sexta-feira, 2 de abril de 2010

a abstinência de Sexta-Feira Santa

Devia ter aí uns sete ou oito anos e estava a estudar piano, já que estava em férias. De repente, a empregada chegou à sala e deu-me um responso: "Não se toca piano hoje. Às três da tarde, ainda por cima, à hora em que Jesus morreu". Entendi, então, que estudar uma sonata de Mozart era um acto de desrespeito pelo Cristo crucificado, tanto mais (acrescento agora) que era música de um maçónico, mesmo que esta ligação do compositor fosse provavelmente desconhecida da minha empregada...



Também me fazia alguma confusão a abstinência de carne na Sexta-Feira Santa, especialmente porque era permitido comprar ao Papa a revogação dessa obrigação (a Bula). Mesmo em criança, achava que era um bocado injusto os sacrifícios serem só para os menos afortunados.

Quando estava a estudar Sáúde Pública, reli a Bíblia e fiquei impressionado com a quantidade de mensagens de saúde que, provavelmente, ditas pelos homens e não "por Deus" não seriam cumpridas - desde o não comer carne de porco ou mariscos, a enterrar os cadáveres ou o jejum e abstinência periódicos.

Mas devo dizer que o que mais me confrange é ver "católicos" (só pode ser com aspas) a dizerem que não comem carne hoje, mas ao mesmo tempo a rirem-se quando conversam sobre se se vão deleitar com gambas al ajillo, ou um salmão no forno, bacalhau à lagareiro ou arroz de polvo. Já nem discuto, mas faz-me um bocado de náusea... e nesses momentos, só espero que haja mesmo Deus, para ver a cara deles, quando O tiverem de confrontar, mais a sua esperteza saloia. Estarão feitos... "ao bife", certamente.

2 comentários:

joaopedrosantos disse...

Um dia ainda hei-de convidar os amigos para um churrasco neste dia!

Virginia disse...

E esqueceste-te de quando se fazia jejum uma vez por semana e só comiamos sopa ao jantar? Vingávamo-nos na sobremesa para não ficar com fome. Os nossos pais faziam isto para nos habituar a ser parcos, mas tudo me parecia muito ridículo, tanto mais que era pouco o dinheiro que se poupava no peixe ou carne...e que ia para os pobres,mas eu aceitava tudo, era muito crente na altura.....
Ontem depois do concerto fui com os meus filhos cear e ver a segunda metade do Benfica a uma restaurante de que gosto muito o BB Gourmet. Acho que tudo isso é Páscoa também e anda bem que tenho família e nos amamos.

Bom jejum !!!:)))