terça-feira, 9 de março de 2010

alguém precisa de um casal amigo?

O depoimento de Moniz na Comissão Parlamentar de Ética é o culminar do protagonismo narcísico do casal. Aliás, imediatamente várias pessoas vieram dizer que era mentira o que Moniz afirmou. Moniz mentiu ao Parlamento? Manuela mentiu ao Parlamento? Salve-se, no dia de hoje, o depoimento de Henrique Granadeiro, calmo, factual e conciso. Mas o que é que este casalinho quer? Estão cada vez mais "cromos da bola", parecendo caricaturas das caricaturas. Com os depoimentos deste casal, Sócrates pode dormir descansado, e creio que a verdade ficará mais longe de ser descoberta. Para já, nota positiva, entre outros, para Henrique Monteiro, Pinto Balsemão e Henrique Granadeiro. Mas não se sabia já quem era o trigo e quem era o joio?

15 comentários:

Virginia disse...

Não há pessoas pretas e pessoas brancas, Mário.

Todos têm os seus esqueletos nos armários, podem é ter mais educação ou menos, mais jeito para lidar com o publico ou menos.

Branquear os procedimentos de Sócrates é que é uma atitude de negação completamente absurda, e não é preciso MG, nem JEM para evidenciar a sua falta de carácter, a sua arrogância e desprezo pelos cidadãos do seu país. Ainda ontem, mentiu descaradamente ao afirmar que não havia subida de impostos. Então porque é que eu vou pagar mais 1600 euros por ano, porque é que a saúde não vai ser descontada no IRS, porque é que reduzem a minha pensão, porque é que uma família com filhos vai ter mais despesas com a educação, porque é que somos todos considerados estúpidos pelo PM??? Para que foram os Magalhães? Porque não os tiram e mandam reciclar para ganhar algum?

Dizem tanto mal da MFL, caramba, ela disse verdades como punhos nos debates e agora o PS descobriu a pólvora com a ajuda do BE!!!

Isto ainda é pior do que o FCP perder por5-0.
Este PEC é 10-0 a favor dum governo fraudulento sobre um povo mole e incapacitado.

Estou a ouvir o Bagão Felix a dizer o mesmo que eu...e ele sabe mais.

Perante isto, as Manuelas e Josés são uma gota de água pardacenta num oceano de mentira.

Mário disse...

Atenção: eu não emiti juízos de valores sobre ninguém. O que digo, porque acredito nisso, é que este casal é inefável e que tem objectivos que não são o bem comum nem a pesquisa da verdade, muito pelo contrário, baseiam-se em interesses pessoais, dinheiro, e poder. Dava um filme candidato a um Óscar.

Quanto ao PEC, também ouvi o Bagão Félix, como muitos outros que têm opiniões parecidas e diferentes (trabalhei com o Bagão, directamente, com reuniões semanais e estive muitas vezes de acordo e outras tantas em desacordo, directo e transparente, salvo o Benfica, em que somos almas gémeas - a propósito, o ano do Dragão acabou, e entrámos num outro ciclo, felizmente), mas creio que as coisas não são assim tão líquidas. Patrões e empregados, capitalistas e proletários, todos são unânimes em dizer que o país está mal. Mas depois, os outros que paguem a crise, que ninguém quer abdicar de privilégios. Qual a alternativa? O que faria o Rangel se fosse PM? Dava um coice em Bruxelas? Por amos de deus! Santa ingenuidade. Ele é mesmo o tipo de pessoa que só vinga enquanto for do contra. Se for PM, confesso que fico desiludido e então entramos em Inverno nuclear.

Não defendo nem ataco o Sócrates porque não é o meu objectivo, nem tenho uma sanha contra ele ou um fundamentalismo pró. Tentar ver as coisas factualmente não quer dizer que se esteja a apoiar o PM - estou, francamente, farto do maniqueísmo que prolifera na sociedade portuguesa. E só tenho pena que a Oposição seja tão ineficaz (excepção para o PP e para o BE), que após quase seis anos de socratismo ainda esteja a olhar para o umbigo e não constitua alternativa - a sondagem da semana passada dava novamente a vitória ao PS, com números parecidos aos das eleições de Outubro. E o povo não é estúpido nem vota mal...

Confesso que acho que se tem perdido demasiado tempo com o casal Moniz (quase tanto como com o casal McCann)... a vida é muita mais do que isso, e os problemas das pessoas, por exemplo nos campos da Saúde ou da Educação, que são os que conheço mais, não têm nada a ver com estes fait-divers narcísicos e oportunistas. Ou agora somos obrigados a considerar o casalzinho o ícone do portuguesismo, o máximo da verticalidade e o objectivo de vida. Numa palavra: odeio o estilo, detestava ser como eles, e agradeço a um qualquer deus estar cada vez mais longe desta gente!

Virginia disse...

Vou ouvir o Rangel...

Mas primeiro gostava de te dizer que duvido que haja candidatos a PM que tenham tão pouca consideração, tanto desprezo e arrogancia pelas pessoas como o Sócrates.
Não é o facto de subir os impostos que me choca , é o facto de ele nos mentir na cara, de nos querer iludir com as suas promessas dengosas. Quando se compram fatos na Bijan ou lá o que é e se fala das necessidades do aperto de cinto dos portugueses com a displicencia dele, há algo que está muito mal, podre mesmo.
São vcs, Socialistas, que dão importancia às MMg e JAM, não são os adversários de Socrates que já viram o que a casa gasta e não são estúpidos.

Mas, Mário, as eleições foram uma fraude, feitas de promessas, estatisticas manipuladas, mentiras aos que dependem do Estado e receiam perder esses subsidios.
O cidadão português não és estupido, mas é dependente de um Estado que o alimenta para conseguir atingir os seus objectivos.

E tenho dito.

Mário disse...

As eleições em Portugal, desde o 25de Abril, nunca foram fraudes, e foi isso que permitiu uma das mais extraordinárias alternâncias democráticas da Europa.

O povo português tem votado com uma enorme inteligência estratégica - vale a pena ver todas as eleições e o que elas significaram.

Mário disse...

Quanto ao PEC, considero-me um privilegiado, pelo que não me importo (importo, mas aceito...) pagar mais impostos para que o país não entre em bancarrota, o que iria tramar os mais desfavorecidos e manter os ricos fora da crise.

Virginia disse...

Há fraudes e fraudes. Há mentiras e mentiras. Há muitas maneiras de se cativar o povo para se ganharem votos. Não sejas ingénuo, mano.

Não digo que se tenham manipulado os votos - era só o que faltava - mas houve tanta aldrabice nos discursos feitos ao povo!
Alternância democrática?...em 15 anos de governação 13 foram PS!
Olha, mano, sabes que mais? Desisto. Mas sei de muitos que pensam exactamente como eu.
És um privilegiado porque vais ter um TGV para Madrid, um aeroporto à porta de casa, uma terceira ponte sobre o Tejo e os desempregados a aumentar, os pobres da zona Norte ( é longe) cada vez mais pobres e sem futuro, a dependerem dos subsídios milagrosos do governo, as criancinhas inteligentíssimas a falarem inglês pelos cotovelos ( pela boca não falam) e a jogarem joguinhos nos Magalhães. É a Alice no Pais das Maravilhas.
Eu sou privilegiada, sou, mas tudo o que ganhei me custou caro e não quero ver o Socrates a esbanjar em almoços para os amigos.

Por aqui me fico, que hoje foi dia de derrotas no futebol e no teu blogue. Já estou arrependida de ter iniciado a conversa.

Mário disse...

Vitgínia
Não vou prolongar a discussão, mas não acho que o que eu tenha escrito nesta Entrada seja uma "derrota"... nem para o casal Moniz... pelo menos equivalente ao banho de bola que o Arsenal deu.
Apenas: pessoalmente, não me interessa o TGV para Madrid (raramente vou lá), não me interessa o novo aeroporto (defendo desde há muitos anos a continuação da Portela e até colaborei num estudo que mostrava o risco de aumento de acidentes rodoviários e mortes comparativamente com um hipotético acidente aéreo sobre a cidade), não divido o país entre ricos e pobres - se assim o fizesse, o dinheiro para a reconstrução da Madeira, a 2ª região mais rica de Portugal, não deveria ser dado, nem sequer o das Finanças Regionais que a Oposição defendeu.
Sou solidário com todos os pobres, humilhados e ofendidos do país, morem no Porto ou na Musgueira, em Baião ou na Amadora, na Amareleja ou em Mondim de Basto. Não compreendo, aliás, porque é que as pessoas que falam em nome do Porto dizem sempre muito mal de Lisboa, como se vê na televisão, e os de Lisboa muito raramente dizem qualquer coisa acintosa sobre o Porto.
Finalmente, nos 35 anos de democracia, o PS governou de 1975 a 1977, depois de 1983 a 1987, 1995a 2002 e 2005 até agora (17 anos) o PSD governou em coligação de 1983 a 1985, sozinho de 1985 a 1995 e de 2002 a 2005 (15 anos). ASsim é que está correcto.

Virginia disse...

Se não te interessam esses projectos megalómenos à volta de Lisboa e se estás tão preocupado com os pobres, como podes concordar com as medidas tomadas pelo governo desde 2008 em diante?

Lisboa absorve 80% dps fundos comunitários até na Ciência e Tecnologia ( sei-o pelo meu filho que trabalha em conjunto com o Tecnico no projecto da Carnegie Mellon), cada vez mais requer subsídios para isto e para aquilo, tem um nºivel de vida superior à média europeia e ainda exige mais e mais. Achas isso bem?
E a região norte vai estar calada a aplaudir e a deslocar-se todos os dias de Pendular para a capital ( os comboios vão cheios a abarrotar, sei-o por experiência) , a dizer que concorda com esta segregação financeira?
Ainda ontem na SICN ouvi vários economistas a dizerem o mesmo, Rui Rio, Rui Moreira, Rangel,Bagão Felix, o representante do PSD que não me lembro o nome, todos sublinharam que a privatização da Ana visa o esvaziamento do Sá Carneiro, considerado o 3º melhor aeroporto da Europa , para promover o novo aeroporto de Lisboa e justificar a sua construção. Há exemplos por todo o lado de falencia no norte de empresas não subsidiadas, mas a Auto Europa continua ( e bem...).

Mário isto são políticas erradas dos governos de há dez anos para cá. Os anos 90 foram bons para o norte, embora o Cavaco seja do sul, tinha uma visão do país geral. Agora não.

Não adianta. Há coisas em que não nos entendemos, nem nós , nem muitos cidadãos.
A Madeira não merecia o dinheiro, infelizmente ,agora precisa dele...mas não fui eu que concordei com isso. Não sou sequer do PSD, nem simpatizante. Já votei CDS várias vezes.

Estas comissões de ètica servem para ridiculizar pesoas....e nisso não alinho. São todos iguais.

Mário disse...

Posso ter ideias relativamente a obras faraónicas, mas creio que também temos de dar a liberdade aos governos, sejam quais forem, para decidirem. Estão lá para isso e mandatados para isso. Há uma certa tendência portuguesa para ter governos eleitos, mas depois os cidadãos e os media quererm governar à distância. Intervenção cívica e cidadania não é necessariamente isso.
Também se dizia do CCB ou da Ponte Vasco da Gama (e eventualmente da Casa da Música) o que Maomé não dizia do toucinho, e Cavaco Silva ouviu das boas, designadamente de pessoas que vivem no Norte. Agora é consensual que valeu a pena.

Não tenho conhecimentos tão ecléticos que permitam dizer se se deve ou não construir o TGV, o aeroporto ou outra coisa qualquer. Posso ter opinião, mas sempre de leigo. Mas acredito que quem decide, sobretudo em decisões colegiais e técnicas (claro que também políticas) não seja totalmente néscio ou malformado. Não creio haver um complot contra o Norte, e também pergunto: seria lógico construir o TGV Porto-Vigo antes da ligação Lisboa-Madrid? Lisboa é a capital, e não serve apenas os lisboetas (por mim, se quer saber, dispensava os mais de quinhentos mil carros de fora que entram na minha cidade, a poluem e estragam, bem como muita outra coisa que aqui circula e que não nos beneficia directamente...). Já ouvi os argumentos do Rui Rio, Rangel e Rui Moreira, mas acho-os sempre muito tendenciosos, porque aprtem sempre do princípio de que Lisboa quer atabafar o Porto.

Aliás, é natural que existam conflitos de interesses e que quem deve decidir que decida. Para isso foram mandatados. Quando outros vierem, tomarão decisões, provavelmente polémicas também - ou não fossem o TGV e o novo aeroporto projectos iniciados e desenvolvidos nos governos do PSD (digo isto sem que seja um juízo de valor, mas apenas uma opção legítima de qualquer governo, como a de um médico receitar isto ou aquilo, ou de um professor organizar a sala de aula como quiser). Se não devemos ser prisioneiros dos governos, também não podemos querer aprisionar os governos. Não é isto a democracia.

Virginia disse...

Não " partem sempre do princípio de que Lisboa quer lixar o Porto.", mas essa é que é a realidade. Agora até querem scuts gratis para o Algarve e pagas em todo o Norte? Os veraneantes fazem-nas de graça e os trabalhadores, camionistas, etc. pagam com língua de palmo. Se isto não e segregração , o que é?.
Se fosse ao contrário, como´ reagiriam os lisboetas?

A hipocrisia choca-me. Regionalizem o país ao menos e deixem-nos viver, trabalhar, inventar, criar...pois há mais estudantes universitários, mais doutorandos, mais universidades, mais projectos científicos, mais cabeças no Norte do que no Sul. A gente de Tras os Montes é inteligente, a do Minho é expedita, a do Porto é frontal...tem qualidades para tornar esta região aprazível, competitiva e atraente. Não podem depender eternamente dos PMs centrados no seu umbigo, primeiro, e depois em parte do país - Lisboa!
Estamos fartos...fartos...fartos.
E não é por o FCP perder 5-0, o Milao perdeu por 4-0, o Real Madrid foi eliminado pelos nossos Cissoko e Lisandro, benza-os Deus!
A vida continua, o FCP já deu ao país mais do que ele merece, outros que o façam tb.

Boa sorte para o Lucho Gonzalez! :))) , para o Simão e paulo Assunção!
Já não sou patriota, mas regionalista.

Anónimo disse...

Estou chocado, pode-me dizer quantas auto-estradas existem em todo o Norte e quantas existem no Algarve? "Os veraneantes fazem-nas de graça e os trabalhadores, camionistas, etc. pagam" então não existem trabalhadores no Algarve??? Há pois já me esquecia o Algarve é só para FÉRIAS, se as pessoas do Norte se queixam então nós... (no Algarve) que só se lembram que existe, quando chega o Verão...

Já me esquecia, o Sul é um deserto, nem estudantes universitários, nem doutorandos, nem universidades, nem projectos científicos existem.

Cada um têm as suas...

Há muito que eu queria que o Algarve fosse uma região independente, e que quem cá viesse passar férias que tivesse que pagar para entrar, podeia ser que isto desenvolvesse.

Virginia disse...

Não quis discrimina o sul, mas pelo contrário, que o mal e o bem seja distribuido pelo norte e pelo sul, que não haja os filhos e enteados. Não há mais autoestradas no norte que no sul, o IP qq coisa não são autoestradas e saõ perigosissimas, toda a gente sabe. Há muitos locias - Bragança por exemplo que não tem acesso a auto estradas e para onde seguem muitos camionista que vão para Espanha. Idem noutros locais.
O Alagarve já tem um nivel de vida alto em relação ao resto do pais, centro e norte. E demografia, qual 'e? Muito menor que no Minho ou nas beiras!


Mas o país é paisagem, a única cidade imp é Lisboa....

Anónimo disse...

A1, A3, A4, A7, A11, A20, A27, A28, A29, A32, A41, A42, A43, A44, A47...
coitadinhos, tão poucas auto-estradas no Norte... E ainda outra: Há... lata para tudo.

António (moro em Beja, onde temos uma "enorme" auto-estrada de uma faixa de cada lado sem separador, para chegar a qualquer lado...).

Virginia disse...

António, já agora que sabe tanto, sabe-me dizer qual o tráfego nessas estradas de Beja, comparado com o Tráfego aqui no Norte ?
Ah, tb me parecia...:)))

Anónimo disse...

Mas voçes são uma Nação,pior que o Norte está o sul.