quinta-feira, 8 de outubro de 2009

a Arte em forma "viva"

Pedro de Matos Miguéis.

Médico cirurgião pediatra e ortopedista pediatra.

Pinta.

No AutoClube Médico (Av. Elias Garcia 123 - 1º, Lisboa) está uma exposição sua e de um outro artista plástico, Luís de Matos, que recomendo visitarem.

Não é uma exposição tradicional, mas uma "construção" e, simultaneamente, uma homenagem ao processo criativo e artístico do ser humano, e também uma evocação do pintor, médico e poeta Mário Botas, que morreu aos 31 anos com leucemia e foi colega do Pedro.

Os quadros evocam a vida de Mário Botas, como janelas abertas para espaços onde o pintor construíu a sua vida.

Ao mesmo tempo, a Pintura invade a casa, entrando por uma das janelas e derramando a cor (amarela, pois claro, ou não fosse um dos artistas um médico), que depois sobe, espalha-se, dilui-se e envolve os visitantes.

Passa-se então à fase "plástica", onde o contexto físico serve de base para a explanação da criatividade, mostrando que, afinal, tudo o que é humano é Arte: como um cartão de embalagens sujo de tinta que, de repente, exposto, se transforma numa peça única.

A visitar...

4 comentários:

Huckleberry Friend disse...

Olha que giro! O nosso Pedro - que me coseu a cabeça quando tinha seis anos - continua a criar. Vou ver se lá dou um salto!

Virginia disse...

Onde fica esse local? Perto do Maló???

Mário disse...

Ao pé da Igreja de Fátima, entre a Marquês de Tomar e a 5 de Outubro

zé disse...

Também está aberto ao fim-de-semana? Gostaria muito de me encontrar lá com o Mário e com os Pedros! Ou pelo menos com o autor...
E se a Virgínia viesse, tanto melhor! Quando pensa o Mário lá ir? Ou já foi?...