sábado, 24 de outubro de 2009

recorrências cíclicas

Há oitenta anos, no dia 24 de Outubro, deu-se o chamado "Crash" na Bolsa de Wall Street.

Com grandes semelhanças com a crise actual, designadamente o impacto da vertente Habitação, foi o desencadear da Grande Depressão, com as consequ~encias económicas, sociais e humanas que se conhecem.

O caos e pânico que se seguiu foi devastador, com um incontável número de suicídios, depressões, actos criminosos, etc.

Daí ser de valorizar a capacidade de recuperação da crise e a velocidade da retoma a que o "mundo ocidental" assiste. O mundo está, definitivamente, melhor.

4 comentários:

Virginia disse...

Li e vi muitos filmes sobre a Grande Depressão. Filmes a preto e branco, com actores americanos que se tornaram ícones - Marlon Brando, Spencer Tracy,etc. A maioria relatava histórias verdadeiramente trágicas de famílias inteiras que procuravam trabalho, eram exploradas em campos da Califórnia, pedintes cheios de dignidade, mas com fome ainda maior...
Foi este estado de coisas que deu origem depois à entrada dos USA na 2ª Grande Guerra e fez com que os americanos saissem da estagnação económica.
A nossa crise pode ter sido enorme - não sei calcular - mas hoje em dia os Estados têm outros meios que khes permitiu atacar a crise e proteger alguns mais necessitados. Somos todos a pagar por isso, no futuro.

E não esquecer, ainda há dois milhões de pobres em Portugal, sobretduo no Norte.

zé disse...

O mundo está indiscutivelmente melhor: acabou a escravatura, a inquisição, a caça aos judeus, as mulheres têm praticamente os mesmos direitos e oportunidades que os homens e as guerras já não contemplam os quadros sanguinários de tempos idos. No entanto, penso que o Homem tem ainda muito para evoluir.
Visitar este blog seria um bom ponto de partida para atingir uma melhor idiossincasiazinha a curto prazo:)
Creio até que, daqui a uns dois séculos, falar-se-á nas escolas das patifarias que os selvagens do século XXI faziam, de como se explorava as pessoas, etc... Mas para já há que esperar...

Anónimo disse...

Definitivamente! Concordo com tudo. Deixe-me apenas, se me permite, corrigi-lo dizendo que recorrencias se escreve com "o" e não com "u"!

Mário disse...

Influência anglófila... já corrigi. Obrigado.