
Bom Halloween. Principalmente para as bruxas e fantasmas que estejam aí desse lado!
Gostosuras ou travessuras!
Foi num dia 30 de Outubro, em 1975, que Juan Carlos Alfonso Víctor María de Borbón y Borbón-Dos Sicilias tomou posse como Rei de Espanha, sucedendo ao ditador Franco como Chefe de Estado de Espanha.
Valerá a pena relembrar a proibição da propaganda monárquica em Portugal. Sendo ferozmente republicano, considero que não é sufocando as ideias monárquicas que se desenvolve a democracia. Todas as formas de regime, desde que obedeçam aos princípios da Democracia, são aceitáveis. Na Europa dos 15, sete dos países eram monarquias (Espanha, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Noruega, Suécia, Luxemburgo) e não constam que fossem piores ou melhores do que as repúblicas.

A madrasta do menino de dez anos que morreu na tarde de ontem com gripe A esteve, esta manhã, à porta da escola e fez um apelo desesperado aos pais para não deixarem as crianças nas aulas.
TSF on line
Azahar, o primeiro de 16 linces-ibéricos que vão chegar a Portugal até ao final de Novembro, vindos de Espanha, inaugurou ontem à tarde o Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro para o Lince-Ibérico, em Silves. Pouco tempo depois de ter chegado, começou a explorar a sua nova casa. (Público on-line)
Pelo menos nove portugueses escraviza-
Entretido na jardinagem de fim-de-semana, com arbustos e flores a brotar por todo o lado, fiquei a pensar em quem me ensinou a cuidar das plantas, ao longo da minha vida, uma actividade calma, tranquila e estusiasmante, sobretudo se observada ao longo do ciclo de um ano.
Duas pessoas vêm à minha memória: o meu Pai, e quando ele chegava do consultório e, mesmo ao lusco-fusco, ia podar as roseiras, tirar os caracóis dos agapantos ou colher as ervas daninhas, e o Raul Gomes Ferreira, grande Amigo, um dos homens mais sabedores que conheci, pese embora não ter feito estudos (o que não o impediu de fundar uma Cooperativa Agrícola e de ser um dos homens mais respeitados do concelho de Lourinhã).
Há oitenta anos, no dia 24 de Outubro, deu-se o chamado "Crash" na Bolsa de Wall Street.
Ontem soube algo que me perturbou: a Editora Quasi declarou insolvência. Telefonei ao meu amigo Jorge Reis-Sá e confirmei. Uma das Editoras mais clean de Portugal é apanhada pela roda trituradora da "mão invisível".
A Quasi foi das Editoras que mais promoveram o Livro, especialmente a Poesia, tão perdida e desapoiada (salve-se a Assírio). Através do Projecto de Edições "do Impensável", conseguiu que dezenas e dezenas de autores pudessem realizar um sonho: publicar um livro.
Mas a Quasi não ficou por aqui. Prosa, romances, poemas de cantores-poetas (relembro Leonard Cohen, Caetano Veloso ou Adriana Calcanhoto, entre outros), através do Jornal Público distribuíu uma colecção de autores portugueses e mundiais, e ainda publicou várias colecções para crianças, designadamente adaptações de romances clássicos portugueses (24 livros).
Vou ter saudades da Quasi, porque vou ter saudades de uma certa ingenuidade, associada a altruísmo e idealismo, que foram, agora, derrubados pela crueldade da chamada "economia".
É por isso que a Economia não é entendível e muitos dos economistas (perdoem-me!) uns "chatos". Enquanto o dinheiro mandar, a Cultura amocha e estes projectos perdem-se.O Governo britânico vai solicitar aos serviços de espionagem norte-americanos imagens de satélite recolhidas quando do desaparecimento de Madeleine McCann, em Maio de 2007, na Praia da Luz, segundo notícia do jornal Sunday Express.
Público on-line
João Miguel Tavares foi novamente absolvido no caso que o opõe ao PM.
Os rankings escolares não querem dizer nada de nada. Limitam-se a ver quais as escolas onde mais alunos entraram na Universidade (ou, numa versão mais "pós-modernista", os "exames" do 4º ano). Mesmo que este critério valesse alguma coisa, seria logo errado porque podiam os alunos de uma determinada escola, por exemplo, ter entrado em faculdades onde se entra com médias baixas, e outra ter tido menos alunos na faculdade mas onde os alunos desejavam cursos que obrigam a notas elevadas.
Entrei para esta casa, como docente, faz hoje 20 anos.
Já leccionei a cerca de 3000 alunos de Medicina, e tive a oportunidade de orientar estudos, teses de mestrado e de doutoramento.
O gosto pelo conhecimento fica entranhado, bem como a revelação (após cinco anos de Curso passados em hospitais) de que "há vida cá fora" e que, além da doença, até existe uma coisa chamada "saúde".

Peniche vai acolher o penúltimo evento do calendário de 2009 do ASP Men’s World Tour, o que significa que, pela primeira vez, este poderá ser o evento em que o campeão mundial masculino deste ano é coroado.
Ao mesmo tempo, Peniche vai acolher o quinto dos oito eventos para o 2009 ASP Women’s Tour, de 26 a 30 de Outubro. A praia Supertubos em Peniche foi escolhida pela ASP como o local para a competição, devido às suas excelentes ondas para o surf, que os surfistas dizem gerar alguns dos melhores tubos “beachbreak” do mundo.
I on line
BE avança hoje com casamento homossexual.
DN on-line
O Plano Nacional de Leitura (PNL) foi lançado no dia 1 de Junho de 2006, por iniciativa dos Ministérios da Educação, da Cultura e dos Assuntos Parlamentares, e com o Alto Patrocínio do Presidente da República.
Mais de um milhão de crianças (do Pré escolar ao 2º Ciclo) foram abrangidas por actividades diárias de leitura orientada, numa dinâmica que chegou à dezena de milhar de estabelecimentos de ensino.
Lembram-se? Quando se "teclava" */* fazia um som tipo "iõ, iõ, iiiiiii iõ, griiiiinchhhhhhh". E, de repente, entravam jogos e mais jogos, tudo isto com 56K...
Não é muito mencionada, esta Declaração de Guerra, mas é verdade que, a 13 de Outubro de 1943, a Itália declarou guerra à Alemanha através do seu Primeiro Ministro, Pietro Badoglio.
Jean René Lacoste morreu a 12 de Outubro de 1996, aos 92 anos. Famoso jogador de tênis francês, empresário e inovador, era apelidado de "O Crocodilo", tendo este nome sido eternizado pela figura emblemática da roupa de marca que criou em 1929, ano em que se viria a reformad do ténis, por ter contraído tuberculose.A este respeito, não hesito em contar uma história, que alguns leitores já conhecerão e que talvez custe a compreender aos leitores com menos de 40 anos, porque (como tudo) esta marca “democratizou-se” e, verdadeiras ou compradas na feira, estão ao alcance de quase toda a gente. Mas façam um exercício de imaginação e tentem situar-se nos anos sessenta.
Foi uma experiência pessoal (aí com onze ou doze anos), quando andava no liceu Pedro Nunes. Um grupo de alunos do liceu resolveu formar um clube que se chamava: “Clube dos Meninos Que Usam Camisa Lacoste”. Esclareça-se que estas camisas eram uma das primeiras “de marca”, e o seu preço proibitivo. Daí a escolha deste ícone para critério de selecção.À noite fui ter com o meu Pai e pedi-lhe que me comprasse uma camisa Lacoste, mas obviamente nunca mencionei as verdadeiras razões. O meu Pai, com formação jesuítica e justa, tentou averiguar do meu interesse súbito por tal objecto. Esforcei-me quanto pude: “são óptimas”, “são giras”, “toda a gente tem”. Não foram razões suficientemente boas. Parco de argumentos, descaí-me e contei a verdade. O Clube!. A resposta dele foi taxativa: “Posso-lhe comprar a camisa, mas não é de forma alguma por causa de um clube assim. Dê-me uma qualquer razão lógica e penso no assunto. Se não, pode esquecer a camisa. E quanto ao clube, sugiro que forme, já amanhã, o Clube dos Meninos Cujos Pais Não Vâo Comprar Uma Camisa Lacoste”.
Engoli e no dia seguinte, para meu vexame, passei a pertencer a uma escassa minoria. Mas vi, com o breve passar do tempo, que as razões frívolas e elitistas da criação deste Clube eram tão ridículas como patetas. E a sua duração efémera.
Agradeço profundamente ao meu Pai não me ter comprado a camisa. Porque o que me ensinou foi a convicção com que defendeu as suas ideias e valores, não os hipotecando (e ensinando-me a não capitular) perante modas, dítames pessoais ou lógicas acéfalas de grupo. Obrigado, Pai!
Pedro de Matos Miguéis.
No AutoClube Médico (Av. Elias Garcia 123 - 1º, Lisboa) está uma exposição sua e de um outro artista plástico, Luís de Matos, que recomendo visitarem.
Os quadros evocam a vida de Mário Botas, como janelas abertas para espaços onde o pintor construíu a sua vida.
Ao mesmo tempo, a Pintura invade a casa, entrando por uma das janelas e derramando a cor (amarela, pois claro, ou não fosse um dos artistas um médico), que depois sobe, espalha-se, dilui-se e envolve os visitantes.
A Maternidade do Hospital da Luz tem como objectivo orientador da sua actividade a segurança das futuras mães e dos seus filhos recém-nascidos, proporcionando um serviço que responde a todas as necessidades e exigências das mulheres que a procuram.
No Hospital da Luz, a Maternidade está integrada no Hospital da Mulher, estrutura que, numa filosofia de abordagem global, conta com todos os recursos necessários para seguir e avaliar de uma forma multidisciplinar e complementar a saúde da mulher, em todas as suas vertentes e em todas as etapas da vida.
do site do Hospital da Luz - negritos meus
Madeline Neumann, de onze anos, morreu no chão de casa, em Wisconsin, EUA, enquanto os pais rezavam para que melhorasse, em vez de pedir auxílio médico.
Os pais da menina de onze anos, que morreu em Março de 2008 devido à falta de assistência médica, foram agora condenados a seis meses de cadeia.
Carvalho da Silva acabou de tomar um café na Brasileira do Chiado com António Costa, tendo declarado que “é preciso para Lisboa e para os lisboetas que António Costa ganhe as eleições".
Publico on-line
20 jornalistas serão julgados no Tribunal de Oeiras
Começa hoje, no Tribunal de Oeiras, um dos mais concorridos julgamentos envolvendo jornalistas do Expresso, Grande Reportagem, SIC, TVI e Visão, acusados de violação do segredo de justiça por noticiarem factos relacionados com as investigações do processo Casa Pia.
Publico on-line
A SIC comemora hoje o seu 17º aniversário.
Provavel-
Roman Polanski foi detido, exactamente na mesma semana em que Susan Atkins, a assassina da sua mulher, Sharon Tate, morria numa cadeia americana, de cancro. Nunca se arrependeu do que fez, e mesmo convertendo-se a "Jesus", não conseguiu convencer a Justiça americana a libertá-la "por razões humanitárias".
"É seguro beber água da torneira em qualquer parte de Portugal" - concluíu um Estudo realizado pelo Ministério do Ambiente.