quinta-feira, 1 de outubro de 2009

a música e a arte de furtar



Com o título "Música angolana é reconhecida no Mundo", a Angop - agência noticiosa oficial de Angola, escreveu um artigo a propósito do Dia Mundial da Música. Boa ideia, porque comemorar a Arte Perfeita é sempre bom.

Só que, ilustrou o artigo com uma fotografia que chancelou como sua - tirada por acaso por mim, que fiz a fotomontagem (é o Baleal) e apresentada no Blogue "Arre-Burro" há uns anos.

Estou à espera que alguém da família "Dos Santos" me envie o cheque, ou em contrapartida, gasóleo para o carro, até ao fim dos meus dias!

6 comentários:

Elisete disse...

Pode esperar sentado ...

Mário disse...

Ou deitado, Elisete.
Mas já viu a "lata"?
Uma coisa é ir buscar à net, ao google, seja onde for, e apresentar a imagem. Outra é carimbá-la como se fosse original deles. Que praia linda em Angola... fica apenas a 90 km de Lisboa - é a "amizade" Angola-Portugal, ou como quem diz, o neocolonialismo angolano a "vingar" os ditos 500 anos de "exploração", mas só que eu não tenho nada a ver com eles...
Apetece dizer... (não digo!).

Unknown disse...

Há quem espere sentado o tempo necessário (uma Vida, às vezes), para ir de mansinho copiando e "Vendendo" como sendo suas, as BOAS ideias dos outros. Será que aos cinquenta (deixo os trocos de lado), ainda se surpreende com estas coisas?? Ou trata-se tão sómente de uma constatação dos factos??? Bjs

Virginia disse...

Envio muitas fotos para o Woophy ( world of photography) e já apanhei uma foto minha - mas vá lá, tinha o nome por baixo - num blogue alheio. A net tem destas coisas, mas acho desagradável que não peçam licença, não mencionem a fonte e usem para fins duvidosos!

Miguel e Rita Clara disse...

Existem pontos mais ou menos sensíveis em todas as pessoas. Os meus são muito claros e um deles é o DIREITO DE AUTOR!
O mix tecnologia + ignorância = roubo, é explosivo. Todos copiam, posts, fotos, filhos, histórias de vida, etc, etc.. Mas os direitos de Paternidade sobre uma obra são inalienáveis, mesmo quando todos os direitos (royalties) são vendidos ou cedidos. O nome do PAI nunca pode ser omitido.
Creio que se a justiça já tem dificuldades em lidar com os direitos patrimoniais simples no que respeita ao direito de autor é um verdadeiro mito (pelo menos em Portugal) e é pena pois se há coisa que nós temos são ideias e projectos que poderiam ser um bom produto no mercado mundial.
Espero que a fam´lia dos santos o recompense! E mais não digo para não ser egocêntrica e estar sempre a falar de mim/nós!
Bom Fim de Semana.

zé disse...

O Mário tem de compreender que a fotografia tinha de ser-lhe rapinada... A foto está excelente e até parece África (digo eu que nunca lá fui). Se de facto se tratasse de África, provavelmente decorreria um motim.
O Mário teve a sorte de tirar esta belíssima foto: se tem fotografado o arrastão de Carcavelos, não lha tiravam com certeza, que disso há lá muito!
Mas claro que se trata, acima de tudo, de um acto de cobardia: é o acesso fácil a coisa alheia na internet. É mais fácil utilizar sem autorização do que pedi-la a quem de direito...