terça-feira, 13 de abril de 2010

suicídio ou eutanásia?

Fico na dúvida qual dos caminhos o Vaticano está a seguir, com estas declarações...

É a homossexualidade e não o celibato dos padres que o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, relaciona com a pedofilia e com os casos de abusos no seio da Igreja Católica.
          Público on-line

3 comentários:

miguel disse...

Mário: já disse o que penso - a sexualidade é um lugar estranho.

A Igeja "abre o livro" e faz muito bem. Lave-se a roupa suja para que se abram caminhos novos e limpos.

Li, também, as declarações de Bertone e acho que é de dar uma oportunidade à discussão.Nisto da sexualidade, como em outras coisas,acolher, ouvir e discutir nem sempre é um retrocesso civilizacional. Por que, às vezes, corre-se o risco de andarmos depressa demais, nisto, da civilização.

Virginia disse...

É caso para perguntar: quem veio primeiro, o celibato ou a homosexualidade?
E um não causa o outro?
O convívio nos seminários e utros meios fechados como colégios de rapazes gera a intimidade entre pessoas do mesmo sexo, a necessidade de afecto cuja abstinência é quase obrigatória no celibato , leva a aberrações.

Mário disse...

Miguel
Creio que não se dá a oportunidade à discussão avançando com teorias e argumentos que já foram mais do que descartados e que, além disso, estigmatizam pessoas e grupos de pessoas, e concentram nelas o ónus do "crime".
Aliás, a título de comparação, foi o que se disse da SIDA, que estava associada à homossexualidade. Por causa dessa "certeza" a SIDA espalhou-se e, actualmente, a larga maioria dos doentes são heterossexuais.
Pedofilia (que não é crime, note-se) é um desvio do objecto de desejo sexual (neste caso para uma criança). A homossexualidade é a orientação do desejo para o mesmo sexo. São coisas diferentes. A pedofilia tanto pode surgir em homossexuais como heterossexuais - o facto de serem "rapazinhos" abusados por homens tem apenas a ver com os rapazes serem "melhores vítimas", dado que é mais difícil contarem e têm menos solidariedade da sociedade, enquanto os homens pedófilos passam mais facilmente ao acto pelo facto de terem (ainda) mais poder, e estarem em locais de poder relativamente às crianças, como os colégios confessionais, seminários, etc.

Mas, sinceramente, o que ajuda ao crescimento disto - que são os abusos sexuais e crimes contra a auto-determinação sexual das crianças, e não a pedofilia - é o silêncio ou a cumplicidade da Igreja e sempre o reconhecimento de que são "apenas algumas ovelhas tresmalhadas" que Cristo acolherá. Uma ova. E se a Igreja continuar assim, vai acabar muito mal, até com o Papa preso, como é sugerido no Reino Unido...