domingo, 24 de agosto de 2008

o diabo (e a nortada) à solta

24 de Agosto, dia de São Bartolomeu, é também o dia em que se diz que o Diabo se solta do Inferno e anda solto pela Terra, por 24 horas. O vento forte, encanado, é a prova dos movimentos do Demo.

Entre as proezas de Belzebu, no dia em que lhe é concedida liberdade, contam-se urinar para as amoras silvestres, pelo que não se recomenda a sua ingestão. Além disso, é o dia em que a carteira pode levar sumiço, sem se dar por isso.

Não se sabe se por obra de Belial, neste dia, em 1954, suicidou-se o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, e em 1968 a França deflagrou a sua primeira bomba de hidrogénio. Há dois anos, no dia 24 de Agosto, Plutão foi rebaixado da sua categoria de planeta de primeira ordem do Sistema Solar para mero planetóide.

Mas nasceram neste dia Jorge Luis Borges, Paulo Coelho, Yasser Arafat e Jean Michel Jarre, entre outros. Sopro de Mefistófeles?

Comemora-se igualmente o Dia do Artista...

PS: a primeira pintura, de Michelangelo, mostra São Bartolomeu exibindo a própria pele, depois de ter sido esfolado em martírio, no regresso da sua estadia na Índia, onde pregou o cristianismo.

Sem comentários: