sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Torneirex - a melhor!

"É seguro beber água da torneira em qualquer parte de Portugal" - concluíu um Estudo realizado pelo Ministério do Ambiente.

Ontem, dia 1, comemorou-se também o Dia Mundial da Água. E só para terem uma ideia e eventualmente mudarem a vossa prática, saibam que:

- a água engarrafada tem potencialmente mais bactérias
- esta água só é controlada uma vez por ano, enquanto a do abastecimento público é-o quinzenalmente
- as garrafas ficam meses ou até anos em condições por vezes duvidosas
- o bisfenol A, substância tóxica, designadamente para o sistema endócrino, vai inquinando a água das garrafas de plástico, ao longo do tempo
- o plástico e o vrido poluem o ambiente
- para "fazer" um litro de água engarrafada são necessários mais de oitenta litros de água (desperdício)
- a água engarrafada pode custar até 6000 vezes mais do que a água do abastecimento público

"Não sejas ovelhex, bebe torneirex!"

11 comentários:

Unknown disse...

Já tentei, mas "Ovelhex eu sex..!": É que uns têm o paladar mais apurado que outros, e muito embora enfie a carapuça e reconheça todas as razões apresentadas para aderir ao Torneirex, não consigo deixar de beber água engarrafada,e do LUSO, claro..! É um privilégio mesmo, pois em casa todos bebem água da torneira...., menos eu. Será um caso de "Luso Water Addiction???

Mário disse...

Se deixares a água "respirar" uns 15 segundos sai o sabor...

Elisete disse...

O engraçado é que só sinto sabor na água de Lisboa. Vivi anos em Odivelas e sempre bebi água da torneira, aos fs vou para uma aldeia no concelho da Azambuja e bebo água da torneira, mas em Lisboa não consigo. Vou tentar essa técnica da “respiração”.

Virginia disse...

A água do Porto não tem sabor e bebe-se muito bem. Cá em casa bebemos litros e não ganhava para garrafões. Tenho sempre um de reserva para uma indisposição, mas em regra toda a família se mune duma garrafinha pequena que enche de torneirex e transporta consigo. Já usamos isto há séculos e os miudos pedem sempre água no meio do caminho da escola. Com o calor que está, a água é indispensável e tanto faz ser Vitalis como Torneirex. Concordo em abandonar manias. A minha sogra dizia que morria se bebesse água da torneira. Já está com 95 anos e ainda não morreu. Será da água mineral????

Anónimo disse...

E uns dados diferentes
- a produção de 1 tonelada de plástico PET é responsável pela emissão de 3 toneladas de CO2?

- o consumo de água engarrafada é responsável por uma emissão de CO2 300 vezes superior ao do consumo de água da torneira?

- o consumo da água engarrafada cresceu 145% nos últimos 10 anos, mesmo quando a água da torneira apresenta todos os indicadores de controlo e qualidade?

... dá que pensar

Larose disse...

é sempre bom saber estas coisas....

zé disse...

Já há uns tempos o Mário tin ha colocado uma entrada sobre o mesmo tema. E concordo: a água da torneira (pelo menos a do concelho de Sintra) é muito boa! Não tem aromas nem paladares esquisitos. Nunca fiu grande adepto de água engarrafada e, sabendo agora destas coisas, ainda menos!

Mário disse...

Eu já me atrevo a pedir um jarro ou copo de água, num restaurante, sem ter receio de que o empregado faça xixi lá dentro.
Em Paris, a "carafe d´eau" é de borla e ninguém acha esquisito pedi-la ou que seja pedida.

Anónimo disse...

Soltem a parede..........

Virginia disse...

Nos EU , a primeira coisa que fazem no restaurante é pôr um jarro cheio de água e gelo em cima da mesa e enchem-no de novo se estiver vazio. Mesmo assim as pessoas pedem bebidas - que são descomunais. Acho horrível aqui negarem um copo de água ou fazerem cara de paus quando se pede para as crianças. É mesmo extorquir dinheiro aos clientes.Isto é que os inspectores não vêem.

Miguel e Rita Clara disse...

Ressalvo 1 lugar neste pequeno País tão cheio de manias de riqueza e esbanjamento: Na zona da Serra da Estrela!!! Eram os próprios empregados dos restaurantes e hotel que ao nos verem pedir água ( tenho o hábito de pedir garrafas de 1,5l ) traziam um jarro e afirmavam orgulhosos que na Serra a água da Torneira é muito boa!
Confesso eu uso mta água engarrafada, já tentei jarros com filtro mineral e tudo mas é uma questão de sabor. Chá e café com água da torneira são bebidas horrendas.
Algumas pessoas sabem de vinhos, eu sei de água, pelo sabor sei de onde é, se é mais pesada, mais leve,
Eu sei que não é nada green mas cada 1 tem as suas contradições...
Viva a água da Torneira na Serra da Estrela!!!