sexta-feira, 2 de outubro de 2009

um dos Grandes - sigamos o exemplo.

Hoje comemora-se o aniversário do nascimento de Gandhi.

Mohandas Karamchand Gandhi, o "Mahatma" (do sânscrito "A Grande Alma"), nasceu a 2 de Outubro de 1869.

Marcou uma nação, a Índia, por cuja independência lutou, e foi um dos grandes impulsionadores do Satyagraha, o princípio da não-agressão e a forma não-violenta de protesto como um meio de revolução, adoptado também por Luther King ou Mandela.

7 comentários:

Elisete disse...

Para quando uma viagem à Índia? A nossa já não deve demorar muito (Goa e sabe-se lá que mais). Já leu um livro que se chama “Shantaram”, Gregory David Roberts? Estilisticamente não é nada de especial (talvez tenha perdido com a tradução) mas a história é óptima e descreve extraordinariamente a Índia e o povo indiano.

catuxa disse...

Um dia digno de celebração.
Apenas um acrescento: Gandhi não marcou apenas uma nação, marcou muitas. Felizmente. A sua história mantém-se um foco de inspiração, interesse e estudo para pessoas de diferentes gerações, um pouco por todo o lado.
Penso que não é alheio ao percurso de Gandhi o facto de a India ser hoje, não obstante a pobreza que ainda exibe e outros problemas, um país muito seguro e acolhedor.
É uma viagem a não perder, de enorme beleza e profundidade. Fica-se sempre com vontade de voltar (esperamos fazê-lo na Páscoa). Por muitas e boas razões...

zé disse...

Sempre admirei este Homem pela sua capacidade de fazer revoluções sem sequer levantar a voz. Um exemplo de sapiência, razão, tolerância, condescendência, bondade...
Tenho um amigo cujo cão se chama Hitler... Defende o nome do animal dizendo admira Hitler não pelo que fez, mas pela capacidade que teve de por em prática o seu maquiavélico plano.
Pessoalmente, acho que "Gandhi" soa bem melhor num cão do que "Hitler..."

Mário disse...

Um dia hei-de ir à Índia, mas tem de ser "a viagem de uma Vida". Já a fantasiei muito, sonhei razoavelmente, projectei alguma coisa mas nunca pude concretizar.
Uma viagem tranquila, por exemplo "a dois". COmo não tenciono morrer amanhã, a ideia mantém-se.

Zé: willkomen! Realmente, chamar pelo Diabo é mesmo para ele aparecer... que raio de ideia!
Espero que ocão lhe morda nas canelas, ladrando "Heil"...

Anónimo disse...

E por que um cão chamado ZÉ....


soltem a parede.....

Anónimo disse...

peço desculpa fiquei tão entusiasmado que esqueci-me do NÃO, ou seja.... e porque não um cão chamado zé??

Soltem a parede...

Virginia disse...

Nunca fui à India.
É um dos meus sonhos de há muito.
Acontece que poderia ter ido com o meu filho que já lá foi três vezes - não a Goa - mas não podia, por razões familiares, deixar a minha casa.
Não gosto de viajar "em rebanho" ( refiro-me aqui mesmo à nossa família) por várias razões e também porque detesto excursões com tempos e locais determinados, sobretudo a Goa, onde com certeza há pessoas que gostaria de ver e locais que só me interessariam a mim.
Sendo assim, estou à espera daquele momento chave...pode ser que seja agora, só daqui a uns anos. Não morro de ansiedade por isso, também há outros locais que gostaria de ver antes de morrer.
Tenho uma amiga que lá vai todos os anos. Até pode ser que vá com ela.

E não me importo de voltar sempre aqueles locais onde fui feliz um dia. São sagrados.