sábado, 31 de outubro de 2009

happy Halloween



Bom Halloween. Principalmente para as bruxas e fantasmas que estejam aí desse lado!

Gostosuras ou travessuras!

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

vale a pena pensar no assunto

Foi num dia 30 de Outubro, em 1975, que Juan Carlos Alfonso Víctor María de Borbón y Borbón-Dos Sicilias tomou posse como Rei de Espanha, sucedendo ao ditador Franco como Chefe de Estado de Espanha.

Nascido em Itália e criado em Portugal, é neto de Afonso XIII, último Rei de Espanha antes da República, da Guerra Civil e do Franquismo.

Escolhido pelo próprio Franco, acabou por ser um símbolo de unidade, num país onde as autonomias regionais das diversas nações quase explodiam, ameaçando retalhar Espanha.

Juan Carlos afirmou-se definitivamente como Rei de todos os espanhóis (e do lado certo da História), quando não hesitou em estar do lado da democracia, a 23 de Fevereiro de 1981, durante a tentativa de golpe de Estado de Tejero Molina (recorde-se que, quando este entrou aos tiros no Parlamento, apenas dois deputados não se atiraram para o chão: Santiago Carrillo, líder do PCE, e Adolfo Suaréz, líder da UCD).

Valerá a pena relembrar a proibição da propaganda monárquica em Portugal. Sendo ferozmente republicano, considero que não é sufocando as ideias monárquicas que se desenvolve a democracia. Todas as formas de regime, desde que obedeçam aos princípios da Democracia, são aceitáveis. Na Europa dos 15, sete dos países eram monarquias (Espanha, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Noruega, Suécia, Luxemburgo) e não constam que fossem piores ou melhores do que as repúblicas.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

se continuarmos assim...

A madrasta do menino de dez anos que morreu na tarde de ontem com gripe A esteve, esta manhã, à porta da escola e fez um apelo desesperado aos pais para não deixarem as crianças nas aulas.

TSF on line


Há coisas que não se compreendem. Ou até se compreendem: a dor, o desespero, a revolta, a perplexidade, o sentimento de culpa, mas também o vampirismo das televisões que entraram casa dentro escassas horas depois da morte da criança, e o "pôr-se a jeito" dos pais, a darem entrevistas a tudo o que era media.

O que talvez não se compreenda é este tipo de notícias, ou o não acompanhar e apoiar esta mãe/madrasta e não a retirar de um lugar onde, por todas as razões, não deveria estar, ou o deixá-la dar instruções e recomendações sobre um assunto para a qual não está capacitada, nem cientifica, nem emocionalmente.

Esta gripe A ainda vai dar muito que falar... vão morrer largas centenas de pessoas: preparem-se para receber os cadáveres através da televisão ou dos jornais...

"toda a Gália estava ocupada... toda? Não!"

50 anos. Meio século de prazer em ler.

Admiráveis, mesmo que às vezes irritantes.

Óptimos críticos sociais e do comportamento humano.


Agora em re-edição, vale a pena (re)ler de tempos a tempos.

Parabéns, gauleses! Por Toutatis!

"vende-se mãe por dez cêntimos"

O Armando Vara (ou como chegar "de bancário a banqueiro em dez lições") arguido? Suspeito? Corrupção? Um homem probo e transparente, competente e isento como ele???

"Nã" pode ser...

e foi assim em Peniche

Depois de um começo sem ondas, as coisas acalmaram (leia-se, as ondas apareceram) e o Campeonato da Região Oeste foi considerado um dos melhores do Mundo.

Ficam as imagens, como prova.







quarta-feira, 28 de outubro de 2009

será que li bem????

Azahar, o primeiro de 16 linces-ibéricos que vão chegar a Portugal até ao final de Novembro, vindos de Espanha, inaugurou ontem à tarde o Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro para o Lince-Ibérico, em Silves. Pouco tempo depois de ter chegado, começou a explorar a sua nova casa. (Público on-line)

Pelo menos nove portugueses escraviza-
dos, roubados e acorren-
tados em quintas de Espanha. (Público on-line)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

"hoje é o primeiro dia do resto da tua vida..."


Outono
Quase Inverno
Quae dormindo o sono
Eterno
Rejeito a trono
Rejeito o dono
Rejeito o Céu, a Morte
E o Inferno

Por sorte descubro
Que nasci em Outubro

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

jardinagem e meditação

Entretido na jardinagem de fim-de-semana, com arbustos e flores a brotar por todo o lado, fiquei a pensar em quem me ensinou a cuidar das plantas, ao longo da minha vida, uma actividade calma, tranquila e estusiasmante, sobretudo se observada ao longo do ciclo de um ano.

Duas pessoas vêm à minha memória: o meu Pai, e quando ele chegava do consultório e, mesmo ao lusco-fusco, ia podar as roseiras, tirar os caracóis dos agapantos ou colher as ervas daninhas, e o Raul Gomes Ferreira, grande Amigo, um dos homens mais sabedores que conheci, pese embora não ter feito estudos (o que não o impediu de fundar uma Cooperativa Agrícola e de ser um dos homens mais respeitados do concelho de Lourinhã).

Obrigado aos dois, pelos excelentes momentos que passo, agora, no meu "cantinho", a plantar, mondar, regar, podar e colher. E a contemplar...

sábado, 24 de outubro de 2009

recorrências cíclicas

Há oitenta anos, no dia 24 de Outubro, deu-se o chamado "Crash" na Bolsa de Wall Street.

Com grandes semelhanças com a crise actual, designadamente o impacto da vertente Habitação, foi o desencadear da Grande Depressão, com as consequ~encias económicas, sociais e humanas que se conhecem.

O caos e pânico que se seguiu foi devastador, com um incontável número de suicídios, depressões, actos criminosos, etc.

Daí ser de valorizar a capacidade de recuperação da crise e a velocidade da retoma a que o "mundo ocidental" assiste. O mundo está, definitivamente, melhor.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

idiossincrasias da espécie humana...



Era uma vez um homem. Que, um dia, resolveu
"plantar-se" numa estação de metro em Washington e começar a tocar violino. Seis peças de Bach, durante 45 minutos. Segundo se calcula, devem ter passado por ele alguns milhares de pessoas.

Aos três minutos, a primeira pessoa parou, mas seguiu o seu percurso escassos segundos depois.

A primeira moeda "caíu" aos 5 minutos: quem a deu foi uma mulher, que contudo não se deteve mais do que o tempo de a atirar.

Quem parou, seguidamente, foi um rapaz de 3 anos, mas a mãe insistiu para que ele continuasse a andar.

O homem continuava a tocar.

Mais crianças pediram aos pais para ver e ouvir, mas os pais ralhavam com elas, dizendo que não tinham tempo para estar ali especados. Os adultos mostraram-se indiferentes.

Durante esses 45 minutos, apenas seis pessoas pararam, sempr epor escasso tempo, 20 deram dinheiro e o homem recebeu, ao todo, 32 dólares.

Quando acabou, ninguém aplaudiu, e o homem seguiu viagem.

Esse homem era Joshua Bell, um dos maiores violinista da actualidade, considerado um "menino prodígio", que nesse dia dava um concerto em Boston, com bilhetes esgotados e longas filas de espera por um qualquer bilhete devolvido. O custo de cada entrada era superior a 100 dólares.

As peças de Bach era das mais complexas e o violino com que as tocou, custou 3,5 milhões de dólares.

A ideia foi do Washington Post, a performance foi de Joshua Bell, as atitudes das pessoas e... as conclusões são suas, Leitor...

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Quasi

Ontem soube algo que me perturbou: a Editora Quasi declarou insolvência. Telefonei ao meu amigo Jorge Reis-Sá e confirmei. Uma das Editoras mais clean de Portugal é apanhada pela roda trituradora da "mão invisível".
A Quasi foi das Editoras que mais promoveram o Livro, especialmente a Poesia, tão perdida e desapoiada (salve-se a Assírio). Através do Projecto de Edições "do Impensável", conseguiu que dezenas e dezenas de autores pudessem realizar um sonho: publicar um livro.

Mas a Quasi não ficou por aqui. Prosa, romances, poemas de cantores-poetas (relembro Leonard Cohen, Caetano Veloso ou Adriana Calcanhoto, entre outros), através do Jornal Público distribuíu uma colecção de autores portugueses e mundiais, e ainda publicou várias colecções para crianças, designadamente adaptações de romances clássicos portugueses (24 livros).

Vou ter saudades da Quasi, porque vou ter saudades de uma certa ingenuidade, associada a altruísmo e idealismo, que foram, agora, derrubados pela crueldade da chamada "economia".

É por isso que a Economia não é entendível e muitos dos economistas (perdoem-me!) uns "chatos". Enquanto o dinheiro mandar, a Cultura amocha e estes projectos perdem-se.

Vale a pena pensarmos dois minutos sobre o assunto.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

duas interrogações

O Governo britânico vai solicitar aos serviços de espionagem norte-americanos imagens de satélite recolhidas quando do desaparecimento de Madeleine McCann, em Maio de 2007, na Praia da Luz, segundo notícia do jornal Sunday Express.

Público on-line


1ª - será que a Maddie está na Lua? É mesmo manter uma "causa" viva, mas certamente com segundos interesses (mais uma vez recomendo ler o livro de Gonçalo Amaral);

2ª - não é incomodativo pensar que todos os nossos gestos, como andar na via pública, são monitorizados por satélites dos "serviços de espionagem norte-americanos"?

tudo by the book, mas algo exagerado

João Miguel Tavares foi novamente absolvido no caso que o opõe ao PM.

Se JMT tinha todo o direito em escrever que "ouvir Sócrates falar de ética seria o mesmo que ouvir Cicciolina defender a virgindade", ou mencionar os casos "menos claros" do percurso de vida do engenheiro, também o cidadão "Pinto de Sousa" tinha o direito de o processar.

O que me pareceu excessivo foi, uma vez perdido o caso em 1ª Instância, o PM insistir na acusação e apresentar recurso. Creio que foi politicamente um erro, e mesmo em termos de cidadão, um exagero, mesmo que sendo um direito.

Tal foi o entendimento da Relação, que mandou arquivar o caso. Cada um fez o que achou, e a Relação decidu como devia. É isto o que deve ser a democracia, pese embora o "excesso de zelo" do acusador, algo contrastante com a bonomia (que conheço pessoalmente) do arguido. Será que, depois das eleições, o novo e dialogante PM faria o mesmo?

Quem vai ganhar com isto é o Governo-Sombra da TSF, os Gatos e o Eixo do Mal...

a farsa dos rankings escolares

Os rankings escolares não querem dizer nada de nada. Limitam-se a ver quais as escolas onde mais alunos entraram na Universidade (ou, numa versão mais "pós-modernista", os "exames" do 4º ano). Mesmo que este critério valesse alguma coisa, seria logo errado porque podiam os alunos de uma determinada escola, por exemplo, ter entrado em faculdades onde se entra com médias baixas, e outra ter tido menos alunos na faculdade mas onde os alunos desejavam cursos que obrigam a notas elevadas.

Mas muito pior do que este erro, é o facto de se considerar, à partida, que o objectivo do Sistema Educativo e do ensino/aprendizagem é “entrar na faculdade”. É muito pobre. Porque se é só isso, então não precisa de haver escolas – cada um estudará em casa, isoladamente, ao seu ritmo. Para que, então um ensino obrigatório?
Por outro lado, compara-se o incomparável: é o mesmo que dizer que Lisboa é melhor do que São Mamede da Infesta porque tem mais gente. Não tem pés nem cabeça. As escolas não são melhores por terem alunos com melhores médias (até porque são juízes em causa própria, dado que forjam parte dessas médias através do método de classificação dos 10º, 11º e 12º anos).

São melhores as que permitem um ensino variado e inclusivo, onde os alunos progridem, se motivam e gostam de estar. E a realidade social do país é muito desequilibrada, plena de assimetrias e de desigualdades, nomeadamente quanto ao apoio que os alunos têm em casa, em livros e outros meios, em explicadores, acesso à internet, materiais, etc.

Finalmente, os rankings são muitas vezes uma “publicidade enganosa” para algumas escolas privadas manterem elevados níveis de propinas, ou para começarem (continuarem) a formar futuros dirigentes, administradores e decisores que pertencerão a determinados lobbies e classes de poder.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

"20 anos de pastor, Jacob serviu"...

Entrei para esta casa, como docente, faz hoje 20 anos.

Tenho passado excelentes momentos na "minha" faculdade, primeiro na cadeira de Pediatria Preventiva e Social, depois na de Saúde Pública.

Já leccionei a cerca de 3000 alunos de Medicina, e tive a oportunidade de orientar estudos, teses de mestrado e de doutoramento.

É uma experiência única, ser docente, e tenho como modelo o sistema inglês, em que o professor é um tutor, e tem uma relação próxima dos alunos. O facto de, nos grupos práticos, o número de alunos ser reduzido (cinco por grupo) permite dar aulas e orientar trabalhos em casa, cafés, parques, num ambiente favorecedor de uma sistema de ensino/aprendizagem que estimule os alunos a revelar talentos e a gostar do (enorme... exigimos enorme) esforço de aperfeiçoamento.

O gosto pelo conhecimento fica entranhado, bem como a revelação (após cinco anos de Curso passados em hospitais) de que "há vida cá fora" e que, além da doença, até existe uma coisa chamada "saúde".

domingo, 18 de outubro de 2009

a Região Oeste continua numa "boa onda"...

Peniche vai acolher o penúltimo evento do calendário de 2009 do ASP Men’s World Tour, o que significa que, pela primeira vez, este poderá ser o evento em que o campeão mundial masculino deste ano é coroado.

Ao mesmo tempo, Peniche vai acolher o quinto dos oito eventos para o 2009 ASP Women’s Tour, de 26 a 30 de Outubro. A praia Supertubos em Peniche foi escolhida pela ASP como o local para a competição, devido às suas excelentes ondas para o surf, que os surfistas dizem gerar alguns dos melhores tubos “beachbreak” do mundo.

I on line

sábado, 17 de outubro de 2009

poema para o fim de semana (em jeito de fado)

Equidistante de ti
(Mas tu existes)
Acompanho os teus passos esquina a esquina
A lua cheia conhece a nossa sina
Que é a sina dos amantes e dos tristes.

Equidistante de ti
Mas tão pertinho
Bastava um braço, só um dedo
Um gesto cedo
Mas o ar interpõe-se e faz um muro

As paralelas só se encontram no futuro.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

última hora

Depois de se ter divorciado do povo e recusado união de facto com o PM,

BE avança hoje com casamento homossexual.

DN on-line

um ex-libris da qualidade e boa prática

O Plano Nacional de Leitura (PNL) foi lançado no dia 1 de Junho de 2006, por iniciativa dos Ministérios da Educação, da Cultura e dos Assuntos Parlamentares, e com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

O PNL tem como objectivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos parceiros europeus.

Mais de um milhão de crianças (do Pré escolar ao 2º Ciclo) foram abrangidas por actividades diárias de leitura orientada, numa dinâmica que chegou à dezena de milhar de estabelecimentos de ensino.

O PNL inlcui mais de seiscentos livrosm, devidamente identificados nas livrarias, com o envolvimento das escolas, editores, bibliotecas e outros locais onde a leitura deve ser promovida e acarinhada.


O PNL é muito bom! Infelizmente, como muitas coisas boas, não tem sido suficientemente debatido, já que temos a tendência para falar das coisas más. É de realçar o papel da Alta Comissária para o PNL, Isabel Alçada, na dinamização desta iniciativa. Discreta mas eficiente.

Aqui podem ler livros do PNL em formato digital.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

progressos na vivência democrática

Excelente ideia, este espaço na net no qual se podem colocar queixas, alertas e petições às Câmaras Municipais, e no qual se podem ver outras que os cidadãos colocaram. Desde um buraco na rua a falta de candeeiros, ruído à noite ou cocó de cães, tudo pode ser mencionado, levando aos autarcas as queixas dos munícipes.

Será desta que as cidades (e vilas) são devolvidas aos cidadãos?

Experimentem - eu já coloquei algumas coisas.

para a minha neta Helena!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

iõ, iõ, iiiiiii iõ, griiiiinchhhhhhh

Lembram-se? Quando se "teclava" */* fazia um som tipo "iõ, iõ, iiiiiii iõ, griiiiinchhhhhhh". E, de repente, entravam jogos e mais jogos, tudo isto com 56K...

Pois era o ZX Spectrum, que tanto gozo nos deu e que permitiu a toda uma geração entrar na era informática.

Comprei um faz agora 25 anos, e hoje, em conversa com um amigo, revivemos esses tempos, esses sons e esses jogos.

Passados uns anos comprei um "computador de secretária", um 80/88, com essa coisa maravilhosa de 512K de memória, e com disquetes 5 e 1/4, mas já com uma drive para as futuras disquetes de 3 e 1/2 polegadas. Custou-me, a meias com o meu cunhado, o equivalente a 1000€. Agora, com menos de metade, compra-se um computador com uma capacidade de cerca de... mil milhoes de vezes superior. Assim: 1000.000.000.

Se a nossa esperança média de vida aumentasse assim!!! Olhando para o passado - à distância de apenas 25 anos -, se calhar é mesmo verdade!!!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

outono e o violino de Verlaine

Chanson d'automne
Les sanglots longs
Des violons
De l'automne
Blessent mon coeur
D'une langueur
Monotone.

Tout suffocant
Et blême, quand
Sonne l'heure,
Je me souviens
Des jours anciens
Et je pleure

Et je m'en vais
Au vent mauvais
Qui m'emporte
Deçà, delà,
Pareil à la
Feuille morte.


Paul Verlaine

quando a Itália declarou guerra à Alemanha

Não é muito mencionada, esta Declaração de Guerra, mas é verdade que, a 13 de Outubro de 1943, a Itália declarou guerra à Alemanha através do seu Primeiro Ministro, Pietro Badoglio.

Depois de ser aliada do III Reich, após a morte de Mussolini, o novo governo italiano passou para o lado dos Aliados, mesmo que a maioria do território italiano ainda estivesse nas mãos dos nazis.

A libertação viria a 25 de Abril de 1945, quase dois anos depois.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

o "Crocodilo"

Jean René Lacoste morreu a 12 de Outubro de 1996, aos 92 anos. Famoso jogador de tênis francês, empresário e inovador, era apelidado de "O Crocodilo", tendo este nome sido eternizado pela figura emblemática da roupa de marca que criou em 1929, ano em que se viria a reformad do ténis, por ter contraído tuberculose.

A este respeito, não hesito em contar uma história, que alguns leitores já conhecerão e que talvez custe a compreender aos leitores com menos de 40 anos, porque (como tudo) esta marca “democratizou-se” e, verdadeiras ou compradas na feira, estão ao alcance de quase toda a gente. Mas façam um exercício de imaginação e tentem situar-se nos anos sessenta.

Foi uma experiência pessoal (aí com onze ou doze anos), quando andava no liceu Pedro Nunes. Um grupo de alunos do liceu resolveu formar um clube que se chamava: “Clube dos Meninos Que Usam Camisa Lacoste”. Esclareça-se que estas camisas eram uma das primeiras “de marca”, e o seu preço proibitivo. Daí a escolha deste ícone para critério de selecção.

À noite fui ter com o meu Pai e pedi-lhe que me comprasse uma camisa Lacoste, mas obviamente nunca mencionei as verdadeiras razões. O meu Pai, com formação jesuítica e justa, tentou averiguar do meu interesse súbito por tal objecto. Esforcei-me quanto pude: “são óptimas”, “são giras”, “toda a gente tem”. Não foram razões suficientemente boas. Parco de argumentos, descaí-me e contei a verdade. O Clube!. A resposta dele foi taxativa: “Posso-lhe comprar a camisa, mas não é de forma alguma por causa de um clube assim. Dê-me uma qualquer razão lógica e penso no assunto. Se não, pode esquecer a camisa. E quanto ao clube, sugiro que forme, já amanhã, o Clube dos Meninos Cujos Pais Não Vâo Comprar Uma Camisa Lacoste”.

Engoli e no dia seguinte, para meu vexame, passei a pertencer a uma escassa minoria. Mas vi, com o breve passar do tempo, que as razões frívolas e elitistas da criação deste Clube eram tão ridículas como patetas. E a sua duração efémera.

Agradeço profundamente ao meu Pai não me ter comprado a camisa. Porque o que me ensinou foi a convicção com que defendeu as suas ideias e valores, não os hipotecando (e ensinando-me a não capitular) perante modas, dítames pessoais ou lógicas acéfalas de grupo. Obrigado, Pai!

que trapalhão!

Foi o Santana que discursou o um analista de eleições, estilo Costa Pinto? Que seca! E esta de dizer que o PCP é que ganhou é de cair para a banda. Mais, se as pessoas votam diferente para a Câmara, Assembleia e Freguesia, não é isso normal? Qual o escândalo? Porque é que temos 3 papelinhos? Não é para podermos votar igual ou diferente nas tr~es eleições? Quando é que esta gente entende? Santana vai andar por aí... cuidado não tropecem nele.

domingo, 11 de outubro de 2009

parabéns, Presidente!

Parabéns! Lisboa vai ganhar muito. A derrrota de Santana, a derrota do BE e a vitória de António Costa e de Helena Roseta, tendo como adversários a coligação total à direita e ainda dois partidos à esquerda, é uma vitória pessoal do actual candidato, pela sua postura e pela capacidade de fazer entendimentos.

Lisboa tem razões para sorrir. E, queiram ou não, é a capital, é a maior cidade universitária do país, é a cidade mais bonita de Portugal (minha opinião e que a só a mim compromete, mas que deixo bem clara aqui), é uma capital cultural com cada vez melhores ofertas a todos os níveis, uma cidade cosmopolita, e uma cidade onde a qualidade de vida dos seus habitantes tem melhorado. Mesmo que os "velhos do Restelo" continuem a lamuriar-se e os invejosos a "morder nas canelas".

Enfim. Fico contente por estar do lado que considero certo da História mas, atenção, respeito todas as pessoas que possam ter opiniões contrárias - é isso a democracia!

Apostila 1
. acabo de ver Rui Rio. Esmagou, mesmo que se considere que não foi apenas o PSD quem esteve lá, mas toda a direita. Parabéns pela sua grande vitória. No entanto, para quem conseguiu tantos votos, o discurso de vitória foi vago, pobre e revanchista, e dizer que nunca se fez campanha como esta desde o tempo de Sá Carneiro, parece querer significar que, em 30 anos, o PSD não conseguiu produzir mais nada de relevante a não ser ele, Rio... será mesmo isto que o eventualmente futuro candidato à sucessão de Ferreira Leite quis dizer? É que, agora, vai ter de se esgrimir com Marcelo, Pedro Passos Coelho, Santana Lopes, Luís Filipe Menezes e ainda outros barões do PSD. Vai ser curioso e interessante, quase como a disputa Durão-Nogueira... vai, vai... sobretudo para quem, agora, vê "de bancada".

Apostila 2. Porque é que o PSD dá como "suas" as autarquias ganhas em aliança com o PP, e o PP não faz isso? É que essa leitura rápida dos resultados é algo ligeira... os resultados do PS são muito bons, sobretudo tendo em conta que concorreu sozinho em todo o lado. O BE perde, e talvez caia em si, depois da euforia dos resultados anteriores. Era fatal que o Bloco, depois de aumentar sendo oposição demagógica, caísse das nuvens quando começou a ser "partido institucional". O PCP perdeu em toda a linha. Beja, "ex-libris" comunista, passou para o PS. E o PCP perdeu, mesmo que, inclusivamente, Santana Lopes diga que a CDU ganhou - patético e ridículo! Jerónimo, Ruben, atenção: per-de-ram. Repitam, per-de-ram. Quando é que, algum dia, o admitem? Não concorreu Ruben de Carvalho a presidente da CML? Ganhou? Não! Então per-deu!

Apostila 3. Esta de comparar o número total de câmaras ganhas, pondo lado a lado Mogofores ou o Corvo, e Lisboa ou Sintra (os dois concelhos mais populosos do país), dá vontade de rir...

Apostila 4. Acabaram as eleições até à campanha para o sucessor de Cavaco. Uff!

sábado, 10 de outubro de 2009

ainda Anne Frank

Ainda a propósito de Anne Frank, vale a pena ver esta pequena peça, mas que nos deixa um travo de amargura, até pelo contexto em que é filmada. É bom tentar recuperar coisas antigas...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

a Paz esteja contigo!

Parabéns, Nobel!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

a Arte em forma "viva"

Pedro de Matos Miguéis.

Médico cirurgião pediatra e ortopedista pediatra.

Pinta.

No AutoClube Médico (Av. Elias Garcia 123 - 1º, Lisboa) está uma exposição sua e de um outro artista plástico, Luís de Matos, que recomendo visitarem.

Não é uma exposição tradicional, mas uma "construção" e, simultaneamente, uma homenagem ao processo criativo e artístico do ser humano, e também uma evocação do pintor, médico e poeta Mário Botas, que morreu aos 31 anos com leucemia e foi colega do Pedro.

Os quadros evocam a vida de Mário Botas, como janelas abertas para espaços onde o pintor construíu a sua vida.

Ao mesmo tempo, a Pintura invade a casa, entrando por uma das janelas e derramando a cor (amarela, pois claro, ou não fosse um dos artistas um médico), que depois sobe, espalha-se, dilui-se e envolve os visitantes.

Passa-se então à fase "plástica", onde o contexto físico serve de base para a explanação da criatividade, mostrando que, afinal, tudo o que é humano é Arte: como um cartão de embalagens sujo de tinta que, de repente, exposto, se transforma numa peça única.

A visitar...

o pai não faz parte da anedota

A Maternidade do Hospital da Luz tem como objectivo orientador da sua actividade a segurança das futuras mães e dos seus filhos recém-nascidos, proporcionando um serviço que responde a todas as necessidades e exigências das mulheres que a procuram.

No Hospital da Luz, a Maternidade está integrada no Hospital da Mulher, estrutura que, numa filosofia de abordagem global, conta com todos os recursos necessários para seguir e avaliar de uma forma multidisciplinar e complementar a saúde da mulher, em todas as suas vertentes e em todas as etapas da vida.

do site do Hospital da Luz - negritos meus



Quanto ao pai... "olha, pá, vai ao Colombo que têm lá uma data de lojas giras, e marimba-te para essa coisa de participar no nascimento do teu filho - isso é para os maricas que até brincaram às casinhas!"

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

o que é que passará pela cabeça desta gente?

Madeline Neumann, de onze anos, morreu no chão de casa, em Wisconsin, EUA, enquanto os pais rezavam para que melhorasse, em vez de pedir auxílio médico.

Os pais da menina de onze anos, que morreu em Março de 2008 devido à falta de assistência médica, foram agora condenados a seis meses de cadeia.


JN on-line

Têm muito tempo, agora, para pensar em Deus... a criança, infelizmente, não.

um gesto de lucidez!

Carvalho da Silva acabou de tomar um café na Brasileira do Chiado com António Costa, tendo declarado que “é preciso para Lisboa e para os lisboetas que António Costa ganhe as eleições".

Publico on-line


Marcou pontos. Muitos. Mostrou que sabe ser livre. o PCP deve estar a dar urros...

Justiça a várias velocidades...

20 jornalistas serão julgados no Tribunal de Oeiras

Começa hoje, no Tribunal de Oeiras, um dos mais concorridos julgamentos envolvendo jornalistas do Expresso, Grande Reportagem, SIC, TVI e Visão, acusados de violação do segredo de justiça por noticiarem factos relacionados com as investigações do processo Casa Pia.

Publico on-line


Curioso ser toda a gente julgada... antes dos arguidos do verdadeiro "Caso"...

terça-feira, 6 de outubro de 2009

SIC - 17 anos

A SIC comemora hoje o seu 17º aniversário.
Quase na maioridade, a primeira televisão privada em Portugal, depois de 37 anos de RTP e de 12 de tv a cores.

O que seria Portugal sem canais privados? Aliás, refraseando, o que teria sido a História do século XX, aqui e no Mundo, se a televisão tivesse a pujança que tem hoje? Uma coisa é certa: os ditadores, como Salazar, Hitler ou Estaline, teriam sido "cortados à nascença". A televisão independente, com todos os males que lhe possamos assacar, é a maior garantia da liberdade e a maneira mais fácil de despoletar tentativas totalitárias - não é por acaso que o seu controlo é o objectivo dos Chávez e Fidels deste mundo, sejam de "esquerda" ou de "direita" (coloco entre aspas, porque, para mim, um ditador não tem lado - é-o apenas).

De parabéns a SIC, portanto, e todos os que nela trabalham!

A cidade "6 de Outubro"

Provavel-
mente os leitores ficarão tão espantados como eu, quando soube que havia uma cidade chamada 6 de Outubro, e que faz hoje 30 anos.

Estabelecida em 1979 por um decreto do presidente egípcio Anwar El Sadat, e também designada por El-Sheikh Zayed, situa-se a 17 km da pirâmide de Gizé e a 32 do Cairo, e comemora a arrancada do Egipto na Guerra do Yom Kippur, em 1973, que permitiu a este país recuperar o Sinai e, ainda, desempenhar um papel de relevo na paz regional.

É uma cidade universitária muito importante, designadamente na área das Ciências Médicas e da Saúde.

Poderia acontecer uma coisa assim em Portugal?

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

99 anos!



Viva a República e os seus órgãos de soberania! Viva a Democracia! Viva o Povo português, com todas as suas "tuguices", mas também com todas as suas virtudes.

domingo, 4 de outubro de 2009

e se fosse o Sr. Silva?

Roman Polanski foi detido, exactamente na mesma semana em que Susan Atkins, a assassina da sua mulher, Sharon Tate, morria numa cadeia americana, de cancro. Nunca se arrependeu do que fez, e mesmo convertendo-se a "Jesus", não conseguiu convencer a Justiça americana a libertá-la "por razões humanitárias".

Há quem diga que Polanski não merecia ser detido, dado que o alegado crime ocorreu há muitos anos, e que a rapariga supostamente violada, na altura com 13 anos, o teria perdoado. O governo francês foi um dos mais entusiastas, na defesa do realizador.

Pessoalmente, um crime é sempre um crime e, neste caso, não prescreveu. O perdão da rapariga poderá funcionar como atenuante no julgamento, nunca antes dele. Mais: se assim fosse, quantos abusadores sexuais não se livrariam da Justiça, porque as filhas, por exemplo, raramente os vêem como "criminosos", mas sim como "pais".

Se Polanski fosse o Sr. Silva (sem o mesmo significado com que Alberto João Jardim usa este nome, entenda-se!), todos diriam: "Ainda bem que agarraram o pedófilo!", e não faltariam os defensores da castração química, física ou até da pena de morte.

Polanski fez ou não fez o que lhe é imputado? O julgamento dirá. Um juíz já o tinha absolvido: mas, pelos vistos, numa instância que não permitiu o trânsito em julgado.

Dois pesos e duas medidas é que não. e a Justiça americana pode ter muitos defeitos, mas também tem muitas qualidades.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Torneirex - a melhor!

"É seguro beber água da torneira em qualquer parte de Portugal" - concluíu um Estudo realizado pelo Ministério do Ambiente.

Ontem, dia 1, comemorou-se também o Dia Mundial da Água. E só para terem uma ideia e eventualmente mudarem a vossa prática, saibam que:

- a água engarrafada tem potencialmente mais bactérias
- esta água só é controlada uma vez por ano, enquanto a do abastecimento público é-o quinzenalmente
- as garrafas ficam meses ou até anos em condições por vezes duvidosas
- o bisfenol A, substância tóxica, designadamente para o sistema endócrino, vai inquinando a água das garrafas de plástico, ao longo do tempo
- o plástico e o vrido poluem o ambiente
- para "fazer" um litro de água engarrafada são necessários mais de oitenta litros de água (desperdício)
- a água engarrafada pode custar até 6000 vezes mais do que a água do abastecimento público

"Não sejas ovelhex, bebe torneirex!"