quarta-feira, 14 de abril de 2010

tolerância ou lambe-botas?



A decisão do Governo em dar tolerância de ponto na tarde de dia 11 e de dia 14, em Lisboa e no Porto, respectivamente, e no dia 13 em todo o país, é ridícula, aberrante e contraproducente, tanto mais numa altura em que o país atravessa uma enorme crise. O Papa é um líder religioso. Portugal é um Estado laico. Que contraste com a vinda do Dalai Lama, outro líder religioso que nem sequer foi recebido pela Assembleia da República ou pelo Governo. É chocante e, mais uma vez, Salazar deve estar a dar pulos na tumba, a ver que a fusão entre o Estado e a Igreja Católica sempre continua. Pode ser é que o Papa seja preso em Inglaterra, e nem sequer venha cá. Há limites, e não é por acaso que as confederações patronais e as centrais sindicais se uniram para condenar esta medida populista, demagógica e favorecedora de mais "pontes" e férias.

11 comentários:

sofia costa disse...

Uma pouca vergonha!!! Eu que trabalho na Porto Editora, no centro do Porto, por sorte vou estar de férias nessa altura. Vai ser o caus aqui no centro, com o Pápa a dar uma missa numa avenida tão pequena como a Avenida dos Aliados, como é que as pessoas vão conseguir chegar ao trabalho?? É que no privado não há tolerância de coisa nenhuma... Porque é que não mandaram o Pápa para o parque da cidade onde há muito espaço para os fanáticos católicos irem bajular sua excelência??
E vai o estado, com o nosso dinheirinho que tanto custa a ganhar, pagar esta palhaçada toda a um Pápa que veste Armani e calça Prada!! Palermas são aqueles que passam fome e ainda acreditam nesta Igreja!!

Sérgio disse...

APLAUDO DE PÉ este post, Dr Mário.
Basta de hipocrisias,basta de cinismos, basta de mentiras!

Huckleberry Friend disse...

Populismo e lambebotice, mais nada. Mas se Bento for preso, em Londres, será só em Setembro, pelo que vamos gramar com ele quer queiramos quer não. E pagar com os nossos impostos o altar que encomendaram a um arquitecto para pôr no Terreiro do Paço quando o Papa lá disser missa. Etc, etc, etc.

miguel disse...

Apre, que isso é que é laicismo, hein?

Mário disse...

Laicismo no verdadeiro sentido da palavra: sempre que César se promiscuíu com qualquer deus, as coisas ficaram muito feias...

Aliás, defendo que - não fôra a tradição - os feriados não deveriam estar associados a eventos religiosos.

Quanto à visita do Papa, é como noutra situação qualquer: quem quer ir receber o Papa que tire um dia de férias ou meta licença. Não é o governo que deve fomentar estas coisas - e se não fossem as "socratices", não haveria este bodo aos pobres, e é isso que ainda me irrita mais. Só falta o Rui Pedro Soares ir fazer de acólito e o Vara de sacristão...

miguel disse...

Esta questão - grave - da pedofilia no seio da Igreja ameaça cavar um fosso profundo entre tementes a Deus - muitas mulheres, uns quantos casais de sexualidade acima de toda a suspeita e uns poucos de verdadeiramente esclarecidos - e laicos relativamente abertos ou outros absolutamente empedernidos, ateus, agnósticos e ainda esse grupo - a maioria homens - tementes ou não a Deus - mas que nutrem pelo clero uma profunda antipatia para não dizer aversão.

Pelo meio estou eu , que não sou ateu, não temo a Deus e não sou especialmente anti-clerical e Bento XVI - personalidade de uma inteligência abosultamente fulgurante e de voz afectada - que lançou , estrategicamente , uma acha para a fogueira de onde a Igreja está a sair francamnte chamuscada e a memória de Karol Woitilla, o Papa atleta e bondoso, muito menos polémico que consensual de cujo longo pontificado saiu sem mácula.

Espero que não se pegue tudo à porrada. Se tal acontecer, fico por fora a ver. Triste e divertido, ao mesmo tempo!

zé disse...

É pá, ó Senhor Governo, então os Ingleses querem engavetar o Papa e você diz aqui à malta para não trabalhar porque vem cá um rato que canta (Ratzinger, Rat singer, é quase a mesma coisa...)?! E nós, ratos de esgoto esfomeados em busca de migalhas que não hão-de chegar para a velhice, sempre a segurar o cinto e fazendo-lhe novos buracos para as calças não cairem? E a gente, ãh?
Pois, a culpa ao fim e ao cabo é nossa, gente contente que vai receber o seu sem ter de fazer nada porque vem cá um velh... Enfim, não quero ferir susceptibilidades...
Chego à conclusão de que o povinho que tanto critico acaba por vestir fato e gravata e ostentar títulos giros na A.R.: uns lambe-botas de se lhe tirar o chapéu. Ao menos sabem fazer bem alguma coisa...

catuxa disse...

Inacreditável, de facto. Para o governo, tudo o que possa desviar as atenções das pessoas, serve. E, ao que parece, a vinda do Papa vai ser um fiasco em termos de turismo. Não admira.
Como católica, embora ache que fé e Igreja são coisas diferentes, acho preocupante o conservadorismo doentio e a perda de credibilidade desta última, tendo em conta o papel que lhe cabe e pode ter. Uma coisa é defender valores humanos, outra é cismar em conceitos que já não fazem sentido e reconhecê-lo sempre tarde.
E por que razão hão-de os padres estar acima de qualquer outro cidadão no exercício da sua cidadania e dos seus direitos, ou no seu trabalho enquanto educadores? Se têm regras que os oprimem (e.g. celibato, ou outra), tenham a coragem de as mudar, no local próprio, que é a própria Igreja, ou de sair. Mas que não sirvam de desculpa para passar por cima da vida dos que estão mais desprotegidos.
Quanto à pedofilia, infelizmente, não há muita gente que, nos vários contextos, tenha realmente coragem de a combater, de tal forma está enraizada. Veja-se o caso Casa Pia. Por que será?

catuxa disse...

Resta-me dizer que, na Igreja Católica, há muitos padres e outros religiosos admiráveis e que têm um papel importantíssimo na sociedade, alguns arriscando mesmo a vida pelos outros e/ou prescindindo de muito. Mas, se não se actuar, o que chega aos nossos olhos é sobretudo esta névoa triste, que não faz justiça aos que merecem.

Anónimo disse...

Só uma "coisinha"... Trabalho numa empresa privada, por isso posso falar à vontade. Por que é que "ESTA" tolerância de ponto está a incomodar tanta gente? Ainda neste mesmo mês houve tolerância de ponto, na Páscoa, que por acaso é um Feriado religioso, e ninguém criticou, no Natal e Ano Novo, idem. Será que só "incomodam" as TOLERÂNCIAS com o Papa? Sejamos coerentes. Será que só se é LAICO ou ATEU quando convém? Como gostava de saber quantos vão "aproveitar" esta (tal como fizeram e farão com as outras)...
Votaram no Sócrates, não foi? Agora não reclamem...
Santa Paciência
Manuel Maria

Anónimo disse...

Como sempre, o joio mistura-se com o trigo.Como em todos os sectores da sociedade, há gente que serve muito mal a função que tem e até se aproveita dela para cometer verdadeiras atrocidades como seja a pedofilia.Partilho da opinião anterior e lamento francamente que o mal que estas pessoas fazem se reflicta não só nas vítimas directas mas também nos que exercem as suas funções com espírito de missão e dedicação absoluta, dando exemplos de vida magníficos.
Quanto aos feriados...nem comento.O que não se faz para cair nas boas graças do povo!!!!
Maria João