Garcia atingiu, hoje, sábado, o cume do Annapurna, e tornou-se no primeiro português e no nono alpinista do Mundo a completar os catorze picos do planeta acima dos 8000 metros, sem ajuda de oxigénio artificial.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

o despertar do Vulcão

Este ano já tivemos a força das águas, na Madeira e no Rio ou no Bangla-Desh, a força da Terra, no Haiti e na China ou no Chile, a força do vento. Agora foi um vulcão, há mais de 300 anos adormecido. Rugiu e conseguiu perturbar a vida de uma Europa quase inteira.

"Ashes to ashes", neste caso, cinzas para o ar, e lá ficam os pássarões de metal a aboborar em terra, com milhares de passageiros estupefactos e desaustinados, até que Sua Excelência se lembre de adormecer mais um par de centenas de anos...

quinta-feira, 15 de abril de 2010

amén ou "hey, man"!

Para que não me acusem de anticlericalismo primário (ref: post anterior), aqui vai uma fotografia do Cristo-Rei... provavelmente já fardado para receber Sua Santidade e à espera dos sete pontos que faltam para bater as palmas...

quarta-feira, 14 de abril de 2010

tolerância ou lambe-botas?



A decisão do Governo em dar tolerância de ponto na tarde de dia 11 e de dia 14, em Lisboa e no Porto, respectivamente, e no dia 13 em todo o país, é ridícula, aberrante e contraproducente, tanto mais numa altura em que o país atravessa uma enorme crise. O Papa é um líder religioso. Portugal é um Estado laico. Que contraste com a vinda do Dalai Lama, outro líder religioso que nem sequer foi recebido pela Assembleia da República ou pelo Governo. É chocante e, mais uma vez, Salazar deve estar a dar pulos na tumba, a ver que a fusão entre o Estado e a Igreja Católica sempre continua. Pode ser é que o Papa seja preso em Inglaterra, e nem sequer venha cá. Há limites, e não é por acaso que as confederações patronais e as centrais sindicais se uniram para condenar esta medida populista, demagógica e favorecedora de mais "pontes" e férias.

terça-feira, 13 de abril de 2010

kiss my lips...

Exercitar dezenas de músculos, libertar endorfinas, combater a depressão, diminuir o stresse, queimar calorias: tudo isto resulta de um beijo apaixonado: "É o teletransporte para um paraíso".
                   JN


Subscrevo! E acho que só o Judas se deu mal com esta história dos beijinhos!

Hoje é o Dia Internacional do Beijo, criado em Itália, em 1982, quando um padre de uma pequena vila instituíu um prémio para as mulheres que não tivessem sido ainda beijadas, dado que aí habitava Enrique Porchelo, um garanhão a quem "não escapava uma". O padre morreu e as moedas de ouro que constituíam o prémio nunca foram atribuídas - o italiano tinha beijado já toda a gente - nem encontradas...

suicídio ou eutanásia?

Fico na dúvida qual dos caminhos o Vaticano está a seguir, com estas declarações...

É a homossexualidade e não o celibato dos padres que o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, relaciona com a pedofilia e com os casos de abusos no seio da Igreja Católica.
          Público on-line

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Nascimento Rodrigues

Morreu Nascimento Rodrigues, um eminente jurista, até há bem pouco tempo Provedor da Justiça, tendo sido também um dos mais destacados membros da OIT e especialista no Direito do Trabalho, tendo ajudado a formação da Constituição de alguns PALOP. Homem íntegro, discreto mas incisivo sempre quando necessário, era casado com uma pediatra que foi minha chefe. Tinha uma casa na Areia Branca, para onde ia aos fins-de-semana. Muitas vezes o encontrei por lá. Um grande Homem. E um abraço à Isabel e aos filhos.

moinhos - um pormenor nostálgico na paisagem

Na semana passada celebrou-se o Dia dos Moinhos, e neste sábado, centenas de moinhos abriram as portas para os visitantes poderem ver como são por dentro, e tivessem a oportunidade de conversar com os moleiros.

Na Região Oeste, os moinhos são um ex-libris, apesar de estarem a ser substituídos, na paisagem, pelos moinhos de energia eólica, "passarões" desengraçados que em nada se assemelham à ideia que temode de "um moinho".

Estas fotografias são dos moinhos da Pinhoa, na freguesia de Moita dos Ferreiros, Lourinhã, que foram recuperados e estão abertos ao público durante todo o ano. Vale a pena visitar!

Curiosamente, nenhum meio de comunicação referiu que Vitorino Nemésio foi o fundador e presidente da Associação Portuguesa de defesa dos Moinhos, nos anos setenta.

Fotografias: MC

domingo, 11 de abril de 2010

o maior

Obrigado, Lionel Messi, por nos dares tanto gozo, ao ver golos, passes, jogadas, imaginação e talento, com humildade, categoria, classe, simplicidade. Como é que um pateta qualquer da FIFA dizia que a eventual ausência de Messi não iria ser notada no Mundial! Perdoai-lhes Senhor...

sábado, 10 de abril de 2010

um novo desafio

Pois é. No dia 15 começo aulas de violino. Eu e o meu filho Eduardo (ele sabe mais do que eu, porque já teve aulas). Um sonho de sempre, possível porque fui incentivado e apoiado pela Catarina! É excelente experimentar coisas novas, só pelo gozo de aprender.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

os 4 de Liverpool

Pois é, já eles cantavam:

 A Hard Days´night; mas All together now, Ooh! my soul; e I don´t want to see you again...


e ainda Misery, I should have known better, You can´t do that, I´am a loser, I am only spleeping, The end, I´m down, I forgot to remember to forget, Cry baby cry...

mas isso foi YESTERDAY, porque na terça, With a little help from my friendsWe are more popular than Jesus!!!!!!!!!!!!! (e Tomorrow Never Knows).

quinta-feira, 8 de abril de 2010

onde e quando terminarão estes crimes?

A epidemia de abusos sexuais na Igreja é chocante e quase inconcebível. Conhecidas que são as raízes - celibato, perfil de muitos padres, poder perverso, fragilidade das vítimas e, só em alguns casos, verdadeira pedofilia -, é inacreditável o comportamento das autoridades eclesiásticas, desde bispos a cardeais e, inclusivamente ao papado.

Ontem foi na Noruega, país luterano, mas não há continente que escape - e com toda a probabilidade, apenas se conhece a ponta do iceberg.

Pela primeira vez, contudo, a Igreja Católica é confrontada pela sociedade civil e só o medo e submissão das vítimas impede mais acções criminais. Por outro lado, os representantes da Igreja têm mantido uma atitude defensiva - excepção para um ou dois casos -, e a comparação com a perseguição aos judeus é ultramontana e surrealista. Mas é assim que a Igreja sempre se defendeu, mesmo quando espadeirava "infiéis" ou queimava pessoas e livros "em nome de Deus".

Razão tinha aquele rabino que, tendo feito uma viagem de combóio com um padre, foi atormentado por este, continuamente: na hora da merenda, o padre oferecia-lhe chouriço, marisco, febras, e depois dizia, cínico "quer? Ah, pois... a sua religião não permite..:". Quando desceram do combóio, o rabino apresentou-lhe a mulher, uma loura espampanante, e disse com um sorriso: "quer? ah, pois... a sua religião não permite...".

quarta-feira, 7 de abril de 2010

a Ciência pula e avança... aos pulos...

Haverá interessados em saber isto?

arquitectura, urbanismo e saúde

Celebra-se hoje o Dia Mundial da Saúde. Este ano, a OMS escolheu o tema "A influência da arquitectura e do urbanismo na saúde". Não podia ser mais pertinente. Da insolação aos ventos dominantes, da insalubridade dos logradouros ao trânsito, do ruido aos espaços verdes, passando por aspectos interiores relacionados com a saúde mental, depressão e acidentes, o espaço habitacional e o espaço urbano são considerados dos factores mais importantes para a saúde, seja para a sua promoção, seja para dar cabo dela. Vale a pena, pois, reflectir sobre estes aspectos e pensar em como se aplicam no nosso exemplo pessoal, e quais os graus de liberdade que temos para melhorar a situação. As escolhas são nossas...

terça-feira, 6 de abril de 2010

gramar a pastilha

A Câmara Municipal de Lisboa inicia este mês um projecto "a título experimental" de limpeza de pastilhas elásticas nos passeios do Rossio, com o objetivo de eliminar "na totalidade" a presença de pastilhas no pavimento.
          TSF on-line


Adjudicada a uma firma da especialidade, limpar as principais ruas da cidade desse nojo vai sair caro aos cidadãos.

É das coisas mais encanitantes - por falar em encanitante, ainda consegue ser pior do que o cocó de cão, porque não sai dos sapatos - e deveriam ser passadas coimas a quem fosse apanhado a cuspir pastilhas para o chão.
Quando me acontece pisar uma, fico piúrso. Já sabem como me irritar... mas ainda bem que a CML vai fazer alguma coisa, só duvido é que, sem responsabilizar os porcalhões, as coisas continuem iguais ao que são.

domingo, 4 de abril de 2010

Páscoa Feliz!

sábado, 3 de abril de 2010

the Oxford-Cambridge boat race

Há 156 anos, Charles Merivale e Charles Wordsworth, estudantes de Cambridge e de Oxford, decidiram organizar uma regata entre as duas universidades, a qual teve lugar em Londres, no Tamisa.

A Regata Oxford-Cambridge é um evento que estimula a rivalidade saudável entre as duas mais famosas universidades do Reino Unido e, talvez, do Mundo. Quando estive em Oxford, em 1986-87, assisti por diversas vezes aos treinos, no Tamisa e no Cherwell, em Oxford, sempre com um entusiasmo enorme dos estudantes. "The other place", como em Oxford se referia a Cambridge era "o inimigo a abater", mas tudo com um excelente fair-play. E sem penaltis...

Este ano não sei (ainda) quem venceu - espero que tenha sido a "minha" (por empréstimo) universidade de Oxford.

University and Airline Bomber

A 3 de Abril de 1996, Unabomber foi preso.

O que teria levado este professor de Matemática, Theodore Kaczynski, a dedicar tanto engenho a fabricar... engenhos explosivos que mataram 3 pessoas e feriram mais 23, durante mais de 18 anos?

Professor de Matemática numa das mais famosas universidades americanas, a de Berkeley, depois de estudar em Harvard e se doutorar no Michigan, o seu nome UNA veio de "university" e "airlines".

Parece que o que o motivou foi o ódio ao capitalismo e às tecnologias avançadas. Mas foi a simples revelação de cartas escritas à mão, pela família mais próxima, que o revelou ao FBI.

Mais valia que tivesse passado algum tempo mais no messenger...
O antes e o depois, de Unabomber

sexta-feira, 2 de abril de 2010

a abstinência de Sexta-Feira Santa

Devia ter aí uns sete ou oito anos e estava a estudar piano, já que estava em férias. De repente, a empregada chegou à sala e deu-me um responso: "Não se toca piano hoje. Às três da tarde, ainda por cima, à hora em que Jesus morreu". Entendi, então, que estudar uma sonata de Mozart era um acto de desrespeito pelo Cristo crucificado, tanto mais (acrescento agora) que era música de um maçónico, mesmo que esta ligação do compositor fosse provavelmente desconhecida da minha empregada...



Também me fazia alguma confusão a abstinência de carne na Sexta-Feira Santa, especialmente porque era permitido comprar ao Papa a revogação dessa obrigação (a Bula). Mesmo em criança, achava que era um bocado injusto os sacrifícios serem só para os menos afortunados.

Quando estava a estudar Sáúde Pública, reli a Bíblia e fiquei impressionado com a quantidade de mensagens de saúde que, provavelmente, ditas pelos homens e não "por Deus" não seriam cumpridas - desde o não comer carne de porco ou mariscos, a enterrar os cadáveres ou o jejum e abstinência periódicos.

Mas devo dizer que o que mais me confrange é ver "católicos" (só pode ser com aspas) a dizerem que não comem carne hoje, mas ao mesmo tempo a rirem-se quando conversam sobre se se vão deleitar com gambas al ajillo, ou um salmão no forno, bacalhau à lagareiro ou arroz de polvo. Já nem discuto, mas faz-me um bocado de náusea... e nesses momentos, só espero que haja mesmo Deus, para ver a cara deles, quando O tiverem de confrontar, mais a sua esperteza saloia. Estarão feitos... "ao bife", certamente.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

o "lava-pés"

"Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também ". Jo 13:14.

A cerimónia do lava-pés tem um  valor simbólico muito grande, e só é pena que a arrogância de alguns senhores da Igreja, autênticos "vendilhões do Templo", tenha feito tábua rasa deste (e de outros) actos de humildade que foram exemplos na vida de Cristo.

Recordo-me das missas de Quinta-Feira Santa, no Mosteiro dos Jerónimos, celebradas pelo Padre (depois ex-padre) Felicidade Alves, em que este gesto era repetido, como doze homens da comunidade, e o prior lavava os pés aos homens, revelando ser, realmente, um ministro de Deus e dos fiéis, no que a palavra significa: servidor. Memórias...

existe o verbo "mentir", mas não existe o "verdadar"... coisas do 1 de Abril


Um estudo realizado na Faculdade de Medicina da Pensilvânia, EUA, utilizando a ressonância magnética funcional do cérebro, chegou à conclusão que as pessoas dizem, em média, 200 mentiras... ou pelo menos, “inverdades” ... por dia, ou seja, mente-se uma vez em cada cinco minutos. A primeira questão poderá ser: “quem é que ficou com as minhas outras 199 mentiras?”. A segunda poderá ser: “e se nas minhas oito horas de sono digo mais de sessenta, será que as digo em voz alta?” .

Mas os cientistas vão mais longe, e relacionam o desenvolvimento cerebral com essa capacidade de enganar o próprio – o aperfeiçoamento cerebral, especialmente nas relações com os outros, está directamente relacionado com a facilidade com que se mente. O maior mentiroso é o que se organiza melhor em sociedade, no que se chama, agora, “inteligência social”. Mentir é mais ardiloso, difícil e complexo do que dizer a verdade. E, concluem os investigadores, a linguagem poderá também ser positivamente afectada por esta capacidade humana de mentir.
O que é a verdade? Segundo um dos maiores filósofos do século XX, Ludwig Wittgenstein, a verdade pura não existe porque existem sempre possibilidades de recontar os acontecimentos e os factos, abrindo novas hipóteses e explicações. Pois a não existir verdade, também não existiria mentira...


De qualquer modo, mesmo sem ir por esse caminho, fica a questão: o que é mentir? A mentira é um pecado, diz-se! Pelo menos, socialmente, é uma demonstração de um defeito de carácter, e pode inclusivamente levar à demissão de governantes.

Há mentiras piedosas, seja o que for que isto significa, e mentiras duras, mentirinhas e mentirolas. E às crianças, deveremos sempre dizer a verdade, para as educar a dizer sempre a verdade? "Diz a verdade!" - exigimos, dando até a entender que o dizer a verdade será um factor abonatório para quem fez a asneira.

Mesmo sem ser para copiar os adultos, as crianças mentem por vários motivos: para se defender, para tentarem iludir a realidade e torná-la menos cruel, porque confundem os factos com a sua fantasia interna, porque não entendem o que foi formulado, por estratégia ou simplesmente porque se mente com consciência de o fazer. E se há situações em que "omitir a verdade" é a melhor opção, continuam a ser excepções.

A verdade liberta. E é eticamente a melhor escolha. É isto que deverá sempre veiculado… mesmo quando se diz uma mentira, se me faço entender!