quarta-feira, 4 de março de 2009

happy birthday!

We the people of the United States, in order to form a more perfect union, establish justice, insure domestic tranquility, provide for the common defense, promote the general welfare, and secure the blessings of liberty to ourselves and our posterity, do ordain and establish this Constitution for the United States of America.


Faz hoje anos, a Constituição dos EUA. 220, para ser mais preciso.
Raramente se ouve mencionar tanto uma Constituição (mais as suas Emendas), e talvez não exista também nenhum país onde ela tenha tanta força, seja no exercício da cidadania, seja nos tribunais.

A Constituição, nos EUA, é sagrada - como deveria porventura ser em todos os países.
Alguém sabe o que a nossa diz? Talvez não fosse mau, até para entender minimamente os quês e porquês de algumas decisões.

2 comentários:

Virginia disse...

Não há dúvida de que este deve ser o documento mais importante que alguma vez se escreveu, para lá da Bíblia, do Corão e manuscritos religiosos. É uma manifestação de crer num futuro melhor, um comprometimento sério de humanidade, uma tentativa de mudança para o progresso e tb um sinal de independência.

Acredito bastante nessa Constituição, apesar dos atropelos que todos os dias acontecem.

God Bless America

Anónimo disse...

Concordo absolutamente com o que diz, Virgínia.
Essa constituição, se cumprida a preceito, dar-nos-ia um mundo bem diferente. Parece que se trata quase de um tratado filosófico, elaborado por finos pensadores e humanistas.