Na semana passada celebrou-se o Dia dos Moinhos, e neste sábado, centenas de moinhos abriram as portas para os visitantes poderem ver como são por dentro, e tivessem a oportunidade de conversar com os moleiros.
Na Região Oeste, os moinhos são um ex-libris, apesar de estarem a ser substituídos, na paisagem, pelos moinhos de energia eólica, "passarões" desengraçados que em nada se assemelham à ideia que temode de "um moinho".
Estas fotografias são dos moinhos da Pinhoa, na freguesia de Moita dos Ferreiros, Lourinhã, que foram recuperados e estão abertos ao público durante todo o ano. Vale a pena visitar!
Curiosamente, nenhum meio de comunicação referiu que Vitorino Nemésio foi o fundador e presidente da Associação Portuguesa de defesa dos Moinhos, nos anos setenta.
Fotografias: MC
3 comentários:
Lindas fotos que me fazem lembrar aqueles que via na infancia, os do Alto da Ajuda. São tradicionais e bonitos, deviam ser monumentos nacionais.
Os moínhos da Ajuda foram recuperados e fazem agora parte de um excelente parque, com aprque infantil, zona de passeios, uma espécie de tapada em miniatura, com bela vista sobre o Tejo. Estive lá há cerca de um mês e fiquei surpreendido com a qualidade do espaço.
Um abraço de Londres, onde não há moinhos, e onde essas imagens da Pinhoa me encheram de saudades...
Enviar um comentário