Entrei para esta casa, como docente, faz hoje 20 anos.
Tenho passado excelentes momentos na "minha" faculdade, primeiro na cadeira de Pediatria Preventiva e Social, depois na de Saúde Pública.
Já leccionei a cerca de 3000 alunos de Medicina, e tive a oportunidade de orientar estudos, teses de mestrado e de doutoramento.
É uma experiência única, ser docente, e tenho como modelo o sistema inglês, em que o professor é um tutor, e tem uma relação próxima dos alunos. O facto de, nos grupos práticos, o número de alunos ser reduzido (cinco por grupo) permite dar aulas e orientar trabalhos em casa, cafés, parques, num ambiente favorecedor de uma sistema de ensino/aprendizagem que estimule os alunos a revelar talentos e a gostar do (enorme... exigimos enorme) esforço de aperfeiçoamento.
O gosto pelo conhecimento fica entranhado, bem como a revelação (após cinco anos de Curso passados em hospitais) de que "há vida cá fora" e que, além da doença, até existe uma coisa chamada "saúde".
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
9 comentários:
Antes de mais, Parabéns!
O Pai haveria (estará-?) extremamente orgulhoso de Ti!
Espero que os teus Filhos, e também os Sobrinhos, sigam as Tuas pisadas.
No dia 1 deste mês fez 46 anos que comecei a dar aulas no Beiral! A Caia encontrou na Luz a Zezimha Maciel (lembra-se dela?) que pertenceu ao meu primeiro grupo de alunas e ela disse que ainda se juntam de vez em quando, que se lembram muito de mim e que para a próxima me convidam. Deus queira que sim, pois há alunos que nos marcam mais que outros e estas (talvez por serem as primeiras) ficaram para sempre presentes.É bom pensarmos que deixámos a nossa marca ( positiva,espero) em tantos alunos e que de algum modo (mesmo invisivel) contribuimos para um melhoramento do nosso Portugal.
Parabéns! Espero que os seus alunos tenham sabido/saibam tirar proveito do professor que tiveram/têm e que esteja a formar médicos à sua imagem. Eu tive professores fantásticos (também na UNL mas na FCT) que recordo muitas vezes na minha vida profissional.
Parabéns! Vinte anos já é muito ano, e é bom saber que o gosto pelo ensino mantém-se e continua a estimular e a dar prazer. E não é qualquer um que o consegue, pois é necessária muita dedicação, investigação, imaginação e, creio, alguma paciência.
É realmente bom sermos felizes naquilo que fazemos e construimos!
Um beijo,
Catarina
Se a medicina fosse a minha vocação (qual será?) não tiraria o curso enquanto não tivesse como garantia que o Mário seria meu Professor!
Em nome dos seus alunos, Muito Obrigado.
Mas que engraxadelas que para aqui vejo!:))
Agora a sério: tenho dois sobrinhos por afinidade que foram alunos do Mário na FNL e que gostaram imenso de o ser. Pelos vistos eram bons alunos também. Ambos estão agora a tentar ter um bébé por inseminação artificial, dado os problemas que têm tido em conceber.Oxalá consigam que merecem.
E não é para me gabar....mas em 37 anos de ensino, tb me passaram milhares de alunos pelas mãos e muitos ficaram -me na memória. Terei ficado na deles, provavelmente, mas nunca se sabe. É um prazer é saber que muitos filhos de amigos e sobrinhos nossos estudaram pelos "meus" manuais escolares - onde incluí sempre que pude referências aos livros do "Teenager health-freak" de tão saudosa memória. O último - "Spotlight 7" - ainda está em vigor no 7º ano e tem lá as primeiras páginas do livro em Inglês, claro!
Parabéns, mano!
Muito obrigado a todos!
Tem sido um tempo muito feliz, apesar das intrigas universitárias e de algumas idiossincrasias. Pelo menos tenho graus de liberdade para dar as aulas como gosto, o que já não é nada mau.
è engraçado, aliás, encontrar ex-alunos, ou tê-los como pais de pacientes.
Ainda bem que o autocarro 22 se atrasou e eu pude regressar ao Liceu, rasgar os papéis da inscrição na alínea A (Direito) e mudar para a F (Medicina). Um acto de "loucura" que resultou, como porventura todas as ousadias.
Parabéns!
Que ensine por muitos mais anos, porque tem muito para ensinar. Todos os professores soubessem tanto e tivessem tanto para transmitir.
Um abraço e continue!
Muitos parabéns!!!
Não são muitos, mas há de facto professores que nos marcam. Tenho a certeza que é um deles!!!
Bem-haja e que continue a ensinar por muitos anos.
Enviar um comentário